Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
#1176585 por uduluiz
01 Abr 2016, 14:35
Olá pessoal, essa é uma pergunta bastante leiga mas que acaba preocupando. Desejo viajar com minha esposa para Alemanha, partindo de Curitiba. P

Porém os melhores preços são com voos partindo direto de Guarulhos, e esse trecho Curitiba São Paulo estaria pegando diretamente com outra empresa aerea brasileira.

A pergunta que fica é a seguinte, caso aconteça algum problema neste voo saindo de Curitiba São Paulo, que impeça eu de embarcar no voo internacional em São Paulo, a empresa área do trecho Curitiba São Paulo pode ser obrigada a reembolsar valores do voo internacional ?

Vale ressaltar que o voo internacional parte as 17 horas e estou verificando voos na parte da manhã de Curitiba a SP.

Agradeço a atenção de quem puder ajudar a tirar minhas dúvidas, obrigado. ::otemo::

#1176687 por xxxxxxxxxx
01 Abr 2016, 21:30
Se você comprar o trecho Curitiba x Guarulhos separado do trecho internacional, nenhuma das companhias tem responsabilidade nenhuma pelo trecho da outra, ou seja, é de sua inteira responsabilidade chegar em Guarulhos a tempo de pegar o voo internacional, e na volta, também é de sua inteira responsabilidade chegar a tempo em Guarulhos para pegar o voo para Curitiba. Ou seja, se perder um dos voos, já era, você se ferrou, é um risco que você corre comprando os trechos separados

Pegando um voo as 9:00 ou 10:00 da manhã de Curitiba para Guarulhos, se tiver o azar e o seu voo ser cancelado, geralmente você ainda tem 1 ou 2 outros voos com a mesma empresa que cheguem antes das 15:00 em Guarulhos, e em último caso, ainda tem 3 outras empresas operando voos para Guarulhos, e você pode comprar uma passagem em outra empresa lá na hora se a coisa realmente apertar...

Como as passagens saindo de Curitiba costumam ser absurdamente caras, coisa de R$ 1.000 mais caras do que saindo de Guarulhos, quase sempre eu faço isto, compro as passagens internacionais saindo de Guarulhos e o trecho doméstico a parte. Sempre tento comprar uma passagem que chegue em Guarulhos uma 5 ou 6 horas antes do voo internacional, até hoje sempre deu certo.

O chato é a longa espera em Guarulhos, mas como geralmente a diferença de preços é bem grande, pessoalmente eu acho que no meu caso sempre valeu a pena esta espera em Guarulhos.

A volta, também compre umas 6 horas depois do horário previsto do seu voo chegar, assim você tem bastante folga para possíveis atrasos, e na volta, você pode ir no guichê da Gol/Tam/Avianca/Azul e antecipar o seu voo sem custos adicionais.

Na última viagem, a volta do meu voo internacional chegava em Guarulhos as 07:00, comprei o trecho para Curitiba para as 13:00 na Gol. Como o voo internacional chegou antes da hora, fui na loja da Gol e pedi para antecipar o meu voo, consegui uma vaga sem custo adicional no voo das 08:40...

PS. cuidado com a bagagem, a fraquia de bagagem é diferente par os trechos internacionais e domésticos quando comprados a parte. Fique atento a isto para não pagar uma fortuna para despachar uma mala acima do peso...
Editado pela última vez por xxxxxxxxxx em 01 Abr 2016, 21:38, em um total de 1 vez.
#1176690 por xxxxxxxxxx
01 Abr 2016, 21:35
O que complica é o inverno aqui em Curitiba, as vezes o aeroporto fica fechado até as 11 da manhã, mas neste caso, não tem muito o que fazer a não ser rezar e contar com a sorte, ou pagar mais caro numa passagem "direto" de Curitiba, ai sim a companhia iria lhe alocar no voo do dia seguinte sem custos...
#1176750 por uduluiz
02 Abr 2016, 09:10
Olá pessoal, agradeço os comentários! Então sempre fico com pé atrás em pegar voo pela manhã em Curitiba justamente devido ao mal tempo, sempre contar que em junho é inverno então já viu!

Então acabei comprando as passagens ontem com a Lufthansa, rolou uma promoção legal e comprando o trecho com "saida" de Curitiba ficou apenas 375 reais mais caro para o casal, comprando um unico bilhete, então achei que pela diferença não vale ariscar e ficar contando com a sorte e o tempo de Curitiba.

O que acham? Acho que fiz um bom negócio, assim viajo tranquilo e qualquer problema fica sobre a responsa da Lufthansa. ::otemo::
#1176753 por xxxxxxxxxx
02 Abr 2016, 09:38
Realmente o inverno complica um pouco aqui em curitiba, mas sendo racionais, a gente sempre ouve falar do aeroporto fechado, mas exatamente quantos dias ele ficou fechado por longas hora? Eu acho que é no máximo 1 ou 2 vezes por ano que ele realmente fica fechada até as 11, nas outras ocasiões, quando fecha, geralmente é por período curto, 1 ou 2 horas, abrindo de novo logo em seguida, os horários mais complicados são os entre 7:00 e 9:00 da manhã... Tem que ser meio azarado para cair justo no dia que você vai a Europa... rss

Preço normal de Curitiba a Guarulhos comprando avulso uns 2 meses antes é na faixa de 300 a 400 reais ida e volta por pessoa, então 375 a mais para o casal é um excelente negócio, ainda mais voando com a Lufthansa, considerada a melhor companhia nos voo para Europa...
#1176769 por uduluiz
02 Abr 2016, 10:42
Adriano, tem a chamada lei de Murphi kkkk e sempre dá um "dó" de gastar um pouco a mais ahahha, mas enfim, melhor esse pequeno gasto e poder planejar toda a viagem tranquilo visto que farei outras reservas de voo para viagem dentro da Europa e como sou ansioso demais mais não teria sossego enquanto não estivesse em guarulhos rs.

Aproveitando o tópico e por curiosidade, esse trecho Curitiba - Guarulhos é operado pela TAM, no caso das bagagens chegando em SP nos retiramos elas e despachamos no voo para a Alemanha ou embarcando em Curitiba só veremos a bagagem no destino final?
#1176776 por xxxxxxxxxx
02 Abr 2016, 11:48
No seu caso, no voo de ida, você só vai ver as suas bagagens novamente no destino final, lá na Alemanha, então é bom levar algumas coisinhas essenciais na bagagem de mão...

Já na volta, ao desembarcar em Guarulhos você tem que retirar as malas, passar na Alfândega e despachar elas de novo na TAM. Mas tem uns guichês rápido para despachar bagagem de conexão logo depois do free-shoop depois que passou na alfândega.
#1183259 por uduluiz
27 Abr 2016, 08:42
Pessoal, agradeço os comentários e dicas!

Aproveitando o tópico, estou bastante confuso em relação a franquia da bagagem, no site da Lufthansa diz que é permitido somente uma mala por pessoa com peso de 23kg para a classe econômica, mas em outros locais encontro informações que é possível levar até 2 de 32kg, qual é o certo? ::essa::

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes