Ir para conteúdo

Visitando o centro histórico de Florianópolis + Praia de Canasvieiras


Posts Recomendados

  • Membros

Olá viajantes!

 

Vou contar um pouco pra vcs como foi minha estadia de três dias na charmosa capital catarinense realizada em novembro de 2014.

Não sou muito fã de praia ::dãã2::ãã2::'> e como um bom estudante de história, o foco da minha viagem foi conhecer toda a região central da cidade e suas belíssimas e históricas construções. Como estava em uma das cidades mais badaladas no quesito praia, não poderia de visitar pelo menos uma delas não é? haha. A escolhida foi Canasvieiras, no norte da ilha. Prentendo voltar para Florianópolis e conhecer outras praias, como a da Joaquina e Jurerê, além da Lagoa da Conceição :)

116195935.jpg.8de2946d0eaf6435f02d30c9e2787b52.jpg

116321069.jpg.acd1dab9eb748d376b88108ada5d419a.jpg

 

Para ver mais fotos, acesse meu insta: https://www.instagram.com/rafah.meireles/?hl=pt-br

 

Floripa é uma cidade cosmopolita, bem estrutura, segura e muito limpa (principalmente se comparada com São Paulo, por exemplo). Na época, boa parte das construções históricas estavam bem conservadas e muitas delas passando por um processo de restauro. Apesar de ter visitado apenas uma praia ::putz:: , pude comprovar que a cidade é uma das mais ricas no quesito natureza.

 

Para facilitar o relato, destaquei em negrito os pontos turísticos que visitei :D

Dia 01:

 

Cheguei em Floripa por volta das 11 hrs da manha de uma terça-feira depois de ter enfrentado 14 hrs de viagem em um ônibus vindo de Campinas, onde moro, sendo que 2 horas foram gastas apenas para entrar na cidade. Isso porque existe apenas um grande acesso à ilha de Santa Catarina, que é a Ponte Ivo Campos, e como boa parte da região metropolitana tem que se locomover até a capital os congestionamentos são inevitáveis e a BR 282 que dá acesso a ponte estava completamente parada desde a cidade vizinha de São José :roll:

Chegando na moderna rodoviária, seguimos até o hotel Farol da Ilha, onde havia reservado um quarto para minha mãe e eu. O hotel não é muito grande mas é super confortável e tem um ótimo atendimento e localização - na rua Bento Gonçalves, sendo de super fácil acesso.

 

Camelódromo Municipal:

Depois de almoçar seguimos pela rua Conselheiro Mafra e fomos até o grande Camelódromo Municipal, que concentra inúmeras lojas populares e que vendem os mais diversos produtos a preços interessantes.

Mercado Público Municipal de Florianópolis:

Fica bem ao lado do camelódromo e é um dos pontos mais famosos e bonitos da cidade e que foi construído no início do século XX. Como o edifício estava sendo restaurado, infelizmente não pude apreciar seu interior :roll:

116260140.jpg.02d81eaaceb0c0792c1c497d4cc9353b.jpg

Largo da Alfândega:

:Bem em frente do mercado fica o Largo da Alfândega, uma grande praça com uma fonte ao centro e que é uma das regiões mais antigas da cidade, rodeada de bonitos edifícios tombados que foram transformados em comércio, além de inúmeras barracas e vendedores ambulantes. Um dos melhores cachorro-quentes da minha vida foi comprado em uma das esquinas dessa praça hehe.

Igreja de São Francisco:

Localizada bem na esquina das ruas Deodoro e Felipe Schimidt, esta imponente igreja também estava sendo restaurada e não pude visitar seu interior.

Rua Felipe Schimidt:

Esta é a principal rua do comércio em Florianópolis. Ela corta todo o centro e está repleta de lojas de diferentes segmentos. O trecho entre a rua Alvaro de Cravalho e a praça XV foi transformada em calçadão e conta com bancos e áreas para descanso.

116259484.jpg.aa0adfbdf40a7413530ce0d8c5c35234.jpg

Museu Histórico de Santa Catarina:

Instalado dentro do magnifico Palácio Cruz e Sousa, esse é um dos maiores e mais importantes museus do estado, mas é a arquitetura refinada do palácio que me chamou mais a atenção, além de seus lindos jardins.

Igreja de Nossa senhora do Rosário e São Benedito:

Pequena e simples, essa era a antiga igreja dos escravos na cidade. Fica situada bem no final da rua Trajano em frente a uma grande escadaria.

Teatro Álvaro de Carvalho:

Situado a duas quadras da igreja do Rosário, esse é o principal palco de apresentações da cidade. Começou a ser construído em 1857 e é uma construção pequena, sem grandes ornamentações e de arquitetura simples e de forte influência portuguesa. Ao lado do teatro fica a charmosa praça Pereira Oliveira, super bem arborizada e que é uma ótima opção de descanso.

Igreja Luterana de Florianópolis:

Pequena e charmosa igreja situada na parte alta do centro

Catedral Metropolitana:

12166877_845917592194679_2116544159_n.jpg.12eb37e23f164c08c663e8406745c28f.jpg

Praça XV de Novembro:

Principal e mais antiga praça da cidade, é considerado o marco zero por ser ao seu redor que a cidade começou a se desenvolver. Na Praça XV está o Monumento em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai e os bustos que homenageiam catarinenses famosos: Cruz e Sousa, poeta, Victor Meirelles, pintor, José Boiteux, historiador, e Jerônimo Coelho, fundador da imprensa no Estado. Vale a pena também apreciar os inúmeros casarões ao seu redor.

Praça Fernando Machado:

Museu Victor Meirelles:

Funciona na antiga casa desse que foi um dos maiores artistas de nossa história. Apesar de contar com várias telas famosas e esboços, o museu não é dinâmico e informativo.

Forte Santa Bárbara: Pequeno e sem grandes atrativos.

 

Nesse mesmo dia fui até o distrito de Canasvieiras, situado bem no norte da ilha, entre as praias de Jurerê e Cachoeira. Para chegar até ela tomei um ônibus amarelo no terminal situado ao lado da praça XV e que custou uns R$6,00 na época. O busão leva cerca de uma hora e meia para chegar no distrito, quase sempre percorrendo a SC 401. O motorista nos deixou a apenas uma quadra do litoral

A faixa de areia de Canasvieiras é muito grande e limpa. A praia não estava cheia e havia vários vendedores. Não é a praia mais bonita que vi na vida, mas recomendo :P

116337514.jpg.9268157603581d9a7e983e6788532f25.jpg

 

Dia 2:

 

No segundo dia de viagem fui conhecer a região da Beira Mar Norte, a mais famosa avenida da cidade e uma das regiões mais badalada e caras da ilha.

O passeio começou no símbolo máximo de Floripa, que é a grandiosa Ponte Hercílio Luz, a maior ponte pênsil do Brasil e que teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Um bom lugar para tirar fotos da ponte é no Mirante localizado no alto da alameda Adolfo Konder, ao lado do Parque da Luz.

116196238.jpg.aa2b99b63237fa349f7ab60664c14fb5.jpg

116197527.jpg.c4800b5a5abc6fd1ff59ed63e3a27989.jpg

 

De lá seguimos caminhando a beira mar pela avenida Beira Mar Norte. A região é extremamente verticalizada e infelizmente as águas da baia estão poluídas e impróprias para o banho :cry:

116197542.jpg.f0d167c5a0a6baf9ea29341c2bf0e6fc.jpg

Caminhando pela avenida encontramos a pequena Igreja de São Sebastião, que pertence a Casa de Saúde da cidade.

116256711.jpg.c672b823add99acd07664d30f308979c.jpg

 

Nosso destino final foi o Shopping BeiraMar, um dos mais completos da região.

12167024_845917658861339_1429407959_n.jpg.41bd7079271147dbeced652f1a64c882.jpg

 

Outros relatos:

Chile: https://www.mochileiros.com/o-fantastico-chile-santiago-embalse-el-yeso-valpaiso-vina-e-san-pedro-de-atacama-com-fotos-roteiro-e-gastos-2017-t140000.html

Argentina: https://www.mochileiros.com/buenos-aires-e-la-plata-5-dias-com-fotos-roteiro-e-relato-do-golpe-da-tinta-verde-t131086.html

Angra: https://www.mochileiros.com/um-dia-em-angra-dos-reis-vindo-de-paraty-com-roteiro-e-fotos-t138227.html

Campos do Jordão: https://www.mochileiros.com/bate-e-volta-em-campos-do-jordao-na-alta-temporada-junho-2016-t131749.html

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Adorei o seu relato, acabei me relembrando da primeira vez que viajei com meus dois filhos ainda crianças e fomos visitar Floripa... Eu fiz esse caminho, andando pela Avenida Beira Mar Norte, parando nas pequenas prainhas (uma pena serem poluídas), trapiches, praças até chegar ao Shopping no fim da tarde para um lanchinho. Ainda fui mais 4 vezes pra Floripa ou praias próximas, mas sempre que dá um tempinho eu passo na avenida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Adorei o seu relato, acabei me relembrando da primeira vez que viajei com meus dois filhos ainda crianças e fomos visitar Floripa... Eu fiz esse caminho, andando pela Avenida Beira Mar Norte, parando nas pequenas prainhas (uma pena serem poluídas), trapiches, praças até chegar ao Shopping no fim da tarde para um lanchinho. Ainda fui mais 4 vezes pra Floripa ou praias próximas, mas sempre que dá um tempinho eu passo na avenida.

 

Olá, fico feliz que tenha gostado do relato :D Floripa é realmente linda e pretendo voltar outras vezes para poder cotemplar o restante da cidade ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...