Ir para conteúdo

Yukon, Alaska e a Aurora Boreal


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Info: Incompleto (updated Feb, 29th)

 

Motivo da Viagem

Já citei em outro relato o período em que morei em Vancouver e que possibilitou-me viajar pelo Canadá e Estados Unidos. E mesmo conseguido visitar lugares incríveis (vide foto abaixo nas Rocky Mountains), ainda faltava realizar um desejo que tinha desde criança: assistir à Aurora Boreal. (te dedico, Hyoga ::lol3::)

IMG_3181.JPG.6ed6e6e9a4e8cba9b58c52e4526b079b.JPG

Planejamento da Viagem

Faltavam 03 semanas para eu embarcar de volta e a grana já estava apertada (Dollorama e comidas de CAD 1,00 me salvaram), mas eu precisava fazer um esforço para “caçar” a Aurora Boreal, pois já estava no Canadá e não sabia quando teria a oportunidade de voltar.

Como eu gosto de viajar por conta, por entender que a viagem começa já na fase de planejamento, de pesquisas e etc... Fiz muitas consultas para descobrir quais lugares no Canadá seriam ideais para ver a Aurora Boreal, descobri então duas: Whiterhorse na província de Yukon e Yellowknife na província de Northwest Territories.

 

Mas, entretanto, todavia, a Aurora Boreal é um fenômeno da natureza e nem sempre o Pedrão vai estar disposto à nos ajudar, certo? Então tive que pesquisar muito em sites, fóruns e afins para tentar maximizar minhas chances de ver a Aurora Boreal.

Há alguns fatores, e sem entrar nos detalhes técnicos, que precisam estar presentes (ou não) para vermos a Aurora:

* Atividade solar forte o suficiente;

* Tempo limpo (sem nevar, sem estar nublado, sem estar chovendo);

* Noite;

* Ausência de luz artificial das cidades

Dito isto, em Outubro a cidade que eu tinha a maior possibilidade de ver a Aurora Boreal era Whitehorse. Planejei ficar 04 dias e 03 noites para tentar aumentar minhas chances, mas receoso de que não fosse o suficiente.

Infelizmente, voos internos no Canadá não são tão baratos quanto nos Estados Unidos e gastei CAD 502.00 de passagens Vancouver – Whitehorse (YVR – YXY).

 

Whitehorse

Whitehorse é a capital da província de Yukon e foi uma importante cidade na época da corrida do Ouro de Klondike. Recentemente, Whitehorse entrou para o Guinness Book como a cidade de menor poluição de ar do mundo e além da possibilidade de Aurora Boreal, possui outras belezas impressionantes, como o Miles Canyon e o Yukon River.

IMG_3663.JPG.9db827a74fbf929fd3077203e48489e6.JPG

Dado um breve resumo sobre a cidade, meu voo da Westjet partiu de Vancouver as 10:10am e chegou em Whitehorse 12:35pm e o transporte para Downtown foi feito através de shuttle pagando CAD 10.00. (Eu não encontrei informações sobre transporte público do aeroporto até o centro, então as duas opções viáveis era Shuttle ou locação de carro, pois nem táxi encontrei no aeroporto).

 

O hostel que escolhi foi o Beez Knezz Bakpakers (http://www.bzkneez.com/), um dos poucos hostels da cidade, mas com preço justo de CAD 30.00/noite e com um ambiente agradável, organizado e limpo.

Dividi o quarto com mais 5 pessoas e apesar do frio extremo, a infraestrutura do hostel, apesar de limitada pelo isolamento e tamanho da cidade, atendeu confortavelmente minhas expectativas. (ex: a internet, por exemplo, é limitada e para usar sites/apps que consomem mais dados fui à Starbucks e ao Visitor Centre da cidade).

Assim que cheguei ao hostel, conversei com a simpaticíssima Nancy (a manager) e ela me deu algumas dicas, fez algumas consultas à sites e me falou que aquela noite seria uma boa noite para “caçar” a aurora boreal. Decidi então alugar um carro e prontamente ela ligou para uma das locadoras para que alguém me buscasse e levasse até o local para pegar o carro.

Aluguei o carro pela Driving Force (https://www.drivingforce.ca/) com direito de rodar 200km/dia à CAD 65.00/dia e fui informado que não poderia rodar pela Dempster Highway (se não me engano, é a rodovia para cruzar o Circulo Artico e tem condições extremas).

Nancy então levou-me para o "Nancy's Secret Spot", onde poderia ver a Aurora Boreal sem que as luzes artificiais da cidade atrapalhassem. Fomos ao pôr do sol (que se não fosse pela Aurora Boreal tb já valeria a pena) para fazer o reconhecimento e anotar o caminho, pois voltaríamos de madrugada.

IMG_3530.JPG.352504ed5054d20e62efaaf572312b4a.JPG

 

The Northern Lights

Antes de voltar ao hostel, passei no Wal-Mart para comprar alguns snacks e bebidas para levar, pois não sabia quanto tempo ficaria esperando. Ao chegar no hostel, convidei outras pessoas para ir e acabamos em três pessoas, todas ansiosas, claro. Minutos antes de sair, fiz um check nos sites abaixo para uma última atualização:

http://www.auroraforecast.com/

http://www.gi.alaska.edu/AuroraForecast

http://www.accuweather.com/en/ca/whitehorse/y1a/weather-forecast/51876

Chegamos as 23h15 e a temperatura estava em -3oC, porém ventava muito... (Minha opinião: -3oC ou -18oC, é a mesma coisa, muito frio, óbvio; mas o que mata mesmo é o vento.). Preparei minha GoPro, pois era a única camera que possuía que conseguiria captar as luzes, e ficamos esperando. Eu nunca vi em todos meus 30 anos de vida, um céu tão estrelado e tão limpo como vi lá, inclusive com 03 estrelas cadentes cortando o céu. Incrível.

Esperamos mais 15 minutos e vi uma faixa cinza no horizonte. Sim, era ela e tinha certeza, pois havia lido outros relatos que ela começa assim, com uma faixa cinza no horizonte e depois vira desponta "queimando" os céus. Foi incrível, foi sensacional, foi indescritível.

 

GOPR0124.JPG.351f4c56cc229f7f7fd25ea6dc0435f1.JPG

A Aurora movia-se lentamente e sua intensidade variava também. Algumas vezes, ela desaparecia à olho nú, mas depois de um tempo ficava mais intensa e com formas diferentes.

 

O Alaska

IMG_3686.jpg.f47a355d07bf578d8a73878a10afb876.jpg

598dd46b48284_ViewPoint-NorthernLightsWhitehorse.png.2e93555f7ddaf1210f5c927c9ce7b847.png

GOPR0119.JPG.524c11e5c2747424781345bf89582f7e.JPG

GOPR0122.JPG.f0371eb515657c37708b0f5580e29b91.JPG

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...