Ir para conteúdo

Abrindo a cabeça - o que eh ser mochileiro??


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Ultimamente tenho me perguntado o que eu acho que seja ser mochileiro... acho q eh aquele tipo de coisa que a gente sabe instintivamente - nao digo saber de fato o que seja ser mochileiro, mas o que sentimos que seja nossa opiniao da palavra mochileiro. Embora certamente teremos muitas coisas em comum entre a maioria das respostas, ainda assim havera muita diferença, de forma que nao exista resposta certa.... mas respostas bem argumentadas tenderao a ganhar mais adeptos, nao por ser correta, pois aqui acho que eh um campo mais do achismo do que qquer outra coisa, mas sim pela identificacao das pessoas. Eu tenho minhas opinioes, resolvi inventar esse topico nao pq precise de argumentos pra montar minha definicao, mas por curiosidade de saber a diversidade de opinioes dos outros... de ver argumentos que desafiem minhas proprias visoes e que talvez me façam mudar algumas ideias e reforçar outras... quero saber o quao arrogante eh minha opiniao... no sentido de tender a achar que o que defino como ser mochileiro eh o que EU faço quando saio mochilando... quero me por a prova... e ate por isso nao vou colocar, ao menos por enquanto, minha opiniao sobre o assunto.

 

Quem se habilita?

Link para o comentário
  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

De um tempo pra cá parei de me ver como mochileiro. Apesar do acessório - a mochila - ser parte fundamental do meu indumentário explorador, com o tempo me "desencantei" com os inúmeros significados que resolveram dar à esta palavra.

 

Cidadão vem pedir indicação de hotel 5 estrelas em NY, criar grupo pra fazer bate-volta na Bahia assistir show de axé, arrumar excursão pra Disney com os amigos da escola, bancado por papai e mamãe... Pô, isso é ser mochileiro?

 

Desde então me defino como viajante. Aliás, "Cicloviajante", é só olhar minha foto - e meu blog.

 

E por viajante, existem duas definições na Turismologia (sim, existe!):

 

Alocêntrico:

Procura novas realidades. A viagem é a componente fundamental da sua vida.

 

Psicocêntrico:

Procura destinos conhecidos, serviços strandardizados, criados a pensar no turista. Não corre riscos e não tem interesse particular em interagir com os residentes.

 

Uma dessas definições, mesmo que resumidíssima, se encaixa melhor na minha visão do que é ser mochileiro, viajante, sei lá, cicloviajante, cidadão do mundo, de todos os lugares e de lugar nenhum.

 

Mas não tenho a verdade absoluta.

 

Deixo a mesma pergunta do Xaliba procês: O que é ser mochileiro?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Minha modesta opiniao: mochilar é um tipo de viagem onde você consegue se integrar mais com a cultura local, as pessoas, a alimentaçao, o tipo e estilo de vida de cada país ou lugar. Mochilar não é apenas conhecer lugares correndo, mas se inserir e ter a liberdade de ficar quanto tempo julgar necessário e fazer o que quiser na hora que quiser. é se permitir conhecer lugares onde os turistas comuns nem chegam perto.

Por exemplo, sempre que estou em uma cidade nova gosto de pegar um onibus de linha e dar uma volta pelos bairros e lugares mais afastados para ver realmente como é a cidade. nada turísitico, mas muito informativo, fora que tu sempre acaba batendo papo com as pessoas dentro do onibus e conhece mais da cultura local e ouvindo historias interessantes!

Déia

Link para o comentário
  • Membros

Concordo com a colega acima... Na minha também modesta opinião, ser mochileiro é muito mais do que carregar uma mochila nas costas ou se hospedar em albergues... o espirito mochileiro pode também estar em uma mala de rodinhas ou em querer aproveitar uma pousadinha transada... É conhecer os lugares com calma, fazer programas com os locais, ir a lugares fora da rota turística, conversar com os moradores, enfim, viver o lugar é muito mais do que passar correndo só para dizer que foi. É programar sozinho (=sem agência) todos os detalhes da sua viagem e não se importar se tudo sair exatamente diferente do roteito planejado.

 

Aqui no site mesmo, tem muito "mochileiro" que visita 5 países em 20 dias... isso é viajar? Passar por Paris é dizer que conhece a França? Passar o carnaval em Salvador é conhecer a Bahia? Para deixar claro: nada contra quem faz isso, mas tem muitos que fazem esse tipo de viagem e criticam quem usa mala de rodinhas, que prefere uma pousada ao invés de hostel ou camping... E ai, o que é ser um verdadeiro mochileiro para vcs? A pergunta continua...

Link para o comentário
  • Membros

Ser mochileiro é mais que uma filosofia de vida. Levar a liberdade nas costas é para poucos. O real espírito aventureiro pede uma mochila. Caminhar, trekar, escalar, enfim ganhar o mundo da maneira mais simples e direta. O melhor? A convicção de que se pode ir longe com pouco, as vezes bem pouco. Levar pelo caminho pessoas que encontramos e nos surpreendem como as belas paisagens. Momentos tão unicos e distantes de nossas realidades. O Mochileiro sempre vai além pois está despojado de qualquer preconceito ou limitação. Quando acontece as adversidades ele tira de letra ou aprende com elas. Esse cara em geral deixa qualquer um a vontade. A tribo é do bem, vai pra lá das fronteiras pré-estabelecidas e sempre ajuda um companheiro na estrada. Vestir a mochila e sair por aí é viver a vida intensamente! ::love::

Link para o comentário
  • Membros

Mochilar realmente tem à ver com aventura, interação e improviso, concordo com vcs, interagir com as pessoas da cidade conhecer novos lugares, fugir de lugares comuns, passar perrengues e tudo mais, quando vou para algum lugar gosto de estudar a história e a cultura do lugar e chegar lá ver tudo isso que vc estudou na prática, fugir de hotéis 5 estrelas tb !! realmente mochilar é um estilo de vida !!! e esse estilo de vida são para poucos !

Link para o comentário
  • Membros

________________________________________________________________________________________________________

 

Não existe uma definição em ser ou como se tornar Mochileiro. O que eu sei é que um Mochileiro tem o mais variado perfil dentre os viajantes.

 

Existe idade ? A idade é do espírito, espírito jovem ! Sexo ? De todos os tipos !

 

Classe Social ? Todas, até as menos favorecidas. Claro que existe os mochileiros "endinheirados" , que preferem viajar com conforto, mas já encontrei muitos endinheirados que preferem ficar em albergues econômicos.

 

Profissão e/ou Ocupação ? As mais variadas possíveis. Já vi a presença de médicos a frentistas, passando por empresários, advogados, músicos, geólogos, turismólogos, jornalistas, publicitários, telefonistas, aposentados, estudantes... enfim, pessoas inteligentes e conscientes, que querem extrair o máximo de suas viagens.

 

Exigências para se tornar mochileiro ? Vontade de conhecer lugares, gente e culturas. Respeito por esses lugares, essa gente, essa cultura e a natureza.

 

Roupas que usam ? É perceptível a maneira simples como se vestem (calça, bermuda, camiseta, chinelo, tênis, bota, boné, agasalho - usam de tudo, conforme a ocasião. Uma bota para uma trilha, um boné para se proteger do sol e assim por diante).

 

E o Fundamental, INFORMAÇÃO e PESQUISA . Essa na minha opinião são as palavras que definem um MOCHILEIRO !

Informação e pesquisa para economizar durante a viagem, essa é a característica marcante de um Mochileiro.

Esticar o dinheiro para esticar a viagem é quase um lema. Não se trata de abrir mão do conforto (embora o faça com muita naturalidade), mas sim de pagar um preço justo pelo produto e/ou serviço que irá consumir. Muitas pessoas botam suas mochilas nas costas e até trabalham durante a viagem para prolongar os dias, que para muitos, é realização de um sonho !

 

E a volta pra casa depois de uma longa viagem ? É perceber que o lugar de onde você saiu não mudou, mas o que mudou foi você ! É voltar e incentivar outras pessoas a se tornarem Mochileiros, compartilhando tudo o que conseguiu absorver durante a viagem :D

É escolher sentir o peso de carregar uma mochila pesada nas costas, do que o peso de não conhecer o mundo todo, ou apenas os lugares que deseja conhecer. Mas sabemos que com um Mochileiro isso não acontece, pois nunca existirá apenas os lugares que desejamos conhecer, pois a cada viajem e pesquisa se descobre outros lugares ainda mais incríveis !

É conhecer o mundo, mas jamais esquecer o quintal da sua casa ::otemo::

 

_________________________________________________________________________________________________________

Link para o comentário
  • Membros

Pra mim pouco importa o local onde a pessoa se hospeda... Tanto faz se é num hotel 5 estrelas, num hostel, através do CouchSurfing e afins ou montando uma barraca no meio do mato... O que mais importa no estilo de vida mochileiro é como você interage com o lugar, é você fazer o máximo de esforço possível pra se misturar entre os nativos, interagir com eles e, prinicipalmente, apreender o estilo de vida local... Coisa que o turista comum nunca faz, ele simplesmente faz uma visita rápida aos pontos turísticos de interesse e acha que já conheceu tudo...

 

Faço muito isso que deiafranzoi mencionou lá em cima... Visito as periferias das cidades, geralmente de ônibus ou até mesmo a pé... Sempre que posso, converso com as pessoas tentando pegar o máximo possível de impressões sobre o local, me fazendo passar por um deles na medida do possível... Faço minhas refeições nos mesmos lugares que eles fazem, frequento as mesmas ruas que eles frequentam... Se eu fiquei só na zona turística, é como se nunca tivesse passado pela cidade...

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ser Mochileiro, na minha opinião, é aquela pessoa que faz toda a pesquisa e planejamento ou não da sua viagem. Busca locais que acha interessante, urbano ou natureza. É aquela que quer conhecer lugares diferentes do que já viu ou que vê nos filmes e se arrepia todo. Mas principalmente é aquela pessoa que não liga para a opinião dos outros que dizem que determinado lugar não é bom só porque não é badalado, o Mochileiro sempre busca o exclusivo, mesmo em um local onde todos vão. O Mochileiro é a pessoa que chega em NY e a conhece de outra forma, e não importa onde fique, concordo com o pessoal acima. Tanto faz se está em Hotel Cinco Estrelas ou em um Camping. O que vale para o Mochileiro é explorar o local da forma dele, nem sempre com tempo que ele queria, mas o que vale é visitar o local. E aí, aparecem os tipos de Mochileiros, aqueles que gostam mais de explorar ao máximo poucos lugares e outros que preferem conhecer ou passar pelo máximo de lugares pelo Mundo. Encaixo-me entre estes dois, com tendência maior para o segundo, pois despertei tarde, aos 28 anos, para iniciar meus mochilões, aí fico vendo diversos locais que tenho vontade de conhecer.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Pra mim ser mochileiro é muito diverso, envolve muita coisa...Já fiquei em hotel barato, pousada, hj em dia prefiro hostels. Prefiro viajar com amigos, mas se não tiver ninguém disponível pra ir comigo, vou sozinho mesmo, como foram a maioria das minhas viagens. E assim conheço gente diferente, de vários lugares, que se encontram pelos albergues da vida, que depois viram amizades virtuais...ou não...

Gosto de fazer de tudo, isso faz o "meu" estilo mochileiro, pois cada um viaja de uma forma diferente e muitos desses se intitulam mochileiros.

Já pedi desconto no almoço de 7 pra 5 reais numa cidadezinha do interior do RN. Já gastei 50 reais num almoço de shopping só pq tava com muito crédito no Ticket Restaurante...se houvesse uma definição pelo que se paga no almoço pra rotular um mochileiro, p.ex., eu já tava fora!!!! não sigo muito critérios financeiros pra definir se sou mochileiro, faço do meu jeito de acordo com o que tenho disponível no momento.

Quando vou num lugar, lá naquele ponto turístico famoso onde todo mundo vai, eu vou também. Gosto de ir em shoppings, acho que lá sempre encontro pessoas da cidade, geralmente mais ricas, e vejo como elas vivem. Em toda cidade que vou, ponto imperdível pra mim é o centro comercial, aquela rua de comércio popular onde o povão vai pra fazer compras, onde estão os serviços, prefeitura, oficina... Gosto de ver tudo isso, ponto turístico, shopping dos mais ricos, centrão do povão...

Acho que pra mim, no fim das contas, o que define o mochileiro é essa vontade de interagir, com os locais, com outros turistas, com a cultura local...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...