3 Países:Portugal, Espanha e Itália- fevereiro 2017 (22 dias) – gluten free - DETALHADO

Salve galera! ::otemo::::otemo::

Passando pra deixar meu relato de viagem bem detalhado – em termos do planejamento e da alimentação- para ajudar aos demais colegas mochileiros e celíacos. Peguei várias dicas aqui e estou retribuindo. Eu e meu noivo já fizemos viagens distantes de carro (América do Sul), mas mochilão pro velho continente (eu sempre quis falar isso) foi o primeiro.. então estávamos receosos e com várias dúvidas. ::sos:: Algumas foram respondidas com os relatos dos colegas, outras somente percorrendo o caminho. ::hãã::

Vou escrever sobre as dúvidas que tive e depois relato a viagem.

Planejamento: Começamos a planejar a viagem em outubro/2016. A TAP lançou algumas promoções ida e volta de Portugal.. mas pensamos em voltar por outro país. A dúvida era.. qual país? Espanha tá no lado, então é tranquilo de ir.. Lemos vários relatos de pessoas afoitas querendo conhecer a Europa em poucos dias e vários conselhos dizendo que a Europa vai continuar lá.. pra fazer tudo com calma que se aproveita mais a viagem. Tínhamos 30 dias de férias, mas optamos por usar 22 (02/02 – 23/02/2017) e fazer uma viagem mais de boas.. nada de correria mudando dum país a outro. A opção mais lógica seria voltar pela França, que tá no lado da Espanha.. mas não estávamos com vontade alguma de ir pra lá.. então decidimos voltar por Roma. 3 países estava ótimo! No decorrer da viagem, chegamos à conclusão que se tivesse terminado na Espanha já estava bom, pois fomos cansando e não aproveitando tanto a viagem pra Itália.. Aproveitar aproveitamos sim.. mas não com aquele pique todo. Então a velha dica deste fórum vale.. “A Europa vai continuar lá”... mas em termos financeiros valeu a pena fazer os 3 países. :lol:

Aplicativos: Usamos alguns aplicativos essenciais pra viagem. Peguei aqui no fórum a dica do My Maps. Eu ia lendo os relatos do pessoal e, o que me interessava, eu botava o ponto no mapa. Depois eu fui separando nossa rotina diária no excel com base na localização desses pontos.. Olhava no site das atrações os dias e horários de funcionamento.. poucas coisas abrem as 2ªs feiras, por exemplo. Baixamos um app de mapas, que permite navegar off-line, o Maps Me. Aqueles pontos que eu salvei foram abertos nesse outro app.. então podíamos ir pra onde quiséssemos tranquilamente.. aparecia, inclusive, os pontos de metrô, ônibus, os nomes dos pontos.. Podíamos sair caminhando sem rumo e ao final pedir pro app traçar o caminho a pé de volta pro hostel. Compartilho nosso roteiro em KML em anexo.

Alimentação Gluten Free: Não vou explicar sobre a doença celíaca, haja vista não ser local para isso. Mas são muitos os cuidados na cozinha para um celíaco poder comer fora de casa.. não se pode comer em qualquer lugar.. O prejuízo pro corpo é gigante e pode até estragar a viagem. Dá para imprimir os cartões perguntando sobre os cuidados na cozinha no idioma do país ao qual se está indo: http://www.celiactravel.com/cards/ .

Portugal: Em geral, o trigo não é a base da alimentação de Portugal (ou pelo menos Porto/Lisboa). A base é frutos do mar.. então é muito fácil achar opções sem glúten, mesmo que em lugares não específicos, e evitar a contaminação cruzada. Todos garçons que perguntei sabiam o que era glúten e sabiam os cuidados na cozinha. Na página https://www.facebook.com/vivasemglutenportugal/ e http://www.celiacos.org.pt/ tem várias dicas! No mercado tem muitas opções com o selo da APC (Associação Portuguesa de Celíacos).

Espanha: Página da associação de celíacos da Espanha: https://www.facebook.com/faceceliacos/. Usei o app CELICIDAD (https://www.facebook.com/celicidadsinglu/ ), que tem mais de 2.000 restaurantes para celíacos. Foi muito útil!

Itália: Ahhh... a Itália.. paraíso gluten free..onde existe até ‘bolsa celíacos’ e se compra alimentos na farmácia (afinal, o alimento é a nossa cura). O site da associação é http://www.celiachia.it, e eles tem o app. Aic Mobile, perfeito!! Tem também o site: http://www.pizzerieperceliaci.net/, basta colocar região, província e cidade que você pretende encontrar uma pizzaria que tenha pizza sem glúten. Na descrição das viagens falo um pouco sobre os apps.

Gastos: Estimei gasto total da viagem, por pessoa, em R$ 8.269,12. Acabou ficando em R$ 7.682,42 (não considerando os extras, roupas, presentes, ímas de geladeiras, etc). Essa diferença deu porque desistimos de alguns passeios no decorrer da viagem.. além disso a cotação do euro baixou R$0,30 durante a viagem.. algumas coisas pagamos no cartão de crédito pra compensar. Fora isso, a estimativa foi ÓTIMA! Desta viagem não vou postar o detalhamento dos gastos.. Mas separei no excel gastos com: Atrações, Transporte, Alimentação, Hostel. Com o app eu via se havia necessidade ou não de utilizarmos transporte público, com base na distância, então fui estimando. Em geral, os gastos com transporte dentro da cidade são baixos, deve-se ter atenção com as passagens para atrações mais afastadas. Com alimentação fiz a estimativa de 20€ por dia, com base em relatos anteriores. Estimei gasto total de 840€ com alimentação, mas gastamos 950€ (Erro 1: Para pessoas sem restrições alimentares tá cheio de comida na rua, para celíacos não tem a opção de lanche/almoço fácil.. Então essa de comer qualquer coisa pra mim não dava e geralmente comíamos em restaurantes, boas refeições.. Se você é ‘normal’, creio que 20 euros está ok! Erro 2: Não somos de economizar em comida.. Ainda mais na Itália (paraíso gluten free). Então devíamos ter estimado um pouco mais.. 25€ ou 30€ por pessoa/dia).

Quantidade de roupas: Escolhemos ir no final do inverno para não pegar o frio tão intenso, nem carregar tanta roupa. Mas paira a dúvida cruel.. para 22 dias, qual a quantidade ideal de roupa para levarmos? Encontramos algumas sugestões na internet. Em suma, levamos 2 calças cada um (uma vestindo e outra na mala), 1 casaco bem quente/pesado (pois queríamos comprar um mais leve no destino.. então se você não quer comprar casaco, sugiro levar 2.. um bem quente e um ameno). Quanto as camisas, meu noivo levou umas 15.. eu levei menos, li sobre usar a mesma camisa por 4 ou 5 dias.. Levei umas 6,7.. mas eu também queria comprar algumas.. acabei comprando 2. Roupa íntima: Levamos para todos os dias.. mas acho que dava de lavar no próprio quarto e deixar secando perto da calefação/aquecedores (nosso quarto era privativo, não compartilhado, mas minha tia ficou em compartilhado e conseguia lavar tranquilo, enquanto as colegas saíam do hostel, ela lavava e depois secava no aquecedor.. Diz ela que secava muito rápido). Sapatos: Levei uma bota impermeável para frio, uma alpargata e um chinelo.Usei a alpargata 1 dia (dispensável)..senti falta de ter levado 1 tênis. Meu noivo levou 1 bota mais fuleirinha (ele queria comprar uma bota melhor lá), 1 tênis e 1 chinelo.. Foi suficiente. Sugiro botas impermeáveis, pois o inverno é chuvoso. Em todos os países encontramos lavanderias próximas ao hostel (ou no próprio hostel), é uma opção também para levar menos roupas.

Hostels: A escolha dos hostels foi bem detalhada e extensa. Pesquisávamos no Booking, hostelworld e TripAdvisor.. Com os pontos de interesse criados no My maps eu ia procurando hostels próximos.. e que também ficassem próximos às estações de metrô. Isso foi perfeito, pois podíamos ir a pé às atrações ou usar estações de metrô, que estavam sempre ao lado.. isso agregou ‘qualidade de vida’ e ganho de tempo pra nossa viagem. Dou preferência pra ficar em Hostels pois, além dos preços acessíveis, podemos cozinhar.. o que é essencial para celíacos. ::otemo::

Passaporte: Outra dúvida que tivemos que não está tão bem esclarecida nos tópicos que pesquisei foi quanto ao passaporte vencido na hora da compra da passagem aérea. Vi várias dúvidas iguais à minha. Meu passaporte estava vencido e eu ainda não tinha número do novo. Pra não perder a promoção da TAP, comprei com o número velho.. quando saiu o novo simplesmente liguei e fiz a alteração por telefone.. foi bem tranquilo. Minha tia (que foi conosco) não tinha passaporte.. e botei tudo zero e depois fiz a alteração. ::hãã::

viagem 2017.kmz

DIAS 1 e 2:

E começa a viagem. Fomos eu, meu noivo e uma tia minha, que pediu pra ir nos 45s do 2º tempo.. ::putz:: Comprei as passagens pra ela em dezembro e a diferença de preço foi pequena (comprei a nossa em outubro).

Saímos de Floripa --> Guarulhos--> Lisboa --> Porto. Não tinha diferença no valor da passagem se escolhesse Porto ou Lisboa. Então, por questão de logística, escolhemos Porto. Por tudo que lemos exaustivamente aqui, o tempo ideal para conhecer Porto é de 3 dias e foi o que eu achei que tinha posto.. mas me confundi com o dia de chegada, que era um dia depois.. e perdemos 1 dia. Só percebi isso depois de terminado o planejamento da viagem.. passagens de trem, aéreas, tudo comprado.. então deixei assim mesmo.. Somente 2 dias. ::hãã::

Quando fizemos a compra (a compra, não check in), láááá em outubro 2016, tinha a opção de assinalar refeições especiais.. e assinalamos sem glúten. Há uma recomendação (de outros celíacos) de ligar uns 3 dias antes da viagem e ver se tá tudo ok com sua refeição, se está anotado.. Eu estava numa correria tão grande e não fiz nada disso.. levei lanche na mochila e torci para que desse tudo certo. Eis que veio uma janta e um café da manha deliciosos- e sem gluten.. A refeição especial não ficava junto do carrinho que contém as outras refeições, ficava isolada na ‘cozinha’.. e quando avisei ser celíaca me trouxeram prontamente, com etiqueta identificando. A minha refeição era bem diferente da do meu noivo.. me passou total confiança! Comi, não passei mal.. tudo aprovado! TAP ::love::

Chegando em Porto pela manhã e fomos deixar as malas no hostel. Devido ao meu erro de data, só tínhamos 1 dia (e meio) pra conhecer o centro de Porto. Logo de cara, fomos conhecer a Sé do Porto (uma edificação construída no séc. XII. Em sua parte interna destacam-se a sacristia, o claustro, a capela de João Gordo – com um túmulo gótico-, a Sala do Capítulo e exposição de arte sacra).

Saímos caminhando por Porto, sem destino.. apenas conhecendo.. É uma cidade mto charmosa, cheia de ruelas e locais interessantes. Li nos relatos sobre o 'clube dos apaixonados por Portugal'.. Certamente entramos nesse clube ::love::

Não vou postar nenhuma dica de restaurante específico (p/ celíacos), pois em 1 dia em Porto não deu tempo para ir em algum. Para Porto só achei um local (Pasta Fresca & Pizza), está no meu arquivo KML compartilhado no início. A maioria das refeições não possuem trigo, como falei no começo, então é menos arriscado do que no Brasil.

Saindo do almoço.. uma chuva fraca! Um grande temor nosso.. Lemos que é muito comum chover no inverno europeu.. e que é sempre indicado não deixar o roteiro tão fechado por causa disso também, pois acaba ficando sem folga pra visitar alguma atração específica que a chuva impossibilitou.

Em seguida fomos na Torre e Igreja dos Clérigos (foram classificadas como Monumento Nacional em 1910). A torre teve sua construção finalizada em 1763 enquanto a igreja- a primeira igreja em Portugal com planta em forma de elipse- foi finalizada em 1749.

Pra finalizar o dia fomos na famosa livraria Lellos (entrada 4€), que serviu de inspiração para o filme Harry Potter.. Livraria lotada, você não consegue sentir o ambiente de uma livraria, é mais um mini shopping barulhento. É bonita, mas a gente entrou e logo queria sair. Li no fórum que era proibidíssimo bater foto..não havia nenhum cartaz, nenhum indicativo avisando isso. .e estava todo mundo batendo..acho que passou a ser liberado. Você pode converter o valor da entrada como parte do pagamento em alguma compra.. Só achamos livros acima de 25€, e nenhum que nos interessava (pode ser o barulho nos tenha feito olhar tudo superficialmente). ::tchann::

Hostel em Porto: Residencial Triunfo

Valor Diária: 56€ (quarto triplo com suíte)

Ponto positivo: Localização, conforto e Atendimento. Próximo de várias padarias, Terreiro da Sé, Torre dos Clérigos, Estação São Bento.

Ponto negativo: Não tem cozinha, não tem café da manhã

Dia 3 – Guimarães

O planejamento do dia incluía: Museu de Alberto Sampaio, Castelo de Guimarães, paço dos duques de bragança, Convento de Santo António dos Capuchos, igreja de s.miguel do castelo.

Pegamos o comboio (trem) na Estação de São Bento, uma belíssima estação que também é ponto turístico. É revestida de azulejos de temática histórica que foram instalados entre 1905 e 1906.Além dos azulejos, outros aspectos a destacar na estação são a cobertura sobre as vias e a monumental fachada.

OBS: Antes de embarcar não se esqueça de validar o ticket, a máquina fica em frente aos comboios. Se você for pego com o bilhete não validado tem que pagar uma multa de 100x o valor do bilhete.

Saímos de Porto já com chuva, que ficou muito mais forte em Guimarães. Cidade muito caprichada, cada esquina tem alguma interessante para ver.

Fomos primeiro ao Museu de Alberto Sampaio, foi uma bela surpresa. Vários relicarios, pinturas, artes sacras.. histórias bíblicas contadas por pinturas antigas, é uma viagem no tempo. Pinturas do ano 1500, 1300 e por aí vai.

598ddfbd1b839_12batismocristoano1535(Copy).jpg.4d153c7e2a3b4e3ca243090e86a2f325.jpg

Parada para almoço no restaurante Mumadona, com opções para celíacos.

Seguindo o roteiro, fomos ao Paço dos Duques de Bragança. Foi a atração que mais gostamos na cidade. Tem uma riqueza de materiais históricos, tapeçarias, artes, vários salões para visitação..

598ddfbd45098_14-1(Copy).jpg.d4aee1533ecf04d4bfa2650bbc5235d9.jpg

Continuando, fomos na igreja de São Miguel do Castelo, onde, segundo a tradição, foi batizado Dom Afonso Henriques, o Rei de Portugal. Em seu interior há poucas coisas: 1-Sistema de medidas de peso e capacidades, 2- Inscrição régia de 1654 (carta que Don João IV enviou para Guimarães determinando o cumprimento do voto do Rei e do Reino à Virgem Maria Imaculada da Conceição –padroeira de Portugal), 3- Duas esculturas (São Miguel e Virgem Maria), 4- Pia Batismal e 5- Lápides com motivos guerreiros e religiosos. Fica entre o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques. É uma igreja toda de pedra, medieval, bem charmosa.

Chegando no ponto mais esperado do passeio, no Castelo de Guimarães, fundado no séc. X e monumento nacional desde 1881. A chuva apertou mais ainda, ficou mais frio ainda... ::Cold::::Cold:: foi tenso. O Castelo é vazio na parte interna, há somente uma torre, onde há exposição de itens históricos (armaduras, vídeos, roupas, poemas..). Tem uma muralha onde é possível caminhar. Vídeo do castelo com chuva em:

O Roberto tinha ido com uma bota mais simples.. Ficou com o pé ensopado.. ::Cold:: foi um dia meio que ‘passa logo’, foi chuva demais. Cortamos o Convento de Santo António dos Capuchos do roteiro por causa disso. Apesar de perto, o vento forte fazia com que só quiséssemos ir para algum abrigo. Nessa hora lembramos das dicas sobre viajar no inverno..se preparar pra chuva.. Estávamos usando casacos impermeáveis e eu, a bota também.. foi essencial. Mas a Vânia e o Roberto estavam parecendo 2 pintos molhados. ::quilpish:: Partiu ir embora logo!

Gastos:

Ida e Volta Guimarães: 4,80€ (comboio)

Passe Museu de Alberto Sampaio + Paço dos duques de bragança+ Castelo: 8 €

Dia 04 – Porto --> Lisboa:

Pegamos o comboio de Porto à Lisboa (24,3€). O planejamento inicial constava parar em Aveiro e ir no Castelo de Santa Maria da Feira, mas não fomos atrás pra ver se tinha locker na estação.. Estávamos meio puteados com o excesso de chuva do dia anterior. Pelo que lemos, para conhecer bem Lisboa recomenda-se no mínimo 5 dias (concordo!).

Deixamos as malas no hostel e fomos conhecer a cidade. O castelo de São Jorge ficava tão perto do hostel que decidimos começar por lá. Olha o urinol aííí gente:

Chegamos perto da última entrada, as 17h. As funcionárias falaram que 40 min era suficiente pra conhecer tudo.. então entramos (bilhete 8,50€). Sinceramente, achei a visita corrida.. Várias atrações internas já estavam fechadas, mas deu de aproveitar bem o castelo. Tem várias torres, tem uma vista linda do horizonte, por do sol maravilhoso.. mas aconselho a irem antes das 17h.

Sobre o caminho até o castelo.. é uma subidinha de uns 15min. Pra mim e pro Roberto foi tranquilo. Minha tia tem algum problema de asma, pelo que entendi nem ela sabe bem o que é porque não foi atrás disso.. mas as vezes falta ar (e só descobrimos durante a viagem ::grr::::grr::::grr::::grr::::grr::::grr::::grr:: ). Aí qualquer subida que exige um pouco de preparo físico ela ficava ofegante e tínhamos que parar um pouco. Ainda bem que eu tinha feito seguro saúde pra todos nós (R$188,99).. mas não foi usado.

Hostel em Lisboa: Martim Moniz 28 Guest House

Valor Diária: 65,85€ (quarto triplo com suíte)

Ponto positivo: Localização, conforto, Atendimento, Limpeza. Próximo de restaurantes, supermercados, castelo São Jorge, estações de metrô. Tem máquina de lavar/secar roupas(8€)

Ponto negativo: Cozinha pequena e sem fogão.

Dia 5- Lisboa

Havíamos feito as contas das atrações que queríamos visitar e vimos que valia a pena adquirir o Lisboa Card (https://www.lisboacard.org/). Compramos o de 48h (17,5€).

No 5º dia de viagem fomos no Oceanário (17€), uma das poucas atrações que abrem as 2ªs feiras em Lisboa (todo planejamento da viagem foi em função dos dias e horários de funcionamento). Eu não curto zoológicos, então dei uma pesquisada antes pra ver se o oceanário não era como um ‘zoológico marinho’. Na verdade o lugar foca bem na educação ambiental e na preservação da fauna, flora e dos oceanos. Tem tubarão, pinguim, arraia, trocentos peixes..até anfíbios, que são espécies altamente ameaçadas de extinção.

Perto do Oceanário tinha um McDonald's‎. Sei que, em alguns países europeus, já tem McDonald's‎ sem glúten.. então fomos lá conferir. E tinha! Não que seja o sonho de todo celíaco comer esse lanche, mas a sensação em comer esse lanche, na rua, um fast food, como pessoas comuns.. é ótima! Olhinho encheu de água.

598ddfbe2fa6a_22-1(Copy).jpg.c9228615fe7ea5067e360b7ae4d84887.jpg

De lá fomos para o Cais de Sodré, um bairro muito charmoso. Descemos na estação e saímos conhecendo tudo a pé. Logo em frente da estação tem um mercado cheio de restaurantes, o Time Out Market, cheio de brasileiro trabalhando.

Viemos andando e fomos na Zarzuela, uma pastelaria gluten free. Aleluia provei os famosos pasteis de nata!

598ddfbf603fd_24-FotorCreated.jpg.049cc81c80627a04af9cad392fc3856f.jpg

Paramos na praça do comércio e fizemos um happy hour no Museu da Cerveja, que tem um bolinho de bacalhau que minha tia tá sonhando até hoje. Nessa praça fica o famoso arco triunfal da rua Augusta, construção concluída em 1873. As esculturas da parte superior do arco representam a Glória, coroando o Génio e o Valor. O texto inscrito no topo do arco remete para a grandiosidade do Império Português e a descoberta de novos povos e culturas. VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO.PPD “Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”. As esculturas na parte inferior representam Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e o Marquês de Pombal. Na lateral esquerda, o rio Tejo, e na direita o rio Douro, que delimitam a região onde viviam os Lusitanos. ::love::

Á noite fizemos compra no Mercado Pingo Doce, que era próximo do hostel (Lembrete: é cobrado 0,10€ por sacola, o que desestimula seu uso. Nós levávamos nossas sacolas todos os dias.. que sonho se fosse assim no Brasil... ::love:: ).

DIA 6- Lisboa

O planejamento do dia incluía conhecer a Praça do Império: Mosteiro dos Jerónimos + Torre de Belém + Museu Nacional de Arqueologia (incluídos no Lisboa Card), além do Padrão do Descobrimento.

A chuva nos seguiu de Guimarães.. e caiu forte lá por Belém... mas como o turismo não espera, compramos sombrinhas e continuamos. Passeio começou pelo Mosteiro dos Jerônimos, onde ficam os túmulos do Vasco da Gama e Camões, e seguiu pelo Museu, que fica praticamente junto do mosteiro. Este Museu não é muito extenso, tem tumbas romanas, múmias egípcias, cerâmica e história dos povos que habitaram a península. Como está ali ao lado.. no caminho.. vale a pena a visita também. Não bati fotos pois não é permitido.. mas tá cheio na internet.

Seguimos ao Padrão do Descobrimento, um monumento que evoca a expansão ultramarina portuguesa, sintetiza um passado glorioso e simboliza a grandeza da obra do Infante D. Henrique, o impulsionador das descobertas. Em seu interior dava de subir até o topo, pagando um elevador.. Estávamos meio cansados.. nem quisemos subir.. a vista por fora já estava boa! ::lol4:: Subindo lá dá pra ver a rosa dos ventos, na calçada atrás do monumento (http://www.padraodosdescobrimentos.pt/pt/monumento/rosa-dos-ventos/) .

Nesse monumento encontramos um casal de brasileiros brigando, berrando alto..a mulher tava dando piti.. vontade de me meter e falar pra ela parar de fazer vergonheira. ::prestessao:: Fomos, por fim, para a Torre de Belém, uma fortificação do séc. 16 para a defesa de Lisboa, usada posteriormente como prisão (1589), posto aduaneiro (1655), telégrafo (1810) e farol (1865). Acho que esse dia foi o mais cansativo de toda viagem.. foi um martírio andar até a Torre.. Dentro da torre tinha uma escada em forma de caracol, com uma fila gigante (isso que é baixa temporada).. como não aguentávamos mais ficar em pé.. nem quisemos subir. ::lol4:: Partiu hostel comer salmão ‘ahumado’.

DIA 7- Sintra

Hoje era dia de ir pra Sintra, cuja passagem ficava grátis no Lisboa Card. Hoje foi o dia mais esperado por mim e pelo Roberto: Castelo dos Mouros, Palácio e Parque da Pena e Quinta da Regaleira! Saindo do comboio, em Sintra, há vários guias turísticos, agências.. oferecendo serviços. Passe reto por eles e pegue um ônibus até o topo do morro (acho que era 5,50€) ou um tuk tuk (pagamos 15€ na ida e 10€ na volta, pros 3), aqueles carrinhos antigos conversíveis. De tuk tuk é bem mais divertido! ::hahaha::

Nós começamos pelo Castelo dos Mouros por sugestão do motorista. Basicamente é composto pela muralha e o sítio arqueológico, não tem um castelo propriamente dito. Mas é lindo, maravilhoso!! O lado bom de ir no inverno.. as atrações não tavam craudiadas de gente. Tem muitas escadas (minha tia não curtiu muito, ficou sem ar de novo). ::grr::

598ddfc0264d2_30-1(Copy).jpg.1225b1c504db9043c1c7cd29507fec5a.jpg

Saindo dali, subimos para o Palácio e Parque da Pena. Na verdade, acho que o passeio tem que começar por ali.. justamente pra não precisar subir depois.. Desce do tuk tuk já no topo e depois desce pro Castelo dos Mouros.. me parece mais lógico, mas fizemos o oposto devido a sugestão do motorista (não entendi porque).

O palácio possui várias torres, é possível visitar a parte externa e interna. Todo colorido, com detalhes riquíssimos.. a parte interna é lindíssima, com vários quartos, sala de jantar.. vitrais. Tudo bem conservado. Além disso, tem um jardim gigante com vários outros pontos a serem visitados. Visitamos o jardim bem superficialmente pois minha tia tava esperando a gente lá no banquinho do castelo dos Mouros.. ela não quis fazer a subidinha até esta atração. Tinha muita coisa pra se visitar na parte externa.

598ddfc080f87_31-1(Copy).jpg.91e410ab66dc04e44264543f2fe1e561.jpg

Descemos de tuk tuk e fomos almoçar, emendando com a Quinta da Regaleira, o local que mais queríamos conhecer! ::hahaha::

Tinha muita coisa pra conhecer (poços, cavernas, túneis, jardins..), fomos acelerando o passo por causa do horário. Como no inverno escurece mais cedo.. a partir das 17:30h já ficava escurinho.. então fizemos a visita na Quinta da Regaleira um pouco mais rápido (começamos a visita às 15h- hora local- e terminamos as 17:10h, tava meio escuro já dentro dos poços). Iniciamos pelo poço iniciático (diz-se iniciático porque se acredita que era usado em rituais de iniciação à maçonaria). É “uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral, sustentada por colunas esculpidas, por onde se desce até ao fundo do poço. A escadaria é constituída por nove patamares separados por lanços de 15 degraus cada um, invocando referências à Divina Comédia de Dante e que podem representar os 9 círculos do inferno, do paraíso, ou do purgatório.”; No fundo do poço está embutida em mármore, uma rosa dos ventos sobre uma cruz templária, indicativo da Ordem Rosa-cruz. Minha tia não queria descer.. porque depois teria que subir. Na verdade tem saída subterrânea, o fundo de poço é ligado por túneis a outros poços e cavernas.

598ddfc0a7a70_33-1(Copy).jpg.74db6cea0a9475bddea24ceb4708ef56.jpg

Eu e o Roberto queríamos tanto conhecer esse poço, tinha uma expectativa tão grande.. que na hora foi "ah, legal, massa..".. Talvez porque eu tinha que ficar de olho se minha tia não tava tendo um treco, aí nem sempre prestava atenção nos detalhes.. Esse foi um dos dias.. ou porque a sensação é essa mesmo ::putz::

Durante a fase de planejamento da viagem pesquisei sobre o tempo recomendado pra cada atração, pra ver se dava tempo de fazer tudo. O que li bateu com o tempo que levamos em cada atração:

Castelo dos Mouros: 1 hora. É mais escada, escada e escada. Minha tia ficou mega ofegante

Palácio e Parque da Pena: Ficamos 1:30h, sendo que a visita na parte externa/jardim foi superficial. Tem muita coisa pra ver! Dava de ficar no mínimo 2 ou 3 hs (recomendado).

Quinta da Regaleira: Fizemos em 2 hs.. meio correndo pois já estava escurecendo (começamos a visita às 15h- hora local- e terminamos as 17:10h, já tava meio escuro dentro dos poços).

Gastos

Entrada Castelo dos Mouros e Palácio Sinta: 30€

Quinta Regaleira: 9,60€

Dia 8- Fátima e Tomar

O planejamento deste dia incluía alugar um carro e conhecer Tomar, Fátima, Batalha, Alçobaça e Óbidos. Se vocês olharem no mapa forma um roteiro sequencial..aparentemente fazendo tudo correndo daria de conhecer. Durante a viagem decidimos ir somente à Tomar e Fátima, pra curtir melhor as atrações de cada um. Mesmo porque já havíamos visto mosteiros, castelos.. olhando as fotos de cada um você não sente que é novidade, muitas coisas em comum.. então sentimos que não precisávamos conhecer tudo porque estava próximo das outras atrações.. Focamos em 2.

Alugamos um carro em Lisboa, na EUROPCAR. Procuramos uma filial 24h (no site dá de ver horário de cada uma), pois não sabíamos que horas iríamos chegar. Pegamos um carro com cobrança automática de pedágio, que vem depois no cartão de crédito.. além de não parar em fila, é meio confuso pra pagar.. paga na saída ou paga no correio (dependendo da jurisdição).. não quisemos esquentar a cabeça com isso.

Íamos começar por Tomar, mas erramos a entrada e decidimos seguir pra Fátima (se fosse o oposto daria pra tentar voltar por Óbidos). Obs: Ao lado da basílica tem um grande estacionamento (gratuito).

O santuário de Fátima é composto por diversas estruturas, as quais destaco a Basílica da Santíssima Trindade, a Capela das Aparições (é o coração do santuário, das seis aparições da Virgem Maria aos pastorinhos, cinco aconteceram neste local), a basílica Nossa Senhora do Rosário (que contém os túmulos dos 3 pastorinhos).

Alguém perguntou em outro tópico se era tranquilo levar senhoras idosas nessa basílica. Mostro a foto batida nos fundos da Basílica da Santíssima Trindade. É quase que plano, apenas essa caminhada até as demais estruturas, e algumas escadas.

Há uma exposição bem interessante (temporária e gratuita) que ficará até 31/10/2018, no piso inferior da basílica da Santíssima Trindade. Obs: Tem outro ponto turístico que eu desconhecia, só descobri quando cheguei em casa, a casa dos pastorinhos (casa de Lúcia; casa de Francisco e Jacinta). Obs2: Tem um lugar que parece ser muito legal de visitar, que fica somente a 2km do santuário, chamado Gruta da Moeda (Por queeeee não vi isso quando eu tava láá????Por que não li nenhuma indicaçãoooo?).

Almoçamos e seguimos viagem pra Tomar. Conhecemos o Convento de Cristo - o nome pelo qual é geralmente conhecido o conjunto monumental constituído pelo Castelo Templário de Tomar, o convento da Ordem de Cristo e o aqueduto dos Pegões (fica tudo junto). O conjunto destes espaços, construídos ao longo de séculos, fez com que o Convento de Cristo fosse classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O castelo teve a sua fundação em 1160 e era sede da Ordem de Cristo. No início meio estranho, não tinha ninguém da entrada, nenhuma bilheteria. Parecia um lugar abandonado (por fora).. então fomos entrando um pouco ressabiados..tinha pouquíssimas pessoas lá dentro (ótimo, acertamos no dia!). Andamos pelas muralhas, pelos jardins, pátios e ruínas. Tudo muito lindo, uma tranquilidade (

)!

598ddfc15c873_36-1(Copy).jpg.b588ea2776ffb423f3515c04f296dde7.jpg

Em 1420, o Infante D. Henrique transforma a casa militar do castelo num convento, para o ramo de religiosos contemplativos que ele introduz na Ordem de Cristo. O convento foi concluído em 1531, com o aqueduto dos Pegões, com cerca de 6 km de extensão. O convento é gigaaaante.. tem muitas coisas a visitar (demoramos 2hs).

Gastos

Aluguel carro (Punto 1.2)- 1 diária: 52,84€

Gasolina 27,43€

Pedágios: 17,25 € (veio no cartão de crédito)

Convento de Cristo (entrada 6€)

Dia 9-

Nosso último dia em Lisboa.. o planejamento era ir até Évora, mas abortamos. É meio ruim estacionar carro no Centro histórico de Lisboa, teríamos que ficar com o carro 2 dias seguidos.. Vimos que após as 19h parece que o estacionamento é grátis ali, mas tem o medo de deixar carro alugado na rua.. Estacionamento era longe, teria que pegar metrô depois.. Também não quisemos ir de transporte público pois a noite sairia nosso trem pra Madrid, vai que dá qualquer m.. no caminho.. Não dava de perder esse trem.. enfim, acabamos botando empecilhos e não indo.

Resolvemos voltar em Belém e provar os famosos pasteis de Belém (eles, eu não!). Já tinham comido os pasteis de nata..e a dúvida que pairava era se é a mesma coisa que pastel de Belém (um pastel de nata vendido em Belém). Pesquisamos na internet e perguntamos a comerciantes, que nos disseram que é a mesma coisa.. massss.. dia tava livre mesmo, então fomos lá.

Comentário da minha tia, que comeu: Sim, é a mesma coisa. Roberto não quis nem provar, tinha achado doce demais nos outros lugares que comeu. Detalhe: o pastel de nata daquela confeitaria sem gluten, a Zarzuelo, ele gostou um monte! Disse que era menos doce. ::love::

Voltamos no Mosteiro dos Jerônimos pra bater fotos melhores, pois no dia que fomos estava chovendo muito. Voltamos pra Praça do Comércio pra minha tia comer aquele bolinho de bacalhau de novo e fomos conhecendo as igrejas indicadas no trajeto, voltando a pé pro hostel (bem tranquilo).

À noite, pegamos o trem que vai de Lisboa até Madri (RENFE), saindo da estação Oriente. Compramos com antecedência (dezembro) ao preço de 27,20€ . Tem várias opções na hora da compra, comprar cabine casal, cabine só pra mulheres, cabine só pra homens e fechar uma cabine pra 4 pessoas. A vantagem é que vai dormindo deitadinho. Como estávamos em 3..comprei as poltronas mesmo pra não deixar ninguém sozinho. Sinceramente não me lembro da viagem, diz meu noivo que dormi bastante. :P Não é tããão confortável, mas pra uma noite tá tranquilo aguentar. O cara da nossa frente foi expulso numa estação no meio do nada, pois tava sem cartão de embarque.. Pelo que entendemos parece ser alguém que faz isso com frequência, tomou uma mijada gigante do fiscal.