2 meses sozinha pela America do Sul - Argentina, Chile, Peru e Bolívia

Puno - 1/2 dia

Copacabana - 3 dias

La Paz - 5 dias

Obs.: No roteiro original incluia Potosí, Sucre, Santa Cruz e volta p/ o Brasil pele trem da morte, mas como estava sozinha (me senti insegura na Bolívia), com problemas estomacais, cansada e com saudades de casa, resolvi voltar de avião por La Paz.

Obs. 2: Se eu refizesse a viagem, teria deixado Santiago p/ uma outra vez e seguido pelo norte da Argentina passando por Salta e Jujuy, saindo no Deserto do Atacama.

A "pré" viagem

Pesquisei muito no mochileiros.com e em revistas de turismo tudo sobre as cidades que visitaria. Anotei em um documento os endereços e preços de hosteis mais indicados, preços de passeios, dias a ficar em cada cidade, preços de onibus e horários, $ disponivel para gastar por dia e câmbio.

Além de prazeroso, essa parte de pesquisa foi essencial para que tudo desse certo. Com esse papel na mão, eu verificava se estava pagando mais nos passeios, me controlava para não gastar toda minha grana no primeiro mês e etc. As únicas coisas que reservei antes foram a Trilha Inca e o hostel de Buenos Aires. O resto fui reservando ao longo do caminho quando eu achava necessário.

Como a base da minha pesquisa foi o site, nada mais justo que dividr com vocês essa aventura. Agradeço todos que me ajudaram, até mesmo nas dúvidas mais idiotas! E, p/ falar a verdade, se não fosse o relato da Mi e a Samantha, eu não teria tido coragem p/ fazer essa trip sozinha! ::kiss::

O que levei:

*Ipod shuffle (aquele pequenininho)

*Relógio de pulso digital com alarme

*Lanterna

*Canivete suiço

*Cadeado

*Isqueiro

*Calculadora peq.

*Kit costura com linhas, agulha e botões

*Diário com enderecos uteis, telefones e roteiro

*Pen drive 4gb

*Maquina digital

*Money belt

*Garrafa de agua de alumínio

*Guia Lonely Planet - South America in a Shoestring

*Clorin

*Repelente

*Kit primeiros socorros e remedios p/ dor de barriga, dramim p/ dormir, alergia, dor de cabeca

*Band aids... mtos!!!!

*Pomada cataflan e salompas

*Protetor solar

*Protetor labial

*Sabonete

*Shampoo e condicionador

*Hidratante

*Lenços umedecidos

*Lenços normais (na falta de papel higienico!!1)

*Gel antisseptico

*Escova de dente, pasta e fio dental

*Escova de cabelo e eslasticos

*Kit unha e makezinho basico (sombra em creme, lapis, rimel e gloss)

*Cotonete e algodao

*Oculos de sol

*Luvas

*Touca

*Lenço

*Meias sem costura

*Calcinhas, souteins e tops (acho q 7 e um bom numero!)

*Segunda pele

*Pijama

*6 camistas / regatas

*3 calças NÃO jeans (uma legging, uma mais soltinha e uma veinha p/ as trilhas)

*Biquini

*2 Fleece

*Anorak

*Fralda de pano (p/ usar como toalha)

*Chinelos

*Tenis

*Saco de dormir

Usei todos os itens dessa lista (com exceção da maquiagem que nem lembrei q estava lá!). Deveria ter levado uma boa mascara capilar, porque meu cabelo ficou só por jesuis... E muito, mas muito hidratante! Esqueci de levar um bom livro!!! E me arrependi de não ter levado meu ipod touch.

$Grana$

No total, gastei R$6012,00 dos quais US$2700 levei no Visa Travel Money, US$50,00 e RS$50,00 na carteira e o restante deixei na minha conta corrente do Banco do Brasil. Super recomendo o VTM. Foi bem aceito e não tive problemas p/ sacar dinheiro, a não ser em Copacabana, Bolivia que nao existe caixa eletronico! Nessa hora foi essencial estar com o cartao de credito internacional do banco, pois pude pegar um cash advanced em um café (Não esqueça de avisar seu gerente da viagem!).

PS: Como foi uma viagem muito longa, vou descreve-la por cidades. Os preços estão descritos em moedas locais, salva exceções previamente avisadas! Todas as dúvidas devem ser perguntadas aqui. Não responderei MP's!!!!

Buenos Aires

A primeira cagada da viagem eu fiz logo de cara: fui de ônibus de São Paulo p/ Buenos Aires! Vi no site da Pluma que sairia do Terminal Tiête às 22:30 e chegaria em BA às 11:25. Achei super sussa viajar 13 horas! Mas não reparei que era as 11:25 de dois dias depois!!!!!! ::putz:: Estava toda bela e formosa sentadinha na rodoviária, quando um cara que iria p/ o RS me deu a má notícia. Ainda bem que minha mãe tinha enfiado a força na minha bolsa uns bombons e cookies, porque o ônibus só parou no outro dia para o café da manhã!

Depois de rodar o sul do Brasil inteiro (foi muita burrice, eu sei!), aguentar uma véinha portenha mal humorada do meu lado, passar um frio do cão, aguentar aquele fedo de banheiro, contar minha vida inteira para uns caras que iam estudar no RS e umasm eninas que fariam medicina em BA (sai por 400 reais!!!), cheguei em BA no Terminal Retiro. Não diria que é a porta da frente da cidade. Só tem favela ao redor, o que me deixou bem assustada! Para ajudar nas "boas vindas", não tinha dinheiro nos caixas eletronicos do terminal! Troquei minhas 50 doletinhas em um guichê de passagens internacionais.

Achei Buenos Aires meio decadente. Não vi aquela cidade que os brasileiros tanto gostam. É bonita, mas nada de mais. Tá, não fui p/ as famosas noitadas, mas não sou da balada. Confesso que viro abóbora depois das 24hrs. Mas acredito que balada seja tudo igual, não?!

Fiquei hospedada no Portal del Sur. Muito bom e super recomendo. Não é tão baladeiro como o Mill House, mas tem um barzinho gostoso no roof top. Além do mais, tem um brasileiro que trabalha por lá, o que dá uma aliviada p/ quem não fala (ou não falava) nem uma palavra em espanhol além de "Hola Paco, que hay en tu mochila?"

Visitei o Congresso e a imediações em uma manhã e levei dois avisos p/ guardar a câmera na bolsa. Fiquei com medo! Mas no fim nada aconteceu! Não me senti ameaçada... exceto qdo decidi descer da Plaza de Mayo até La Boca a pé! Depois de San Telmo passei por umas bocadas estranhas, acelerei o passo, segurei meu spray com alcool nas mãos e pernas p/ que te quero!!!!

Achei o passeio para o Delta do Tigre totalmente dispensável! E o Jardim Japonês só serviu p/ que eu usasse o banheiro em um momento de emergência! Maior jardinzinho sem graça... A quantidade de cocôs de cachorro nas calçadas de Palermo me assustaram! E diferente do que ouvi por aí, não fui maltratada em nenhum momento em restaurantes e lojas quando percebiam que sou brasileira.

Não perca:

Tour guiado pelo cemitério da Recoleta

Visita a Casa Rosada aos sábados, a partir das 10hrs

Almoço no restaurante Catalinas, Av. Independencia y Defensa em San Telmo

Empanadas do La Morada - Hipólito Yrigoyen 778, entre a Piedras e Chacabuco

Sorvete de dulce de leche da Freddo, ou melhor: meta logo a cara, esqueça a dieta e peça um Trifreddo!

Preços:

Passagem SP - BA pela Pluma: RS$245, 00 - Mas por favor, não faça isso com vc mesmo!!!!!!

Diária em quarto quadruplo feminino no Portal del Sur: 40,00

Caneca nos vendedores ambulantes da Florida: 12,00

Cartão Postal: 3,00

Selo p/ BR: 5,00

* Essa é a prova de que o barato sai caro: como sou muito pão dura, comprei um tênis Timberland, com Gore Tex e solas Vibran só p/ fazer essa viagem pela amazon.com. Paguei super baratinho (nao lembro agora, pq faz tempo! Na época morava nos EUA). Quando o tenis chegou, provei e achei q tinha ficado legal, mas não usei mais. Em Buenos Aires percebi que estava meio apertadinho, mas achei que iria lacear. Doce ilusão! Na segunda vez que usei eu tinha ansias de vômito de tanto que meus pés doíam!!!! Qdo tirei, estava com as duas unhas dos dedões roxas!!! Tive que desembolsar uma grana p/ novos pares... Não posso dizer que minhas novas botas Salomon são exatamente bonitas, mas salvaram minha viagem! E o preço foi irresistível!

Rosário

Não achei graça na cidade. Talvez o que pegue lá são os balneáreos do Rio Paraná aos fins de semana. Mas foi ótimo passar por lá p/ me recuperar de uma gripezinha... No meu primeiro dia visitando a cidade caiu uma chuva torrencial! As ruas começaram a encher e eu, de chinelos, só pensava em todos os cocôs de cachorro que tinha visto!!! Algumas horas depois abriu aquele solzão. Se eu contasse o toró que tomei ninguém acreditaria!

Fiquei no Hostel Point. Achei bem localizado, limpo e estava super vazio. Foi a primeira vez que fiquei me quarto misto. Na primeira noite estava super envergonhada... acordei no outro dia de manhã e dei de cara com uma argentina de calcinha fio dental e camisetinha! Depois disso, desencanei!

Apesar de Rosário ser meio sem gracinha (NA MINHA OPINIÃO! Dá licença que o relato é meu!), achei a cidade agradável. No fim de tarde, a orla do rio enche de gente tomando mate. A casa natal do Che é preciso estar atenta p/ não passar reto. Eu passei três vezes por lá e não vi!

Museu de Arte Contemporânea

Cebola, tomate, frutas, pão e bocadillos no mercado: 15,00

Revista National Geographic em espanhol: 10,00

Córdoba

Essa cidade eu gostei logo de cara! É bonita, segura, cheio de pessoas simpáticas e movientada, mas um movimento diferente, com cara de interior, não um movimento caótico como Buenos Aires. A tardezinha o Paseo del Bom Pastor fica lotado de gente jovem e bonita. Até roda de capoeira tinha por lá. Esperava mais do centro histórico, mas está tude revitalizado, bem bonitinho. Visitei o centro de memória e achei super forte (melhor não levar as crianças!). É um antigo centro de tortura da ditadura militar. Saí passando mal, mas a visita vale a pena!

Fui até Alta Gracia visitar a casa de Che. Imperdível! A cidade mesmo não tem nada... Depois fui até General Belgrano que é bem bonitinha, mas teria aproveitado mais se estivesse com uma boa companhia para sentar nas cervejarias e encher a cara! ::otemo:: É preciso pegar o bus na ruta, pq ele não entra em Alta Gracia. Nesse dia encontrei as pessoas mais solidárias de toda a viagem! Estava sentada no único restaurante aberto de Alta Gracia quando um casal de americanos que eu já tinha trombado no caminho p/ a casa de Che me convidaram p/ sentar com eles. Depois peguei um taxi p/ chegar até o ponto de ônibus p/ General Belgrano e o taxista percebeu que eu não sabia muito bem como fazer isso e mal falava espanhol, desceu do carro e pediu para uma mulher me mostrar o ônibus. A mulher foi super simpática, ficou o tempo todo conversando comigo e não só me mostrou o ônibus como comprou meu ticket e me mostrou onde descer. Quando ela disse que já estavamos na vila eu fiquei meio alerta, meio impaciente e um carinha do meu lado começou a me falar onde deveria descer e o que deveria fazer na cidade! Depois falam que brasileiro é mal tratado na Argentina!!!!!

Em um outro dia, peguei o trem de las sierras (será q é isso mesmo?!) de Córdoba até Cosquín. O caminho é lindo! O único probleminha é que o trem chega lá justo na hora da siesta! A única coisa aberta na cidade toda era uma barraquinha de cigarros! Fumei um cigarro, tomei uma coca cola e peguei um ônibus para Carlos Paz. A cidade estava vazia. Acho que deve ser mais legal no verão! Fui direto p/ o postinho de informaçoes turisitcas e a tiazinha me deu um roteiro legal que passa pelas principais atrações da cidade.Queria ter ficado um dia a mais p/ ir a La Cumbrecita, que dizer ser linda!

Em Córodoba me hospedei no Che Salguero. O hostel em si não tem nada de mais, mas a vibe lá é muito boa!!!! Os donos estão sempre no meio da galera e chamam todos pelo nome! É engraçado ouvi-los falando portugues! E a localização e o cafe da manhã são ótimos!

Não perca:

Visita guiada pelo Museo de Bellas Artes (Palacio Ferreira)

Um entardecer no Paseo del Bom Pastor (já que vai estar por lá, assita a dança das águas, mas não espero mto!)

Tours pelo centro histórico gratuitos (a programação muda semanalmente e estão disponíveis no Cabildo - centro histórico)

A casa de Che é imperdível (já disse isso, mas é que é imperdivel mesmo!).

Ônibus Rosário - Córdoba pela Urquiza: 88,00

Ônibus de Cosquin p/ Carlos Paz: 6,00

Ônibus de Carlos Paz p/ Córdoba: 9,00

Mendoza

Logo que cheguei no hostel encontrei três brasileiros e nos demos bem logo de cara. Fomos no Parque San Martin, que fala sério, é muito sem graça! Tá, é bonito, mas Mendoza tem praças muito mais movimentadas espalhadas pela cidade!

Fiz o tour da Alta Montanha. O Parque do Aconcagua é lindo! Fizemos um trekkinzinho p/ um mirador e eu quase morri sem respirar (tudo bem que sou asmática, mas era uma caminhada muito de leve!). Isso me deixou preocupada, afinal algumas semanas depois eu faria a Trilha Inca!

Em um outro dia fiz o tour das bodegas de meio dia... Queria muito ter feito o tour de bike, mas só teria no dia que fui p/ Santiago :? .

Me hospedei no Hostel Campo Base e fechei os tours por lá mesmo. Uma dica é enviar um e-mail p/ eles antes de se programar porque não tem todos os passeios todos os dias (tipo o bodegas de bike!). Daria para ficar uma semana na cidade com a agenda cheia de tantas opções! Essa é uma cidade que terei que voltar!!!!

Não perca:

Faça tudo que puder em Mendoza... tudo vai valer a pena!!!!!

Ônibus Córdoba - Mendoza pela Andesmar: 135,00

Diária em quarto misto no hostel Campo-Base: 38,00

Tour Alta Montaña: 110,00

Las Bodegas 1/2 dia: 60,00

Água de 1,5L: 4,00

Almoço no restaurante vegetariano (Av. Belgrano, na altura da Sarmiento) - uns 300 gr: 12,00 (ou 30,00 p/ comer a vontade!)

Pizza e 2 Quilmes p/ 3 pessoas: 70,00

6 alfajores Havanna + 2 cones + galletas: 30,50

Taxi do hostel até o terminal de ônibus: 8,00

Santiago

Fui para Santiago encontrar uma amiga que decidiu viajar comigo. Eu já estava acostumada a viajar sozinha e até gostando disso. Ela decidiu ir embora no momento que eu mais precisava de companhia. Nessa hora vi como é maravilhoso estar na com a melhor pessoa do mundo: eu mesma! ::hãã2::

Me hospedei no Bellavista Hostel. Excelente! Além de ter uma infra estrutura bem bacana, está localizado próximos oas barzinhos e baladas da cidade. Combinei de encontrar os meninos brasileiros lá, e foi difícil falar tchau :(

No dia que cheguei, dei um role basico pelo centro com um deles que ia p/ San Pedro no dia seguinte (e assim que chegou lá teve que voltar p/ Santiago e pegar um voo p/ o Brasil pq passou no vestibular! 52 hrs direto de bus, coitado!!!!). Fomos p/ o Cerro San Cristobal na manhã seguinte mas os teleféricos estavam fechados por causa do terremoto e andar aquilo tudo a pé é missão impossível! Acabamos no zoo! A Concha y Toro também não podia faltar! Pena que não pude carregar a taça que eles dão de brinde! :(

Depois de despedir dos meninos que ficaram no meu ::love:: fui p/ Valparaíso e Vinas del Mar. A rodovíária de Santiago estava uma loucura porque era sexta-feira santa! Estavamos (minha amiga, um casal de brasileiros que conhecemos no hostel e eu) esperando na fila gigantesca da Tur Bus quando uma mulherzinha veio oferecer tour por Valpo e Viña. Demos uma choradinha básica e conseguimos as passagens de ida e volta mais o tour por 15.000 pesos.

Antes de pegar o bus p/ San Pedro de Atacama, fiz um tour "free" que tem todos os dias as 10hrs em frente à Catedral (só procurar o cara com a camiseta vermelha ou uma placa escrito FREE TOUR). Bem legal! Passamos pelos principais pontos da cidade em 4 horas caminhando. O cara explica todos os detalhes e no final, em frente a casa de Pablo Neruda, pede a propina, claro!

Achei Santiago mais bonita que Buenos Aires mas acho que isso tem muito a ver com meu estado de espírito que com certeza estava muito mais feliz com as companhias! Infelizmente não pude visitar os museus porque estavam fechados por causa da semana santa. Valapraíso e Viña del Mar mereceríam um dia a mais p/ entrar no museus ou ficar mais tempo brisando na praia. Fiquei louca de vontade de ficar uns dias no Ritoque Raices Hostel que fica localizado em uma praia ao norte de Santiago, oferece aulas de yoga, surf e alugam redes p/ dormir! Mas os caras aproveitaram a semana santa para um surftrip e fecharam o hostel! :x

Free Tour todos os dias, as 10hrs em frente a Catedral

Laundry: 3.000

Metro: 500

San Pedro de Atacama

Depois de 26hrs de viagem em pleno domingão de páscoa (é p/ essas horas que serve o dramim e os tampões de ouvido!) chegamos em San Pedro. Até então eu só tinha passado por cidades relativamente grandes, com infra estrutura... San Pedro me assustou! Descobri o sentido de pitoresco!!!! Mas no fim me apaixonei pelo pueblo.

Mal saí do terminal da Tur Bus e um cara me abordou oferecendo hostel. Como eu não tinha pra onde ir, estava sonolenta e perdida, segui o cara até o hostel Nuevo Amanecer. Fica a cinco minutos da Caracoles (rua principal da cidadezinha) e isso me ajudou ao chorar no preço.

Aluguei uma bike por dois dias (1/2 day) e visitei Pukara Quitor e Garganta del Diablo em um e Valle de la Luna em outro. No primeiro dia, se nós não tivessemos ido e voltado três vezes até achar a Garganta, teríamos ido até Catarpe em menos de 4 horas pedalando. No outro dia, se não fosse meu condicionamente físico de tartaruga, tería chego no Vale de la Muerte, mas eu já estava cansada, com dor de barriga e sozinha (nesse dias minha amiga resolveu passar o dia dormindo) quando encontrei um guia que me informou que p/ chegar no Vale de la Muerte teria uma subidona e a descida é arenosa, o que impediria de pedalar... Claro que dei meia volta!

Em uma das noites fiz o tour p/ observar as estrelas. O céu de lá é animal! Não é muito barato, mas vale cada centavo, apesar do frio!!!! O chocolate quente servido no final me fez eu e minha amiga passar mal... ficamos até com febre! E só pode ser o chocolate porque sou vegetariana e ela não, portanto a única coisa que comemos em comum!

Não Perca:

O tour p/ observar as estrelas

A Quebrada del Diablo

Ônibus Santiago - San Pedro de Atacama pela Tur Bus: 29.000

Diária no hostel Nuevo Amanecer em quarto misto: 5.800

Aluguel de bike por 1/2 dia na H2O: 3.500

Tour p/ observar as estrelas (só tem uma agência que faz isso e fica na Caracoles): 15.000

Entrada Pukara Quitor: 2.000

Água de 5L: 1.100

2 empanadas: 1.200

Sopa de Champingon: 3.000

Almoço no restaurante vegetariano (no fim da Caracoles): 3.200

Laundry: 1.500

Lenço xadrez + faixa de cabelo + cartão postal: 3.250

Salar de Uyuni

Como minha idéia inicial era voltar para o Brasil pelo trem da morte, escolhi fazer o Salar de Uyuni em 4 dias, com caganeira e tudo, e assim voltei para San Pedro de Atacama. Não recomendo a ninguém! Depois de Uyuni é só estrada! Muito cansativo, frio e chato!

Fechei o tour em San Pedro com a Cordillera. Foi excelente! Fomo em um jipe novo, com um guia legal, dormimos no hotel de sal e paramos onde queríamos para as fotos. A comida também não deixou a desejar. Sempre com fartura e saborosa.

O único problema foi a volta que nos colocaram em um jipe caindo aos pedaços e, como só estava eu a minha amiga, o motorista resolveu sair dando carona! No primeiro dia ele deu carona p/ um cara até a hospedagem. Primeiro ficamos com medo. Imagina: duas mulheres sozinhas em um país estranho com dois caras no meio do nada falando em quechua ou aymará ou qualquer língua que eu não entendia bulhufas!!!!! Mas no fim a cia do cara foi boa pq ele teve que descer do jipe várias vezes p/ empurra-lo!

No outro dia, nos termas, o guia para do nada e diz q volta em dois minutinhos. Voltou depois de dez acompanhado por dois isralenses muito, mas muito, mas exageradamente muito fedidos! Eu não conseguia respirar!!!!! Fiz um sistema a 'vácuo' com meu anorak em volta do meu nariz! Chegando em San Pedro fui até a agencia relcamar e ganhei um almoço no restaurante do lado! ::cool:::'>

Durante o tour do salar, minha amiga passou muito mal por causa da altitude. Ninguém nos avisou que subiríamos muito e ela encheu a cara de água com gás. Na primeira noite dormimos na Laguna Colorada a 4.500 metros sobre o nível do mar. A menina acordou no meio da noite com uma dor imensa no peito e falta de ar. Começou a chorar desperadamente e só parou depois de tomar um chá de coca. As dores ficaram por mais dois dias! Muito tempo depois, no Parque da Lauca, o cara que nos vendeu o tour nos disse para nunca comer algo que fermente no estomago ou tomar liquidos com gas antes de subir, porque no alto os gases se espandem e nos faz passar mal!

Não perca:

Isla Incahuasi - uma ilha cheia de cactus no meio do salar