Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!


#1247381 por MariannaMansano
10 Jan 2017, 19:29
Olá mochileros. Estou aqui pela primeira vez para conhecê-los e sanar minhas dúvidas.
Sou iniciante nesse assunto, por isso qualquer ajuda é bem vinda. Farei o caminho de Santiago no ano que vem e preciso comprar todo o equipamento de trekking.
Vou começar pelos dois itens mais caros e, acredito, mais importantes: a mochila e a bota. Preciso de indicações, amigos mochileros. Moro no Rio, portanto teria que ser uma loja por aqui ou online. Não tenho a menor idéia de qual mochila comprar. Sei que preciso de algo com uma boa estrutura para aguentar caminhar com peso por 30 dias. Além disso, eu suo muito, então esse é um detalhe que eu teria que me preocupar também. Penso também numa mochila que tenha facilidades para pendurar e guardar itens (que não seja só um saco fundo sabe? Rsrs). E acho que tem que ser feminina né? Tenho 1.57 de altura, portanto não é qualquer mochila que fica boa.
Bom, é isso, amigos. Obrigada desde já.
Beijos,
Marianna ::Ksimno::

#1265792 por Pedro Lacaz Amaral
25 Mar 2017, 18:30
Marianna, tudo bem?

Hoje no Brasil, as mochilas mais indicadas para Caminho de Santiago de Compostela são as mochilas Deuter. Os principais modelos femininos são:

Deuter Futura 30 SL
Deuter Futura PRO 40 SL
Deuter ACT Trail PRO 32 SL
Deuter ACT Lite 35+10 SL

A primeira questão é definir o que você vai levar de equipamento para ver quanto de volume vai ser necessário. Eu fiz uma palestra para o pessoal do Caminho de Santiago aqui no Rio de Janeiro, faz umas 2 semanas, e montei minha mochila de 34 litros (uma ACT Trail PRO 34) com todos os ítens necessários. Mas, como disse acima, vai depender de o que você está levando.

Sobre saco de dormir, o modelo mais indicado (principalmente pelo tamanho e peso) é o Deuter Dream Lite 500. É um saco de dormir de verão mas como o peregrino sempre fica em albergues, é mais do que suficiente (a temperatura de conforto dele é de 13 ºC).

Em relação a botas, existem algumas marcas no mercado com modelos diferentes. Eu, particularmente, gosto da Salomon. É importante que a bota seja impermeável/respirável (são botas com membranas que permitem que o suor evapore mas que a água não entre).

Qualquer dúvida é só entrar em contato comigo! Eu moro no Rio de Janeiro e posso me encontrar com você em alguma loja, para explicar melhor e ajudá-la!

Espero ter ajudado!

Abs!

Pedro
#1266480 por Bullseye
28 Mar 2017, 15:24
MariannaMansano escreveu:Sou iniciante nesse assunto, por isso qualquer ajuda é bem vinda. Farei o caminho de Santiago no ano que vem e preciso comprar todo o equipamento de trekking.
Vou começar pelos dois itens mais caros e, acredito, mais importantes: a mochila e a bota.
Marianna ::Ksimno::

Ola Marianna vamos por partes.

Primeiro qual dos caminhos de Santiago vai fazer e qual época do ano? Caminho Frances? Vai começar na França ou já não espanha?

Para a maioria dos caminhos e para as épocas de verão o uso de tênis tipo trail running serão meljor que botas.

Já se fizer invernal bota pode ser interessante mas mesmo assim seria uma mais leve e flexível.


MariannaMansano escreveu:Não tenho a menor idéia de qual mochila comprar. Sei que preciso de algo com uma boa estrutura para aguentar caminhar com peso por 30 dias. Além disso, eu suo muito, então esse é um detalhe que eu teria que me preocupar também. Penso também numa mochila que tenha facilidades para pendurar e guardar itens (que não seja só um saco fundo sabe? Rsrs). E acho que tem que ser feminina né? Tenho 1.57 de altura, portanto não é qualquer mochila que fica boa.
Marianna ::Ksimno::


Quanto a mochila.

Esqueça essa "regra" sobre a mochila ter de ser super estruturada. O importante é o peso total e com ele vem a necessidade ou não de estrutura mais rígida ou mesmo a totalmente sem armação.

Vá leve!!!! Quanto menos peso levar mais confortável será e mais proveito terá no caminho.

Seja criteriosa é minimalista.

Procure por uma mochila que seja leve por si só. Se conseguir uma na casa de 1kg ou menos melhor ainda.

Quanto ao suor uma mochila bem adaptada ao seu corpo não trará problema algum. Quando bem ajustada a mochila apenas flutua a alguns milímetros do corpo e não toca por longos períodos fora a barrigueira e parte superior frontal das alças e fita peitoral.

Uma que recomendo muito aqui e a osprey exos 48.

Nacional com uma linha mais leve e boa tem a alto estilo embora não tenha visto perto nenhum modelo novo.

Quanto a sua altura vc faz a mesma confusão que muita gente faz.

Uma coisa e CAPACIDADE da mochila ou seja quantos litros de volume util ela tem com TAMANHO da mochila que é o tamanho do torso.

A maioria de mochilas REALMENTE boas vem em tamanhos diferentes para mesma capacidade.

Se for procurar uma mochila melhor consiga alguém que tire a medida das suas costas e com isso escolha o tamanho da mochila se P ou M. Em caso de medidas limítrofes escolha a maior.

Quanto a pendurar coisas para fora da mochila a maioria das vezes só atrapalha.

Tente manter tudo dentro. Protege mais. Fica mais balanceada. Menor risco de perdas. Menor risco de rasgos na mochila e principalmente menor risco de acidentes.


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes