10 dias (sozinha e acompanhada): Blumenau; Bal. Camboriú; Florianópolis; Porto Alegre ; Gramado e Canela

Passei 10 dias pelo sul do país e pude apreciar as mais lindas paisagens e conhecer a Oktoberfest. Como sempre busco aqui as dicas para melhorar ainda mais as minhas viagens, por isso, deixo meu relato para, quem sabe, ajudar a outros viajantes.

Vamos aos valores:

PERÍODO: 09/10 A 19/10/2015.

AÉREO:

RIO X FLORIANÓPOLIS (VOO COM ESCALA EM CONGONHAS): R$ 296,90 + R$ 24,64 (tx)= R$ 321,54

FLORIANÓPOLIS X PORTO ALEGRE (VOO DIRETO): R$ 70,00 + R$ 24,64 (tx) = R$ 94,54

PORTO ALEGRE X RIO ( VOO DIRETO): R$ 137,90 + 24,64 (tx)= R$ 162,54

TOTAL: R$ 578,62

TRANSLADOS:

Aeroporto em Florianópolis - Pousada em Baln. Camboriu - Hostel em Florianópolis : R$ 60,00

Balneário Camboriu - Oktoberfest - Bal. Camboriu: R$ 50,00

Bal. Camboriú - Beto Carrero - Bal. Camboriú: R$ 50,00 (150,00/3)

Ônibus - Porto Alegre - Gramado - Porto Alegre: Aprox. R$ 80,00

TOTAL: R$ 240

HOSPEDAGEM:

POUSADA VILLA GERMÂNIA (BAL. CAMBORIÚ): 03 DIÁRIAS QUARTO DUPLO - R$ 537,00. MINHA PARTE: 268,50

FLORIPA HOSTEL: 02 DIÁRIAS QUARTO COLETIVO FEMININO - R$ 90,00

ECO HOSTEL PORTO ALEGRE: 04 DIÁRIAS QUARTO COLETIVO FEMININO - R$ 192,00

HOSTEL BRITÂNICO: 03 DIÁRIAS EM QUARTO COLETIVO FEMININO - R$ 225,00

TOTAL: 775,00

ATRAÇÕES

OKTOBERFEST: INGRESSOS COMPRADOS NO PRIMEIRO LOTE - R$ 30,00 + R$ 3,00 de tx de conveniência

BETO CARRERO: PASSAPORTE DE UM DIA MÉDIA TEMPORADA (ADULTO): R$ 96,00

TOTAL DA VIAGEM: R$ 1.723,12

TRANSPORTE ENTRE FLORIANÓPOLIS E PORTO ALEGRE:

Antes de comprar a passagem de avião entre Florianópolis e Porto Alegre, me informei como seria para ir de ônibus. Me informaram as empresas Eucatur e Santo Anjo e as passagens tinham valores parecidos: a Eucatur cobrava R$ 83,70, a menor tarifa e R$ 142,01, a maior. A Santo Anjo cobrava R$ 83,72 a menor tarifa e R$ 142,00 a maior. O tempo de percurso era de 6h, aproximadamente.

As passagens aéreas, só de ida, entre as duas capitas, estavam por volta de R$ 300,00. No entanto, numa dessas promoções de final de semana, consegui uma passagem de R$ 70,00 (ida) com tempo de percurso de menos de 1h.

TRANSLADOS:

Mandei emails para várias empresas de receptivo, mas de cara eu gostei mais da Vivato e, por coincidência, essa foi a primeira empresa a me responder. Considerei o custo/benefício bom, uma vez que no nosso grupo havia apenas uma motorista e ela não poderia aproveitar plenamente do passeio.

A diária de um Fiesta Hatch 4 portas estava R$ 110,00 na Vera Car, mas, por causa de nossa amiga, não poderíamos utilizá-lo na Oktoberfest. Fechando com a Vivato: Aeroporto - Pousada em Balneário Camboriu - Hostel em Florianópolis - Aeroporto por R$ 135,00

Balneário Camboriu - Oktoberfest - Bal. Camboriu por R$ 50,00 (tipo excusrão - nossa escolha: de 14h às 00:00)- agência indicada pela pousada.

Bal. Camboriú - Beto Carrero - Bal. Camboriú com hora determinada pela gente - agência que escolhemos a esmo.

Para Gramado, a coisa mais prática que existe é embarcar/descer no aeroporto com ônibus executivo.

Vou postar separadamente cada viagem que fiz. A primeira parte, na Oktoberfet e no Beto Carrero, fui acompanhada de amigos e o restante da viagem foi solo.

A primeira parte da viagem foi em Santa Catarina.

Fomos em 4 pessoas, saindo do Rio e passamos o período de 09/10 a 12/10, indo à Oktoberfest, Beto Carrero; passeamos por Bal. Camboriú e Florianópolis.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ + BLUMENAU + BETO CARRERO

Estava chovendo e não pudemos aproveitar direito o local, mas passeamos pela cidade, que é bem bonita, organizada, limpa.

Ficamos hospedados na pousada Villa Germânia porque não conseguimos hospedagem em Blumenau. No final, acho que ganhamos em ficar em Bal. Camboriú. Estávamos a meio caminho para tudo que queríamos fazer.

Pousada: bonita, extremamente limpa, instalações confortáveis com produtos e roupa de cama/banho de boa qualidade. Staff: super prestativos e atenciosos. Muitas dicas de como aproveitar melhor a estadia. TV a cabo no quarto duplo e no de casal (ambos com varanda).

Localização: excelente. É possível ir até o famoso Café Glória à pé. Também está perto de supermercado e do comércio em geral. Fizemos tudo à pé, pois estávamos numa área bem central.

Não tem café da manhã, mas, no quarto, há uma pequena cozinha onde eles oferecem iogurte, água, cerveja, suco como cortesia no frigobar. Tem sanduicheira, microondas, jarra elétrica, talheres e pratos a disposição.

Tudo lá é novo, com uma decoração de muito bom gosto. Recomendo e pretendo retornar.

Chegamos por volta das 15h. Já não tinha mais muitos restaurantes/ lanchonetes abertas. Isso já foi uma surpresa para mim, pois no Rio se encontra locais com comida abertos nesse horário e nós não prevíamos isso. Estávamos só com o café da manhã... Tínhamos o Café Glória ou o shopping. Fomos ao Glória conhecer o café colonial.

Que maravilha! Tudo de ótima qualidade. Muita comida e era só o meio buffet livre, porque o completo só nos sábados e domingos. Pagamos R$ 26,00 se não me engano e tínhamos direito a tudo que estava exposto no buffet, inclusive as bebidas. Recomendo.

O supermercado próximo também fecha cedo: 21h. Era bem pertinho da pousada. Como ficamos passeando perdemos o horário e tivemos que comer no shopping.

No dia seguinte, fomos para a Oktoberfest. Já tínhamos acertado com a agência que a pousada nos indicou para saída às 14h. Tinha opção de sair às 18h e voltar às 5h do dia seguinte, mas preferimos a versão mais light mesmo. Todas as agências que vi ofereciam isso, com pequenas diferenças de horário. O valor era o mesmo: R$ 50,00 por pessoa. Fomos de ônibus de excursão.

Chegamos no horário de início do desfile. Ficamos até o final e depois partimos para o pavilhão. Gostei muito. Era bem divertido e familiar (familiar nesse horário, depois das 22h o perfil muda :P ) Recomendo o passeio, o desfile é muito bonito.

598dd08a6d048_MUSEUDACERVEJA.jpg.c1a6753c1710aba91388550bd6f746e7.jpg

Dito isso, lá vem a 1ª consideração: compramos o ingresso para o Beto Carrero pela internet antecipadamente e quando chegamos em Bal. Camboriú, várias agências vendiam o pacote: ingresso + translado (com hora pré-determinada) por R$ 100,00. Pagamos, somente pelo ingresso, R$ 96,00. Então, se não viajarem em altíssima temporada, acho que vale a pena deixar para comprar lá. Nós que estávamos viajando em pleno feriadão vimos este tipo de oferta em várias agências.

Eu imaginei que não iria gostar, pois não ligo para parques, mas o Beto Carrero superou minhas expectativas. O parque é lindo, é imenso, tem atrações para adultos, tem, restaurantes, lanchonetes (nem todos aceitam cartão). É um sonho para crianças e adultos. O que eu mais gostei foi o show Velozes e Furiosos. Muito bom. Esse show está incluído no valor do ingresso. A arena tem lotação máxima, então procure ver o horário de exibição e não deixe para ir em cima da hora porque pode acontecer de não conseguir entrar.

FLORIANÓPOLIS

12/10 A 15/10

A partir desse momento, segui minha viagem pelo sul sozinha.

Pela primeira vez em minhas viagens por aí, não senti o povo muito receptivo. São muito educados e dispostos a passar informações quando solicitados, mas os achei distantes. Talvez não seja um lugar para quem tem receio de viajar sozinho. Eu, que faço questão de realizar viagens solo, senti o distanciamento.

Feita essa observação, só posso dizer: que lugar lindo!

Hospedagem:

Fiquei hospedada no Floripa Hostel, no centro.

Ótima localização, café da manhã razoável.

Achei que as instalações estavam um pouco mal cuidadas. Estou acostumada com acomodações simples e não se tratava disso, a conservação estava deixando a desejar mesmo. Uma pena porque, pelo menos o quarto coletivo (8 camas) em que fiquei, era arejado, espaçoso e com banheiro dentro. Lá também tinha espaço para lavar e estender roupas, ferro de passar. Ou seja, tem um ótimo potencial: muito bem localizado, com quartos grandes com banheiro dentro, vários outros banheiros com espelho espalhados pelo hostel, só falta um pouco mais de capricho.

O staff era educado, mas distante.

Eu recomendaria a hospedagem para quem não vai ficar muitos dias ou faz questão de estar próximo da rodoviária, aeroporto e/ou do terminal de ônibus urbanos.

Passeios:

O tempo estava feio e chuvoso. Uma pena! Fiquei poucos dias na cidade e como chovia, não deu para aproveitar bem. Fui à Santo Antônio de Lisboa (lindíssimo), à Praia da Joaquina (linda) e à Ribeirão da Ilha (não encontro adjetivos!).

Comecei conhecendo Santo Antônio de Lisboa/Sambaqui com uma senhora que estava em Floripa para visitar o filho e se hospedou no mesmo hostel que eu. Ela estava louca para conhecer o local e eu estava sozinha e sem rumo. Fomos.

O local é uma graça. Para quem conhece o Rio de Janeiro, parece uma mistura de Santa Teresa com Paquetá. Um lugar pequeno com casinhas bonitinhas. Achei lindo. Em uma manhã, a gente viu tudo. É possível passear à pé saindo de Sto Antônio de Lisboa para Sambaqui.

598dd0dcc9eee_caminhoparasambaqui.jpg.9642c91b4ebe02016124bc92a5a6313c.jpg

Almoçamos num restaurante com um deck enorme sobre a praia chamado Chão Batido, com preços bem convidativos e prato farto para duas pessoas.

598dd0dcbe93c_nham!queremostainha!.jpg.baeec0cde01aaa079aa9173f065009f1.jpg

Tem opções para todos os bolsos.

Uma pena não ter podido aproveitar mais. Todo final de tarde, lá pelas 16h caía um toró. tínhamos que bater em retirada bem rápido.

No dia seguinte foi a vez da Praia da Joaquina.

A Praia da Joaquina, com sua duna, seu verde e seu mar é um encanto. Como o tempo estava fechado, a praia estava vazia, mas o tempo estava abafado, dava para entrar na água gelada...

Para chegar lá, utilizei o transporte público, saindo do Ticen (Centro). Não consigo me lembrar agora qual foi o ônibus, mas o sistema de integração deles beira à perfeição. É muito simples.

Nos terminais têm os horários afixados, os funcionários te informam qual ônibus tomar para o destino escolhido e o que fazer se precisar realizar alguma integração/baldeação. Além disso, existe um aplicativo (app fênix), gratuito, que mostra todas as linhas de ônibus e seus horários. É muito fácil utilizar ônibus em Florianópolis.

No caminho para a praia passei pela Lagoa da Conceição. Muito bonita, mas não saí do ônibus, pois estava chovendo. Eu pretendia descer na Lagoa e depois ir para a praia, seguindo o sentido do ônibus, mas uma moça do terminal me aconselhou a fazer o contrário porque os horários de ônibus para a Joaquina eram piores que os para a Lagoa, então para aproveitar melhor o passeio, com mais calma, era melhor fazer assim. Fica a dica.

Quando estava chegando, vi parcialmente uma grande duna. Não sei se há cobrança para chegar lá, mas quando cheguei no ponto final, vi que existia uma cerca, com uma entrada.

À frente, temos a praia.

Esse era o meu último dia em Florianópolis e fiquei sabendo que existia um lugar chamado Ribeirão da Ilha.

Como já estava na rua decidi ir para lá para conhecer. Essa foi a melhor ideia que tive! :P

Não queria chegar à noite no hostel porque nesse horário, todos os dias, estava caindo um dilúvio e porque ainda veria os últimos detalhes para continuar a viagem, dessa vez no Rio Grande do Sul. Mas, decidi arriscar .

Até planejei descer, tirar umas fotos, mas achei a viagem longa, tinha engarrafamento. À certa altura decidi ficar no ônibus mesmo.

Que paisagem espetacular! A cada curva, uma imagem cada vez mais linda. Do local que eu achei mais bonito em Floripa, não consegui uma foto sequer. O motorista que corria muito e a janela molhada me impediram. Estava tão encantada com a paisagem que fiquei no ônibus até o ponto final, bem depois do destino que eu tinha escolhido e fui recompensada com paisagens lindas. Paguei a passagem novamente e voltei no mesmo ônibus.

O pouco que vi da janela me deu vontade de voltar para aquele lugar.

Voltei para o hostel no final da tarde para me preparar e seguir viagem.

PORTO ALEGRE

15 E 16/10

A ideia era chegar cedo e aproveitar o dia, mas na noite anterior choveu granizo na capital gaúcha. Na manhã do voo chovia demais e meu voo atrasou quase 2h. Quando cheguei ainda chovia demais, não havia como ir em busca de ônibus. tive que pegar táxi mesmo. Preferi pagar o preço tabelado, pois chovia muito e fiquei com medo de pegar um engarrafamento e pagar muito caro. Paguei R$ 33,00. O hostel dizia que o valor do táxi sairia R$30,00 aproximadamente, então acho que valeu.

Fiquei hospedada no Porto Alegre Eco Hostel.

Muito bem localizado, no coração do burburinho de Porto Alegre, com várias opções de bares e restaurantes e um supermercado show de bola, ZAFARI, onde pude comprar comida quente a quilo, só que não é bem no esquema self service tradicional, mas é uma mão na roda e a comida é boa. Tem variedade.

Escolhi um quarto com uma beliche, com varanda, mas sem banheiro.

Achei que a limpeza ficou a desejar nos banheiros do andar de cima pois são banheiros comuns, como os residenciais e não dão vazão para tanta gente. O café da manhã era razoável. O hostel dispõe de lockers com tomada para guardar sua bagagem e carregar seu eletrônico, caso você tenha feito o check out ou não possa usar o quarto.

Dá para ir à pé para todos os bares da Cidade Baixa e para o Parque Redenção que é muito bonito. Minha intenção era aproveitar todo o dia 15 e no final do dia 16 ir para Gramado. No dia 15 choveu demais e não fiz nada, só saí à noite com um amigo que me sugeriu ficar nos dias 16 e 17 para fazer tudo.

Meu amigo gaúcho me levou para conhecer o Quentin. Um bar temático inspirado nos filmes do Quentin Tarantino. Muito bonito, aconchegante, com um preço um pouco acima da média. Recomendo. Vale informar que se deve chegar cedo para não pegar fila na entrada.

Depois fomos para uma hamburgueria. Gaúcho entende de carne! Hamburgueria simples na região da Cidade Baixa, bem na área dos bares. Vai ser fácil achar.

No dia 16, segundo dia em POA, conheci uma menina de SP na área do café que iria para Gramado no horário do almoço. Como não tinha conseguido vaga para ficar mais um dia no quarto onde já estava e teria que recolher tudo o que era meu mesmo, decidi ir para Gramado nesse dia com a nova colega.

Depois do café fui passear no Parque Redenção (ou Farroupilha). O parque é tão bonito!É uma pena que estivesse alagado depois da chuvarada que atingiu o sul. Mas, mesmo assim, foi um passeio muito agradável. Quando voltei passei no mercado para comprar comida e depois do almoço seguimos para a rodoviária.

Compramos a passagem na hora para o próximo ônibus a sair e levamos 2h40 para chegar lá, sem trânsito.