Ir para conteúdo

1º Mochilão - Bolívia e Peru: roteiro, data, etc?


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera,

 

Eu e mais um amigo (ambos com 20 anos) estamos planejando nosso primeiro mochilão e decidimos por fazer na Bolívia e Peru (pensamos em incluir Chile, mas desistimos da ideia. Nossa ideia é fazer algo entre 15 e 20 dias - não decidimos quantos dias exatos porque precisamos tentar criar um orçamento pra ver quantos dias seriam possíveis - mas estamos encontrando muita dificuldade em planejar tudo.

 

Primeiro, teríamos que fazer no final de fevereiro de 2014 e início de março, porque estaremos de férias na faculdade e por juntar com carnaval fica mais fácil de tirar férias no trabalho. Aí fica a primeira dúvida: vale a pena ir pra Bolívia e Peru nessa época?

 

Segundo e o mais complicado de tudo: o roteiro. É quase impossível decidir hahaha temos algumas cidades e lugares que gostaríamos de ir: Santa Cruz de la Sierra, Potosí, Copacabana, Sucre, Salar de Uyuni, Lago Titicaca, Arequipa, Cuzco, Machu Picchu, Puno. Mas é claro que, se necessário, tiraríamos alguns desses lugares, exceto Machu Picchu e Salar de Uyuni (esses temos que ir com certeza). Mas nossa principal dificuldade reside no seguinte: teríamos que ir de avião (moramos no RJ), contudo, se formos pra uma cidade e voltarmos por outra, fica muito cara a passagem, portanto, temos que ir e voltar do mesmo lugar. Mas, qual lugar? E como organizar o roteiro de forma que dê pra começarmos e voltarmos do mesmo lugar? Por favor, se possível, deem uma sugestão de roteiro com esses lugares que falei ou acrescentem mais, sem problemas!

 

Outra dúvida, nós vimos que viajar de onibus entre as cidades à noite é uma forma de economizar dinheiro de hospedagem e tempo, e nós achamos essa uma excelente ideia. Contudo, tínhamos pensado em fechar os albergues antes, ainda aqui no Brasil, mas se formos fazer isso, ficará complicado, porque ficaremos impedidos de estender um dia a mais numa cidade se quisermos, ficaremos impedidos de sair um dia antes, se quisermos. É recomendável fechar os albergues antes? Ou se formos pra cidades com lista com opções de albergues e irmos na hora, vale a pena? Fica muito mais caro se não fecharmos o albergue com antecedência?

 

Em relação a dinheiro, sei que a resposta pra essa pergunta depende de x fatores, mas 4 mil reais dá pra tudo (incluindo passagem de avião ida e volta)? Pretendemos ser bem econômicos na viagem, tanto em relação à comida (seja fazendo no albergue) quanto ao dinheiro gasto com hospedagem.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Buenas,

 

Vou lhes contar um segredo que ninguém conhece (kkkkk... brincadeirinha), é apenas um calo que você pega com o tempo, no site da LAN, onde se faz a busca tem abaixo de Ida ou Ida e Volta uma opção Multiplos Destinos com esse negocinho você consegue chegar e voltar por cidades diferentes no mesmo bilhete e com preços muito próximos de ida e volta pelo mesmo destino. Praticamente todas as cia aereas tem essa opção, ou como no caso da TACA eles chamam de Multiciudad.

 

Vou palpitar aqui colocando seus destinos em uma sequência de caminho

 

Santa Cruz de La Sierra - Bolívia

Sucre - Bolívia

Potosi - Bolívia

Uyuni - Bolívia (e o salar)

La Paz - Bolívia

Copacabana - Bolívia (titicaca lado boliviano)

Puno - Perú (titicaca lado peruano)

Cusco - Perú

Machu Picchu - Perú

Cusco - Perú

Arequipa - Perú*

 

* No caso de Arequipa você pode ir de Puno para lá e depois seguir para Cusco, contudo a rota do sol (Cusco a Puno ou vice versa) é um atrativo em si só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Realmente eu não conhecia essa opção, muito boa por sinal, muito obrigado!

Bom, gostei bastante da sua sugestão de roteiro, mas será que dá pra fazer tudo isso em 16/17 dias (deve ser o tempo da minha viagem)?

E em relação à outra pergunta, vale a pena reservar o hostel com antecedência ou é melhor deixar pra fechar na hora (acredito que na hora dê até para pechinchar, mas tenho medo de ficar bem mais caro)?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mas o que eu ainda não estou encontrando e precisaria saber pra pdoer me programar melhor, é como viajar entre essas cidades. Sei que existem algumas opções de onibus e trem as vezes, mas tem algum/alguns sites que eu ache essas informações? Tipo, que horas saem os onibus, preço, etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi, Matheus! Tudo bem?

Dá uma lida no meu relato (link na assinatura). Acho que vai te ajudar com muitas das suas dúvidas.

 

Quanto à época da viagem, eu acho que vale a pena ir sim. Eu fui em fevereiro desse ano e ainda peguei um pouco de chuva, mas não chegou a atrapalhar tanto. Em março, acredito que já vai ter diminuído bastante. É claro que essas coisas dependem muito de sorte... quando fui, fiquei com bastante receio, mas deu tudo certo. E a boa é que não é alta temporada (que é julho), então não vai estar tudo tão cheio e você nem precisa reservar nada com antecedência (dá pra comprar as passagens de ônibus e os passeios no dia anterior ou na hora mesmo).

 

Eu não tinha feito nem reserva em hostel nenhum, e só tive problema com isso em San Pedro de Atacama. Os preços serão mais baratos por ser baixa temporada. E com certeza 4 mil reais serão mais que suficientes, se vocês não vão ficar no luxo!

 

Espero ter ajudado.

Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Em fase de planejamento, meu primeiro mochilão deve ser a partir de Santa Cruz de La Sierra. A única coisa que sei é que quero ir para Machu Picchu. Vi vários roteiros, só que não tenho muitos dias, nem muita grana... Quero entender qual seria a viabilidade de visitar outras cidades neste percurso inicial, mas ainda não visualizei a geografia da coisa... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...