Está procurando companhia para fazer uma trilha ou travessia? Abra seu tópico aqui!
#969196 por Chomps
11 Jun 2014, 12:10
Pessoal, vou fazer a volta na Ilha a partir de Abraão, pretendo ficar entre 7 e 10 dias, poisquero fazer todas as trilhas e curtir um pouco de cada praia. Vou partir na segunda-feira da semana que vem, dia 16/06/2014. Alguém se anima a me acompanhar?

Ps: Já conheço metade da Ilha e estou com bastante informação sobre a outra metade.

#985990 por C.Rangel
28 Jul 2014, 14:22
Olá amigo!

Conseguiu realizar a volta? Estou pretendendo fazer a meia-volta em janeiro de 2015 e se puder passar informações de como foi sua travessia, ficarei grato.

Valeu!
#986214 por C.Rangel
28 Jul 2014, 22:15
:oops: , me desculpe pelo fora! Quando mandei a mensagem estava sem a foto, rsrsrs!

Então, pretendo sair de Abraão, seguir rumo a Saco do Céu, fazer a meia volta pela ilha e chegando em Dois Rios, retornar a Abraão.

Você já fez esse caminho?

Abraço!
#986334 por Chomps
29 Jul 2014, 07:39
Na verdade, essa é a volta completa! rsrsrsr... Bom, cada lugar tem suas peculiaridades, mas a melhor dica que eu posso te dar é, LEVE O MÍNIMO DE PESO POSSÍVEL!!!! A ilha está com uma estrutura de turismo muito boa, inclusive na parte oceânica que é mais "roots", você encontra bares que vendem PF e campings com fogão e utensílios de cozinha. Isso reduz bastante a mochila, porque fogareiro, gás, panela e comida pesam demais e ocupam muito espaço. Não deixe de levar clorin, pois a ilha tem pontos de água doce por todos os lados e é sempre bom poder recarregar o cantil em vez de levar 2. Em aventureiro tem o pessoal do INEA que impede as pessoas de passarem em direção à reserva (Praia do Sul, do Leste e trilha para Parnaioca), portanto, ou você pega um barco de aventureiro para Parnaioca ou sai bem cedo pra fazer a trilha, antes que eles apareçam por lá. Outra coisa, mesmo no verão pode fazer bastante frio à noite por causa do "sereno" que cai na barraca e deixa ela molhada. Como nem todo camping fornece, é bom você levar uma lona leve pra jogar por cima da barraca e NÃO deixe de levar um isolante pra deitar, o frio que vem do chão pode ser cruel!!!!
Se tiver dúvida sobre alguma parte específica da travessia, pode perguntar, ok?
PS: a foto não ajuda muito a identificar mesmo, rssss...
#986944 por C.Rangel
30 Jul 2014, 14:01
Obrigado pelas infos! Você fez a travessia solo? Talvez faça a travessia sozinho, então tenho que ver com atenção essa questão do peso e da infra dos locais. Estava até pensando em levar o fogareiro, mas visto que há ofertas de PFs pelo trajeto, acho que vou me poupar desse peso, rsrs. Conheço alguns locais da Ilha, porém nunca avançei além do Saco do Céu por trilha e do outro lado fui até Dois Rios. Vou te atazanar com mais algumas dúvidas, rsrs, ok?

-Com relação as trilhas, existem muitos trechos críticos/confusos quanto a sinalização? Vou levar um GPS e pretendo baixar os tracklogs do percurso, caso pinte alguma dúvida.
-Em quanto tempo você fez a travessia? Qual seria, na sua opinião, o tempo médio para se fazer esse percurso?

Desde já, agradeço pela ajuda!
#987319 por Chomps
31 Jul 2014, 12:34
Então, eu fui pra fazer a travessia solo, mas a gente sempre faz amigos pelo caminho, então tive cia em algumas trilhas. Baixar o tracklog pode ser uma boa, mas eu não senti muita dificuldade em achar o caminho, não. Existem algumas partes onde a trilha é um pouco fechada, mas não invisível. Além disso, dificilmente você vai confundir uma trilha principal com uma secundária, a principal é sempre mais marcada (inclusive com placas).
Eu tive um problema no ombro, então não pude carregar a mochila, isso me fez dar 2 voltas na ilha, porque eu ía para a praia seguinte de barco, acampava, depois fazia a trilha para a praia anterior e voltava, então levei 8 dias. Mas, numa condição normal, de 3 a 5 dias dependendo do tempo que você quer ficar em cada lugar e do seu preparo físico (o meu não estava lá essas coisas)!
#987328 por C.Rangel
31 Jul 2014, 12:58
Valeu mesmo pelas infos! Foram todos bem valiosas!

Só mais uma dúvida, rsrs...

-Estava pensando em levar uma rede que tenho, tipo aquelas da Kampa. Você saberia me dizer se terei problemas para armá-la nas árvores em Aventureiro ou em outros campings? Pergunto isso pois em alguns campings eles não permitem que se usem as árvores para qualquer fixação, mas como na maioria dos lugares existe a possibilidade de se acampar na casa dos moradores, pensei nessa alternativa tendo em vista o peso e a praticidade.

Obrigado!
#998790 por brufavaro
03 Set 2014, 20:56
Chomps,

Pretendo fazer a volta completa no fim do ano, também sozinha.
Encontrou alguma dificuldade pelo fato de estar sozinha?

Esse é meu único impedimento, por enquanto.

Abraços
Bruna
#998882 por Chomps
04 Set 2014, 07:46
Oi Bruna, essa era a parte que mais me preocupava também! Mas, algumas trilhas são bem movimentadas e em outras eu tive companhia pois fui conhecendo pessoas por lá. Ouvi falar de assaltos a turistas nas trilhas, mas foi gente de fora e em épocas de alta temporada, ou seja, os caras ficaram na trilha já pra isso... Em dias "normais" não faz muito sentido uma pessoa ficar esperando no meio de uma trilha em que pode não passar ninguém o dia inteiro.
Outro problema de fazer a trilha sozinha é acontecer um acidente. Eu tive cia de cachorros da ilha em várias trilhas (eles te seguem e adoram), o que era um excelente alerta contra cobras, mas se eu caísse e me machucasse não havia muito o que fazer além de esperar que alguém aparecesse, pois não pega celular na maior parte do caminho. Foi um risco que eu corri, mas o ideal é ter alguém com você.
#1005163 por LelaCastro
23 Set 2014, 09:56
Oi Chomps, td bem?!

Estou planejando fazer a volta a Ilha Grande no fim de outubro (24-28), talvez com a companhia de uma amiga, talvez sozinha. Já estive em Ilha Grande, mas só fiz passeios de barco, não sei como são as trilhas, se bem marcadas ou de fácil acesso. Sabe onde posso encontrar tracklog ou mapa das trilhas? Ou ainda, vc fez um relato sobre essa trip?
Brigadão :)
#1034255 por C.Rangel
17 Dez 2014, 16:10
Galera, defini a data da volta na Ilha Grande. Sairemos de abraão no dia 05. Quem tiver interesse, me manda uma MP que acertamos os detalhes, ok?

Abraço!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes