Ir para conteúdo

Dry Box: ótima forma de guardar equipamentos


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fala pessoal tudo certo? ::otemo::

 

Estou aqui trazendo para vocês este Excelente artigo sobre como guardar equipamento fotografico, escrito por um grande amigo meu, o Fotógrafo e também jornalista Rodrigo Teófilo (http://www.rostev.com/)...

 

Abaixo segue o texto escrito pelo Rodrigo Teófilo.. igualmente como escrito no Blog dele, recomendo a todos darem uma olhada no blog e porfólio desse grande amigo, pois existe muita coisa excelente para ser vista...

 

Espero que gostem...

 

Qualquer duvida é só perguntar...

 

Abração a todos.

 

__________________________________________________________________________________________________________

 

Dry Box: ótima forma de guardar equipamentos

por Rodrigo Teófilo

3811857221_e05e33d586.jpg

 

Faz um tempo que venho pesquisando qual seria a melhor forma de guardar meus equipamentos fotográficos.

Cheguei a perguntar para vários fotógrafos, tanto pessoalmente quanto os que frequentam fóruns, para que dessa forma pudesse encontrar a melhor maneira de cuidar das minhas câmeras e lentes, evitando assim que elas encontrassem seus maiores vilões: fungos e bolores...

 

Cada um tem a sua maneira e forma de acomodar os equipamentos. Uns criaram ambientes caros e controlados. Outros investiram em estufas climatizadas e a maioria vai deixando-os dentro de mochilas e cases, com a esperança que o material antimofo garantido pelo fabricante possa livrá-los destes males.

Por sinal eu sempre deixei meus equipamentos assim, até que uma das minhas lentes, durante a estada na casa de um parente na praia, começasse a criar bolhinhas de água devido ao condensamento do ambiente úmido e quente em que se encontravam. Não preciso dizer que me bateu uma tremedeira nas pernas quando encontrei a lente assim, né?

 

Claro que a melhor forma de evitar que fungos peguem nossos equipamentos é utilizá-los. Pois assim estão sempre recebendo luz e tornando o lugar impróprio para que essas terríveis formas de vida possam se multiplicar.

Mas no meu caso, acontece de as vezes passar uma ou duas semanas sem eu tocar no equipamento. Pode não ser tempo suficiênte para que eles comecem a proliferar-se, mas juro que ficava com a pulga atrás da orelha.

 

3812671324_f8370e8d59.jpg

 

Foi quando realizei minhas pesquisas e cheguei à conclusão que uma "dry box" (caixa seca) seria a melhor forma de guardar meus caros e tão bem cuidados equipamentos fotográficos.

 

3812670500_a892ec4c23.jpg

 

A maior vantagem dessas caixas plásticas é que você pode manter suas lentes durante todo o tempo sem a tampa dianteira, garantindo que recebam luz durante todo o período em que estiverem lá. Isso já poderia ser o bastante para evitar que os fungos se proliferem, mas resolvi implementar ainda um aparelhinho chamado "Mofim", que retira a umidade de pequenos ambientes por aquecimento (até 10m³), o que inibe a proliferação de fungos, bactérias e conseqüentemente odores e mofo.

 

3812671148_f11b53d290.jpg

 

Esse aparelhinho fica 24hs ligado na energia elétrica, tem um consumo de 5 watts e 2 anos de garantia.

De quebra guardo tudo lá, já que andei lendo relatos inclusive de câmeras com fungos por má acomodação (sobretudo em viewfinders e sensores). Até o meu flash costumo deixar junto (sem pilhas).

 

3811857387_a92c84f609.jpg

 

Para finalizar, comprei também um higrômetro, aparelhinho capaz de medir a umidade relativa do ar. O meu foi bem simplezinho (não usa pilhas nem baterias), pois também o utilizo para medir a umidade dos meus filmes guardados na geladeira.

 

3811856845_a574c980c7.jpg

 

© COPYRIGHT - Este artigo sobre filtros foi feito por Rodrigo Teófilo (Rostev), ao qual possui direitos intelectuais sobre seu conteúdo completo.

 

[creditos]Texto: Rodrigo Teófilo

Fonte: http://blog.rostev.com/2009/08/dry-box.html[/creditos]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala dglopes, tudo bem?

 

Sobre equipamento.. esses não são meus.. são de um amigo... mas possuo o mesmo o mais.. co o tempo a necessidade vai vindo e ai não tem jeito rs...

 

mas claro que existem caixas menores... se vc for em lojas de decoração... utilidades domesticas... construção... e etc...

 

abço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 7 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Gostei da ideia, vou desenvolver um assim pra min! Sobre equipamentos e trilhas é algo complicado mesmo, deixar todo o equipamento ou levar todo o material para trilha, se for uma travessia, é muito peso. Mais de qualquer forma, não tem outro jeito, é selecionar o equipamento e colocar na mochila e sair na busca das melhores fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Silnei unpinned this tópico
  • 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...