Ir para conteúdo

5 Pontos Turísticos de Salvador


Posts Recomendados

  • Membros

5 Pontos Turísticos de Salvador para Conhecer

 

pontosturisticosemsalvador.jpg

 

Não é novidade que Salvador é umas das cidades mais procuradas pelos turistas. Rica em história e belezas naturais, Salvador também atrai pela tradição e diversos pontos turísticos espalhados pela cidade. Se você já está com passagem marcada para conhecer a cidade baiana, vamos apresentar 5 pontos turísticos de Salvador que você deve conhecer. Alguns já são bem conhecidos, outros nem tanto, mas a certeza é que você não pode deixar a cidade de Salvador sem conhecer esses lugares. Reserve um dia para visitar e se encantar com os cantinhos que só Salvador tem.

 

1. Farol da Barra

 

pontos-turisticos-em-salvador-1024x682.jpg

 

O Farol da Barra é um dos pontos turísticos mais conhecidos em Salvador. Temos certeza que você já ouviu falar do farol, se nunca ouviu falar vamos contar um pouquinho da sua história. O Forte de Santo Antônio da Barra, popularmente conhecido como Farol da Barra, está situado no bairro da Barra, orla da cidade, e foi construído em 1534.

 

No interior do forte está instalado o Museu Náutico da Bahia, único do gênero em todo o estado, reunindo valioso acervo de achados arqueológicos submarinos,uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes, miniaturas de embarcações de variada origem e uma mostra permanente relativa à geografia, história, antropologia e cultura da Baía de Todos os Santos, além da vida marítima, militar e administrativa da cidade de Salvador, primeira capital do país e sua mais importante cidade durante mais de três séculos.

 

No Forte está o Farol da Barra. O farol original foi instalado no forte no ano de 1698. O óleo de baleia alimentava lampiões protegidos por vidros que sinalizavam para os navegantes a entrada da baía.

 

2. Pelourinho

 

Pelourinho_Salvador.jpg

 

O Pelourinho reúne restaurantes com o melhor sabor da culinária baiana, artesanato, arquitetura barroca, religião, centros culturais e o legítimo batuque do Olodum.

 

A praça é cercada por várias casas antigas, no mais puro estilo colonial, a exemplo do casarão da Fundação Jorge Amado e igrejas como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a Catedral Basílica, dois grandes exemplos da arquitetura da época da Colônia.

 

Salvador cultivou a mão de obra escrava e teve os seus pelourinhos com várias colunas, fixadas em áreas públicas para expor e castigar criminosos. Instalados originalmente em pontos como o Terreiro de Jesus e as atuais praças Tomé de Sousa e Castro Alves. O Pelourinho é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado pela Unesco, em 1985.

 

3. Elevador Lacerda

 

elevador-lacerda-1024x682.jpg

 

O Elevador Lacerda foi idealizado por Antônio Lacerda (1834-1885), construído com a ajuda de seu irmão, o engenheiro Augusto Frederico de Lacerda e financiado por seu pai Antônio Francisco de Lacerda.

 

O elevador, que se encontra entre o Centro Histórico e a Cidade Baixa, conta com quatro cabines eletrificadas que comportam 32 passageiros cada uma, com um tempo de permanência de 22 segundos de viagem. O espaço foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2006.

 

4. Mercado Modelo

 

Mercadomodelo.jpg

 

O Maior Shopping de Artesanato do Brasil. Assim pode ser definido o Mercado Modelo com sua diversidade de lojas, onde podem ser encontrados os mais variados tipos de artesanato e produtos típicos da Bahia. O Mercado Modelo é também um ponto de encontro e convivência, além de espaço de animação artística e cultural da cidade.

 

O primeiro Imóvel que sediou o Mercado Modelo foi inaugurado em 1929. Situava-se na mesma Praça Cairu, em frente à rampa do Mercado, com fachada para o Elevador Lacerda, numa área entre a Casa Alfândega e a Escola de Aprendizes de Marinheiro.

 

A história do Mercado Modelo foi marcada por grandes incêndios; três deles no prédio inicial e, o último, no imóvel em que se encontra agora.

 

No mercado de hoje, é possível comprar uma extensa variedade de artigos artesanais: confecções, redes, instrumentos musicais típicos, entalhes em madeira (na sua maioria de inspiração africana), rendas e cestarias da Ilha de Maré, bordados e trançados, bijuterias e adereços, objetos de decoração e utilitários, peças de couro, ferro e cerâmica, as conhecidas bonecas de pano, vestidas de “baianas’’ e objetos religiosos, tanto católicos, quanto do candomblé.

 

5. Dique do Tororó

 

DiquedoToror%C3%B3.jpg

 

O Dique do Tororó foi construído pelos holandeses, no século XVIII, com um espelho d’água de cerca de 110 mil metros quadrados, o local sofreu sucessivas reformas com o passar do tempo. Em 1998, o ponto turístico ganhou novos equipamentos de esporte e lazer, anfiteatro, centros comunitários e restaurantes, além de doze esculturas de orixás assinadas pelo artista plástico Tati Moreno. Um ponto turístico que vale a pena visitar.

 

http://www.maisbahiaturismo.com.br/pontos-turisticos-em-salvador-conhecer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...