Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#1039853 por Paulo Medianno Alves
03 Jan 2015, 15:14
Olá André. Pretendo fazer a volta completa na Ilha em março, provavelmente no dia 7. Até o meio de Janeiro terei a data certa da partida, a duração será de mais ou menos 10 dias. Você é de qual cidade? Convido você a participar. O grupo já tem 13 pessoas,mas acredito que não vá tudo isso. Sou do Rio de Janeiro - Capital
Editado pela última vez por Paulo Medianno Alves em 04 Jan 2015, 17:18, em um total de 2 vezes.

#1040072 por brufavaro
04 Jan 2015, 10:26
[quote="A trilha Dois Rios x Caxadaço eu já fiz bate volta, mas nunca segui pra Santo Antõnio. Na próxima volta pretendo fazer esse trajeto. Como é essa trilha ? ( Caxadaço X Santo Antônio ). Muitos falam que é difícil. Tem muitas bifurcações ? Se você puder me ajudar, te agradeço. Obrigado.[/quote]

Olá Paulo Medianno Alves!

Esse de fato é o trecho de mata mais fechada de toda a travessia, mas em nenhum momento você deixa de avistar a trilha, ainda que em vários deles ela se feche em formato de túnel em você, o que fica bastante perigoso por conta de eventuais cobras que possam estar dormindo ali pelos cantos.
Tem bastante árvore caída, mas acho que a dificuldade maior é de orientação e não de esforço. Em alguns lugares os locais colocaram umas fitas refletivas para marcar a trilha correta, uma vez que existem muitas bifurcações.
Como eu mencionei no relato, uns locais nos deram a dica de, na dúvida, seguir sempre à esquerda subindo o morro e parece que é uma dica valiosa, pois funcionou muito bem. Mas estávamos com GPS (se quiser te mando o tracklog) e fomos seguindo por ele.
Tem um livro que descreve cada trecho da trilha, se precisar também posso escanear essas páginas para você.

Abraços!
#1040232 por Paulo Medianno Alves
04 Jan 2015, 17:13
Olá Brufavaro. Com faço pra receber de você esse Tracklog da Trilha Caxadaço X Santo Antônio ?
Eu não tenho aparelho GPS, será que serve seguindo esse Tracklog pelo GPS do celular no momento da Trilha ? Me diga também se você souber, se dá pra fazer pelo celular no modo offline ou não (internet). Me explique como funciona, Por Favor. Preciso dessas dicas importantes, pois sou eu que vou guiar o grupo na volta completa da Ilha, e essa trilha tem fama de ser complicada. Eu já cheguei em Santo Antõnio a um tempo atrás pelo lado de Lopes Mendes, mas nunca cheguei a atravessar para o outro lado e vice versa. Sobre o livro, eu tenho o "Caminhos e Trilhas da Ilha Grande". Aguardo seu contato com o Tracklog dessa Trilha. Muito Obrigado. Feliz Ano Novo. Meu email é esse, caso precise enviar:
paulo-zs-rj@hotmail.com
#1040238 por andreluis.alvarenga
04 Jan 2015, 17:24
Vou dar pitaco sobre a parte técnica. Instala o APP do wikiloc com ele vc consegue fazer o seu tracklog ou seguir um pré carregado no site do wikiloc. Para desbloquear o APP por 1 ano para navegar esta 12 reais. Baixe os mapas da região sudeste também para navegar off line. Como celular com GPS gasta muita bateria, para economizar faça o seguinte: Reduza o brilho no minimo, encerre todos os apps deixe apenas o wikiloc funcionando e coloque o celular em modo avião. Isso deve dar um uso de 15 horas continuo ou mais, vai do seu celular, o meu é um nexus 5. O negocio eh recarregar no camping.
#1040249 por Renaldo Souza
04 Jan 2015, 17:43
O trecho Caxadaço x Santo Antônio tem em torno de 7km. É de difícil orientação, tanto que não consta nem no mapa de trilhas da ilha. Há partes em que a mata fecha e tampa a visibilidade. As sugestões são: contratar um guia ou, em caso de experiência, dobrar a atenção e seguir umas fitas pretas espalhadas pelos troncos de árvores no caminho.

Quanto ao esforço físico, também é pesado. Apesar de que eu fiz o trecho pernoitado e já estava com cansaço acumulado desde Abraão, onde iniciei o dia passando ainda por Dois Rios. Mas você vai encontrar uma subida bem desgastante no início e umas ladeirinhas chatas pelo caminho.

Outra sugestão é reabastecer os reservatórios de água antes de iniciar o trajeto, em um riacho ali no Caxadaço, onde a água é potável.

Abraço aos amigos!
#1042329 por RAPHAEL BENFICA
08 Jan 2015, 12:48
Galera, Boa Tarde!Já tinha ido a Ilha Grande duas vezes e conhecia lagoa azul, lagoa verde, cachoeira da feiticeira, Lopes Mendes, Palmas, Mangues e Pouso.E quando um amigo(Paulo Cortez) meu me contou no dia 28.12.14 que a Bruna deu a volta na Ilha aquilo me fez imediatamente levantar a bunda do sofá e fazer o mesmo!Então, iniciei minha volta sozinho na ilha por Abraão rumo a Saco do Céu, depois trilha atalho por dentro da floresta até Bananal, passei e acampei na Praia de Matariz e levei 4 dias pra dar a volta na ilha.Quem tiver a curiosidade vejam o roteiro completo no meu face.: raphaellrbenfica@hotmail.com - (21) 9-9613-8751 - Raphael Benfica.Muitas histórias de bugios, cobras, lagartos e novas amizades!Bruna Faváro, obrigado por me inspirar e, gente, eu amo aventuras, eu exalo aventuras!Sou das matas, das cachoeiras, das praias e das montanhas!E se for sem planos melhor ainda!Me chamem pra uma boa! kkk

:D :D :D :D :D
#1045894 por Alex Viega
16 Jan 2015, 07:52
bom dia
parabens , e acho que e indescritivel ! sempre fiz trilhas , mas estas que o barco te deixa em uma praia , e vcê vai andando por trilha ate a outra :oops: . mas peguei um feriado de tres dias e fiz praia do sono , antigos , e antiguinhos , rsrs to começando . mas amo mato , a natureza ! eu consigo começar ali em laranzeiras e ir ate o saco do mamangua como destino final , e ir embora para sp por lá , !!?? quantos dias ??

OBRIGADO , PARABENS PARABENS PARABENS

A, e uma curiosidade , esta moça que encontraram , ela estava fazendo a volta completa , sozinha ??

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes