AFRICA DO SUL NAMIBIA ZIMBABWE BOTSWANA E ZAMBIA - 17 DIAS - NOV/13 - 3 RAPAZES - VIAJE EM NOSSA VIAGEM E TIRE SUAS DUVIDAS

::ahhhh::

Uma Imagem vale mais que mil palavras né?!

Deixa eu começar então com a Imagem ::hahaha::

E agora com as milhares de palavras ::lol3::

Nosso roteiro: África do Sul (Cape Town Cabo, Cabo da Boa Esperança, Ganasbaai (mergulho com tubarão branco) e Johanesburg), Namíbia (Windhoek, Walvis Bay, Sossusvlei, Deadvlei), Zimbabwe (Victoria Falls), Botswana (Kasane - Chobe - Safari) e Zambia (Livingstone) ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Primeiro deixa eu me apresentar... Me chamo Felipe Zervelis, prazer... Já sou usuário cativo aqui no mochileiros com relatos do Sudeste Asiático, Escandinávia e Costa Oeste dos EUA. Agora venho aqui mostrar pra vocês nossa viagem pra África, feita em Novembro de 2013, com mais 2 colegas que se encontram nessa foto. O primeiro da foto é o David, mais conhecido como Caju (por se de Aracaju, dããã), o segundo, o mais mala de todos, Felipe Watson (também bem conhecido aqui no mochileiros por suas farras na Europa) e o terceiro (o mais galã, claro), eu ;). Ah,.. os Felipes são cariocas,craroooo...

[creditos]Aproveito também para dedicar esse relato a duas pessoas: Paulera aqui do mochileiros e também a Dri (http://www.drieverywhere.net). Obrigado amigos por toda a ajuda (direta e indireta) para que acontecesse essa viagem. ::otemo::[/creditos]

Foi uma viagem de 17 dias. Saimos dia 31 de outubro a noite do Rio de Janeiro e voltamos, por Johanesburgo, saindo de lá dia 17 de novembro de tardinha.

Dessa vez vou fazer diferente no relato. Todos os preços, locais, passagem e programas principais, irei colocar no final do relato.

Apenas irei antecipar o custo TOTAL da viagem por pessoa, em reais, a uma taxa de dólar média variando entre R$ 2,25 a R$ 2,30 - R$ 7 mil !!!!!!!

Vale a pena citar que os 2 trechos principais (ida e volta) utilizamos milhas (50 mil pontos no total) pelo Fidelidade (da Tam) e voamos South African Airlines (excelente cia). Mas assumo que tem que tentar pelo telefone, diversas vezes e pedindo pro atendente ter paciência e ver todas as possibilidades possíveis. Pra se ter ideia, voltamos por Guarulhos, chegando lá 1 da manha e tendo que fazer o translado por nossa conta para Congonhas onde iríamos pegar um outro voo (já incluso no principal) as 6 da manha para o Rio. Mas valeu !!!

Observações Gerais:

- O CERTIFICADO DE VACINAÇÃO internacional de Febre Amarela é VERIFICADO PELA EMPRESA AEREA, não podemos embarcar sem apresentá-lo. De cara, o atendente da TAM já disse que aproximadamente 50% das pessoas não viajam porque não tem o certificado (e caso parecido acontece com o visto para os EUA), alguém acredita ? ::quilpish::

- Não encontrei UM africano que não falasse inglês. ::dãã2::ãã2::'>

Vamos começar com o que interessa, não é mesmo ?! ::sos::

::tchann::

Como disse antes, foram 50 mil milhas pela South African Airlines para chegar a Johanesburgo. (atualmente parceira da TAM no Fidelidade, mas em março de 2014 a Tam vai para a One World e sairá da Star Aliance, mudando todas as parceiras).

O trecho: RJ – Johanesburgo / Johanesburgo – RJ

Mas íamos começar por Cape Town (Cidade do Cabo). Então, ao chegar a Johanesburgo, já pegamos outro avião rumo a Cidade do Cabo. A cia é a Kulula. Achei boa. É uma cia jovem e divertida. Pra vocês terem ideia, no avião, todos fazem gracinha. O panfleto com as medidas de segurança no voo tem todo mundo zoando com os coletes, máscaras de oxigênio e etc.

A partir de agora começa o relato,... Já peço desculpas antecipadamente pela quantidade de fotos da minha pessoa. Mas é aquilo,. Nem a Cajuína nem o Felipe se prontificaram a reduzir e a escolher suas próprias fotos e eu não sou babá !!! ::toma::

AFRICA DO SUL do dia 1, a noite, ao dia 5, bem cedo

CAPE TOWN - CIDADE DO CABO

Em Cape Town, negociamos um taxi para nos levar a Long Street, onde ficava nosso albergue, LongStreet Backpackers. Foram 18 dólares (total), negociados pelo trajeto que dura quase meia hora.

Já demos de cara com uns brasileiros maneiros. Não gostei do albergue, muito provavelmente porque não fui eu que escolhi. Mas aceitei, então não posso reclamar. O quarto que vendem como de 4, é aberto com outros 2 quartos, com um banheiro apenas. Vi apenas uma tomada no que eu estava e ainda por cima estava ocupada por um hóspede gordo, velho (anti-social) e egoísta ! Não sosseguei enquanto não consegui uma plug para enfiar minha tomada !!!

A viagem estava apenas começando e já começou boa e com histórias para contar. Fui inventar de comer àquela hora naquela rua que lembra em tudo a “lapa carioca”. Fiz o meu pedido (frango) e fui me sentar. Do nada uma negona chega e pergunta se eu não vou convidá-la para sentar a meu lado. Eu disse: tá vago. Sinta-se a vontade!!!

Não satisfeita e nitidamente alterada, começou a puxar assunto. Quando minha comida chegou, ela perguntou: “ei, peraí, você vai comer?” Se já fosse meu quinto dia de África, eu daria uma resposta bem a nível dessa pergunta, mas me contentei em dizer que sim. Ela ficou puta !!! A atendente notando a confusão, perguntou se eu a conhecia e eu disse que não ! Mas a bendita discordava e dizia que sim (por sinal ela era bem sincera) e falava que éramos namorados. A atendente não sabia em quem acreditar, até que, enfim, mandaram a vaca embora. Finalmente pude fazer minha refeição, mas não depois que ela xingasse todo mundo !

Dia 02

Acordamos bem cedo porque a White Shark Co iria nos buscar para fazermos o passeio tããão esperado pelo Caju e Felipe, mergulho com os tubarões brancos. Eu estava apenas no OK, vamos !!!

É um passeio caro, mais de 300 reais a cabeça ! Eles te pegam e te levam para GANSBAAI BAY, a uns 200 e poucos km de distância. E o frio que tava fazendo ?! Depois de um café da manhã, nos passaram as instruções de como se comportar quando estivéssemos nas jaulas/gaiolas e partimos para a parte interessante. Bora para alto mar.

A gente treeeemia de frio com o vento gelado. A água tava 14 graus e eu nem queria sonhar em pensar no momento que teria que entrar nela. E vou te contar,... como esse maldito barco balançava pra lá e pra cá !!!

Estávamos em 18 ou 20 pessoas, se não me engano, e podiam entrar na gaiola apenas 6 por vez. Ficamos para o último grupo, enquanto isso só observamos tudo de cima. Eles jogam de isca os restos de um peixe enorme. E não é que os tubarões realmente apareceram? Muitos... E repetidas vezes !!!! E todo mundo: Ohhhh !!! Acho que eu era o único que não me comovia. Desde de pequeno curti filmes de terror e já vi inúmeros filmes de tubarões. Mas eles eram ENORMES. Esses pareciam golfinhos !!! Hahahahaha brincadeira !!!

Tava um frio da porra (e isso fora d’água) e eu tava muito enjoado com aquele barco pra lá e pra cá,....

Enfim, chegou nossa vez. Botamos o “John” (aquela roupa térmica de surfista que pra mim não adiantava de nada) e caímos na água. As instruções eram: apareceu o tubarão, mergulhem para ver melhor. E NADA de botar para fora mãos e pés porque senão já era.

Cada grupo ficava em média de 30 a 40 minutos. Mas tava tão frio e eu tava tão enjoado que pedi para subir em 15 minutos. Foi tiro e queda. Sai e vomitei. Se não tivessem me deixado sair, teria vomitado no povo que tava lá...

É um passeio que te consome boa parte do dia, é caro (fechado com antecedência pela internet) e é longe. Eu fui o único que não gostou, então não confie em mim, confie em quem gostou.

Depois nos serviram um almoço (que eu não comi porque ainda estava mal) e o sol apareceu para nos esquentar. Enfim nos levaram de volta.

Aproveitei para forrar o estômago no restaurante da louca de ontem e pegamos um taxi rumo a famosíssima Table Mountain. Sempre negocie o preço do taxi que da para achar algumas barganhas. Geralmente vale a pena!

TABLE MOUNTAIN Considerada uma das 7 maravilhas naturais do mundo, junto com as Cataratas de Foz do Iguaçu. É muito difícil você conseguir pegar a Table Mountain sem aquela neblina (fog) escrota que fica no topo !!! Mas para nossa sorte, naquele momento o dia iria estar perfeito (claro que usei meus conhecimentos meteorológicos para descobrir o melhor dia e hora da viagem para o passeio).

Tem uma filinha básica para comprar o ingresso e outra para pegar o bondinho... E o que tem de mais no bondinho ?! Não importa se você será o primeiro ou o último a entrar. Ele sobe rodando. Todos terão a oportunidade de se vislumbrar com a vista. Fiquei impressionado.

Lá de cima, você vê como a cidade lembra o Rio de Janeiro. É uma mescla de beleza natural, montanhas, praias e a cidade !!! Claro, em menor porte. Não troco meu Rio de Janeiro apesar de seus infinitos problemas.

Ficamos lá muito tempo tirando fotos. E estava bem frio, mas resolvemos dar de galã e aproveitar ainda a boa forma de início de viagem! O por do Sol foi um dos mais lindos que já vi até hoje, nota 10 ! Já estava amando Cape Town

Meu amigo Caju, que chegou antes da gente, fez a trilha da Lion’s Head (montanha ao lado) e disse que vale a pena. Vista do caraio !!! Enfim, para a gente não iria dar tempo, a viagem ia ser bem corrida.

A noite ainda rendeu uma nightzinha. Foi legal e deu para conhecer mais o povo local. É incrível como em lugar que tem branco, preto não vai. E vice versa. Mesmo depois do vc apartheid, ainda não se vê muita mistura. Claro que antes deveria ser bem pior. Uma besteira, cor não mede nada.

Dia 03

Hoje era dia de .... PRAIA ! depois do café da manhã, é claro,... merecemos....

Pegamos um taxi e fomos para Clifton Beach.

Clifton Beach - “uma praia menor que Camps Bay, mas tão badalada quanto. Ela está dividida em quatro partes, chamadas Clifton 1, 2, 3 e 4, que estão uma do lado da outra e são divididas por porções de pedras. Cada uma das praias possui suas características próprias no que se refere ao público que as frequentam. Ao longo da estrada há alguns bolsões de estacionamento e placas indicando o caminho de acesso às praias.”

Pegamos taxi (rachando fica melhor, claro), mas também tinha opção de ir de ônibus. Mas é longinho e ai que você vê como tem montanha nesse lugar.... Para chegar à praia, você tem que descer alguns lances de escada. Isso acontece porque a praia em si é na parte de baixo de uma encosta que tem várias casas. Mas já antecipo, é um paraíso, e ficamos na Clifton 4.

Completamente diferente da Zona Sul do Rio, lembra alguns recantos da Zona Oeste ou então a praia da Joatinga. Realmente charmosa e no meio de muitas casas.

Agora esqueça a possibilidade de alugar cadeira de praia, barraca e etc. Nem vi lá. Tinha gente que falava que tinha, mas que era caro. Até passava ambulantes e tal, mas nada se comparado com aqui... Enfim, a água estava geladíssima e o público da praia é nota 10 !!! Super bem frequentado. Gostei !!!

De lá, fomos andando na orla (não se caminha pela praia, tem que subir para a rua principal para descer até a próxima) e chegamos à próxima parada que é a praia de Camps Bay.

Camps Bay - “Fica a poucos minutos da Table Mountain. É uma das praias mais badaladas da região, com diversos restaurantes, hotéis e mansões. É também uma das mais bonitas, pois está cercada de grandes montanhas, como a Lion’s Head à direita e a cadeia montanhosa Twelve Apostles ao fundo. Camps Bay é um ótimo lugar para almoçar, curtir a praia e também o agito noturno, principalmente no verão.”

Aproveitamos à tardinha, pôr do sol, para almoçar ali mesmo na Camps Bay. Um belo de um almoço por sinal, junto com novos amigos que tínhamos acabado de fazer, uns brasileiros de MG.

À noite, demos um pulo rápido na Waterfront, uma região com vários atrativos que beira o mar. Tem várias lojas a céu aberto, bons restaurantes e um baita de um shopping. Além de uma roda gigante. É legal para se passear.

Tinha uma bandinha tocando e cantando músicas locais. É claro que o Felipe teve que tirar fotos com eles e comprar o CD.

Uma outra opção de passeio, que o Caju fez, foi ir a Robben Island.

Na ilha Robben havia antigamente uma prisão e foi a “moradia” de muitos sul-africanos. Lá Nelson Mandela viveu por 18 anos por conta de sua incansável luta contra o regime racista do Apartheid. A visita de barco à ilha, dura 3 horas, e é considerada hoje monumento e Patrimônio Histórico Mundial (UNESCO). Infelizmente os Felipes tiveram que pular essa parte.

A cidade é muito maior e com muitas opções para se visitar. Se puder ficar mais tempo lá, cogite essa possibilidade. Infelizmente só tinhamos 3 dias líquidos e precisamos correr muito. É realmente bonita, agradável e o feeling foi de segurança. ::tchann::

ESTE RELATO SE DIVIDE EM TÓPICOS,... ROLE A PÁGINA PARA CONTINUAR LENDO !

::hãã::

Dia 04

Hoje foi um dia para acordar cedo e alugar um carro, junto com os amigos de MG. Tínhamos a opção de pagar para visitar o Cabo da Boa Esperança/ Cape Point e Boulders Beach (pinguins) num passeio (excursão) que para UMA pessoa iria sair algo em torno de R600 (ou seja, US$ 60). Já antecipo que gastamos praticamente metade disso (e incluindo tudo, carro, combustível, entradas e etc, mas só almoçamos na volta).

Pra alugar o carro, tinha que ter a carteira internacional de habilitação e foi assim. Um dos mineiros alugou e pedimos com tudo que tinha direito e GPS ! Foi certeiro.

[googlemap]https://www.google.com/maps/embedpb=!1m46!4m44!1i0!3e0!4m5!1s0x1dcc67657a924e57%3A0xb0ab407c9fa0b3d6!2sLongstreet+Backpackers%2C+Long+St%2C+Cape+Town+8000%2C+%C3%81frica+do+Sul!3m2!1d33.925087999999995!2d18.416142!4m5!1s0x1dcc155c161ace6f%3A0xd3132817927274fa!2sSimon's+Town%2C+Cape+Town%2C+Rep%C3%BAblica+da+%C3%81frica+do+Sul!3m2!1d34.1937654!2d18.4356653!4m5!1s0x1dcc3e360872e029%3A0x7cbce00180f42910!2sBoulders+Beach%2C+Kleintuin+Rd%2C+Cape+Town+7995%2C+%C3%81frica+do+Sul!3m2!1d34.196388999999996!2d18.450567!4m5!1s0x1dcc6acaa43a9cdb%3A0x70cc425238c06179!2sCape+Point%2C+Cape+Town%2C+Rep%C3%BAblica+da+%C3%81frica+do+Sul!3m2!1d-34.357222199999995!2d18.4975!4m5!1s0x1dcc22ffc7e3da8d%3A0x2cdc81a27e01e337!2sCabo+da+Boa+Esperan%C3%A7a%2C+Cape+Town%2C+%C3%81frica+do+Sul!3m2!1d34.357016!2d18.473668!4m5!1s0x1dcc6913ec33a855%3A0xc866efc0b474dabf!2sChapman's+Peak+Drive%2C+1+Chapmans+Peak+Dr%2C+Cape+Town+7806%2C+%C3%81frica+do+Sul!3m2!1d34.049652!2d18.362856999999998!4m5!1s0x1dcc67657a924e57%3A0xb0ab407c9fa0b3d6!2sLongstreet+Backpackers%2C+Long+St%2C+Cape+Town+8000%2C+%C3%81frica+do+Sul!3m2!1d-33.925087999999995!2d18.416142!5e0!3m2!1spt BR!2sbr!4v1386117339561"width="600" height="450" frameborder="0" style="border:0[/googlemap]

O visual foi ficando cada vez mais bonito. Vou listar os principais pontos pelos quais passamos:

Boulders Beach – Fica em Simon Town. Se paga uma entrada de R45 para ter acesso à área dos pinguins. E vou te falar, é pena pra tudo que é lado e pinguim que não acaba mais! Eles são uma graça!!! No caminho até a praia você acha que tá entrando num galinheiro haahahahahah !!!! E eles se enfurnam em todos os lugares possíveis e imagináveis!

A próxima parada é numa das principais atrações da Península do Cabo, o famoso Cabo da Boa Esperança, que fica numa área também conhecida como Cape Point. Ao longo do caminho já da ter uma noção das belas paisagens da região. A entrada no parque custa 105 rands e é muito extensa.

Em Cape Point há duas atrações principais a serem visitadas: a famosa placa do Cabo da Boa Esperança, que está localizada na beira da praia; e o farol, que fica no ponto extremo da Península do Cabo. Para chegar ao farol é preciso subir uma montanha a pé ou através de um trem funicular. Lá do alto a vista é fueda. E é óbvio que subimos a pé ! Super tranquilo. Ainda deu para explorar a parte de trás e tirar umas fotos arriscadas.

Para ir para a placa do Cabo da Boa Esperança, existe uma trilha, mas fomos de carro.

Na volta, optamos por voltar pela estrada da costa, “pela Chapman’s Peak Drive, uma rodovia que passa ao redor das montanhas. Ao longo do caminho sinuoso e de faixas estreitas na encosta da montanha, há alguns mirantes para estacionar o veículo e curtir o visual panorâmico lá do alto, quase na beira de um abismo. Dirigir pela Chapman’s Peak Drive é uma experiência única e imperdível!”

Enfim, somando tudo, gastamos aproximadamente uns 300 rands cada um (US$ 30). Valeu muito a pena e fizemos tudo no nosso tempo. Ainda conseguimos voltar a tempo de devolver o carro na locadora, mesmo chegando no último momento. E comemos rapidinho para guardar espaço para a janta.

A última noite em Cape Town não podia passar em branco.

Mama África – lugar maravilhoso para jantar. Fica na frente do hostel, na própria Longstreet. É tipicamente africano em todos os sentidos. O que era aquela música ao vivo. Aquela banda tava dando tudo de si. Suando, gritando, foi foda... Não foi a toa que arrematamos 4 cds e tava geral fazendo o mesmo. E que comida viu?!

Nem dava vontade de ir embora e já se aproximava de meia noite.

Fui o primeiro,... Atravessei a rua e fui dormir. Iriamos madrugar para ir para o aeroporto. Chegava a hora de conhecer a verdadeira África.

::hãã::

Dia 05

NAMIBIA do dia 5, de manha, ao dia 10, a tarde

Viajar de Air Namibia foi muito agradável apesar do receio inicial. O voo foi num avião tipo o da Gol mas com muito mais espaço para as pernas.

Chegamos à capital, Windhoek, parecendo que iria se chocar contra o nada (até porque não tem nada perto do aeroporto, que por sinal é bem simples e razoavelmente pequeno). A parte da alfândega foi rápida e nem tivemos que pagar, apesar de relatar a quantidade de dias exatos, quanto dinheiro iriamos gastar e onde ficaríamos (preenche-se um formulário e um de nós foi questionado).

Ao sair, já de cara demos com o rapaz da Desert Car Hire nos esperando com uma plaquinha e falando para trocarmos nosso dinheiro no aeroporto. Ele afirmou que valia a pena e que precisaríamos de NAD (dólar da namíbia; USD 1 = NAD 10) !!! Trocamos uma parte (o suficiente para pagar o aluguel do carro lá na agência) e depois sacaríamos o restante. A taxa realmente foi boa, mas consulte as 3 opções que tem quase uma ao lado da outra, os preços variam.

O aeroporto internacional fica a 40km de WINDHOEK (pronuncia-se Vanduk), capital da Namíbia. Uma reta só, e já dá pra notar como o lugar é árido, seco e com um asfalto de deixar qualquer Brasil no chão!!! Que estrada! E quanta sinalização de bichos!!! Também pudera. Já demos de cara com o Pumba e seus amigos.

Assim como na África do Sul, e em todos os países que fomos à mão é a inglesa. A princípio, não parecia ser um problema.

Na agência pagamos o carro e pedimos um GPS !

Carteira Internacional de Motorista – essa locadora, Desert Car Hire, não nos cobrou essa carteira. Isso já tinha sido acertado por email !!! Quase todas falaram que só alugariam com ela, mas eles não!!! Por sinal, NEM pediram a nossa carteira, só o dinheiro e o número do cartão mesmo para caso de sinistro. Tínhamos um motorista com a carteira internacional, o Caju, mas ele não queria dirigir lá !!! Graças a Deus, porque nós sim.

Pé na estrada. Antes apenas fomos sacar uns NADs e abastecer o carro/ fazer umas comprinhas num mercado que tinha por lá.

[googlemap]https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m22!4m20!1i0!3e0!4m5!1s0x1c0b1b5cb30c01ed%3A0xe4b84940cc445d3b!2sWindhoek%2C+Namibia!3m2!1d-22.5589039!2d17.082480999999998!4m5!1s0x1c7658ef0b44d78f%3A0xde9e043bc3383c4c!2sSwakopmund%2C+Namibia!3m2!1d-22.674101!2d14.52784!4m5!1s0x1c76ef00d003fbb1%3A0x7b2b78577c36fede!2sWalvis+Bay%2C+Namibia!3m2!1d-22.948601!2d14.50882!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1386116471727" width="600" height="450" frameborder="0" style="border:0[/googlemap]

O clima na Namíbia é extremamente seco, por isso tenha sempre muita água e protetor labial/solar !!! Meu nariz sangrou bastante na África toda, my god ! ::ahhhh::

Em comparação a Cape Town, parecia que estávamos no meio do nada. Depois, conhecendo o resto dos lugares, vimos que estávamos definitivamente num oásis, bem mais desenvolvido que os outros países que passamos que foram colonizados pelos ingleses !!! A Namíbia foi ocupada pelos alemães que buscaram refúgio na Segunda Guerra, então você não vê tanto negro e influência africana. Mais uma vez afirmo, não entendo essa distinção entre raças. Todos somos iguais...

Por sinal, tem vários rádios alemãs que nos tiraram do tédio durante a viagem quando mais nada funcionava! Fiquei puto porque me prometeram um lugar para eu colocar meu ipod/ cartão SD,... p! nenhuma !!!

Como já disse,... que estradas !!! Que asfalto ! Perfeito ! Enquanto um dirigia, o outro tirava fotos !!! E que fotos ! Somente tínhamos que redobrar a atenção com a quantidade de bichos que surgiam do nada. Principalmente springboks (gazelas) e baboons!!!!.

Nos alertaram muito sobre dirigir a noite, a luz do carro cega os bichos e acidentes são comuns neste caso. ::essa::

Nosso destino aquele dia era Walvis Bay, no litoral (oeste) da Namíbia, 395km de chão (passando por Swakopmund).

Gostaríamos de ter mais tempo e explorar a Skeleton Coast, que fica mais ao norte, e ver as embarcações que naufragaram e foram tomadas pelo deserto. “O nome da costa está relacionado com a grande quantidade de ossos de baleias e de focas dispersos pelas suas praias, bem como os destroços de várias embarcações naufragadas.” As correntes e o vento são fortíssimos, e do nada um banco de areia se formava e ai já viu né.

Além disso, optamos por não fazer safari no conhecido Etosha, porque caso fizéssemos, teríamos que cortar outros países.

Quanto mais seguíamos a oeste, mais desértica ficava a vista. Sempre muitos galhos, arbustos e mini ciclones atravessavam a nossa vista. Até hoje penso como esses mini ciclones se formam!!! A gente sempre brincava, mas acho que devia bater uma corrente em algumas coisas e elas começavam a voar meio em espiral e depois sumia!!!

Fizemos algumas paradas rápidas para fotos e enfim entramos no deserto (em Swakopmund) aonde vimos o mar (parece cidade de lego) pela primeira vez e andamos mais até chegar a Walvis Bay (que é uma cidade razoavelmente grandinha e com algumas construções formosas).

O nevoeiro que se forma na cidade é bem denso e inclusive cobre parte do deserto. Tipo, se você entrar no continente uns 10km, já é capaz da temperatura subir uns 10 graus e o nevoeiro se dissipar. É como se fosse um oásis, literalmente.

Ao fazer nosso check in no Loubsers B&B, fomos recebidos pela anfitriã, Lala. Uma senhora super simpática e meio que sincera demais... Falava o que dava na telha !!! O lugar era barato, e tinha um wifi (fraco). O quarto e o banheiro eram bem legais. Achei uma ótima opção.

Pegamos algumas dicas e ela logo disse: aqui não tem nada. Vão a pé dar uma volta no lago e comer alguma coisa !!!

Assim fomos e estava um frio da porra !!! Parece que eu tava é no polo norte !!! A água que bate ali tem realmente uma corrente dos polos e por isso é bem gelada. Mas só víamos casas (umas bem bonitas, nem parece África). Cadê os lugares para comer ? Cadê a rua principal ? ::Cold::::Cold::::Cold::::Cold:: que frio DA PORRA!

Ao olhar pro lago, vimos uma casa bem grande que parecia estar caindo aos pedaços. Pura ilusão. Um puta de um restaurante em cima do lago chamado The Raft. Na verdade só o bar estava aberto (que dá para inclusive pedir pequenos aperitivos), mas optamos por esperar o restaurante abrir e ter uma noite de rei. Os pratos eram super bem servidos e o lugar bem aconchegante.

Voltamos para o B&B (bed and breakfast para os perdidos) e fomos dormir, claro. Parece que ainda éramos os únicos acordados naquela cidade.

O que ninguém sabe é que a Namíbia se tornou o meu xodó !!! O meu lugar preferido nessa viagem toda !!!!!!!!!!!!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

muito legal o relato, estou aguardando ansiosamente cenas do próximo capitulo!!!!

não sei o porque, mas o continente Africano nunca esteve nos meus planos, (não sou racista táh), mas lendo o relato e vendo as suas fotos até me animei um pouco, quem sabe com seu relato ele não entre definitivamente nos meus planos futuros!!!!

Um grande abraço!!!!

::hãã::

Dia 06

Acordamos e hoje o dia iria ser completo !!! Até porque ir para o Walvis Bay tinha 2 propósitos !!! Tínhamos 2 passeios marcados para hoje !!! Mas, primeiro tomar um café da manha ali perto do The Raft (descobrimos um local, mas era meio escondido, perfeito).

Pegamos o carro e fomos ao Lagoon Chalets (era ali perto) rumo ao passeio de Quad - ATV (Kuiseb Delta Adventures) que valeu CADA CENTAVO !

Primeiro recebemos uma aula de geografia/geologia e depois partimos para o que interessa !!! QUAD !

É a terceira viagem seguida que eu faço passeio de Quad (quadricículo também conhecido como ATV) e é um must do !!! Fantástico. Fanie é um senhor cheio de experiência e nos explica absolutamente tudo que a gente vê !!! E claro, não faltou emoção. Sobe duna, desce duna e seeeenta a velocidade morro abaixo. Foi um ponto bem alto da viagem porque o coroa não economizava no quesito emoção. A sorte é que o nevoeiro tava dominando porque com sol estaríamos fufu !!

O deserto realmente is awake e a gente nota isso lá. Vários bichinhos (vimos inclusive cobras) e muita coisa que fossilizou e fica lá. Pegadas de bichos, de séculos atrás. Um grande museu a céu aberto que ninguém consegue explicar porque ainda está lá. Aquilo já teve vida um dia e já foi habitado antes de virar deserto e muitas coisas ficaram inacreditavelmente conservadas, com direito a ossada humana e tudo !!! Um banho de história e diversão !!! Não contei nem a metade porque é informação demais, mas é muita cor e você aprender sobre a formação das dunas e como elas “andam”, somem e aparecem é bem bacana.

O tempo abriu no final do programa e quando notei que estávamos voltando já fiquei triste. Mas peraí,... ainda ia ter a parte 2... Sandwich Harbour 4X4... Outro passeio foda no mesmo dia.

Essa região “Sandwich Harbour” e a Sand Sea (um dos maiores campos de areia do mundo) é Patrimônio da Unesco e faz parte do Namib Naukluft Park, onde dunas de 100m encontram o Oceano Atlântico criando formas e cores surreais. O nome Sandwich vem do primeiro barco que ancorou no Sandwich Harbour em 1790. Quando os britânicos tomaram controle de Walvis Bay, os alemães continuaram usando-o como seu porto. Contudo, às vezes ficava inacessível devido à mudança constante da região que forma a lagoa e acabou sendo abandonada no início de 1900. Hoje restam esqueletos de navios (esses não disponíveis ao público, quem quiser ver, tem que ir a Skeleton Cost que fica láááá em cima).

No passeio, não existem estradas oficiais e sim acessos que são feitos pelos carros 4X4 que mudam sempre por causa dos ventos fortes que assolam a área. Ouvimos relatos de motoristas que não sabiam onde estavam andando e o carro literalmente foi sugado pelas dunas ! Muito maneiro.

Começamos o passeio vendo (e quase atropelando) muitas aves e muitas focas. Eles parecem que estão mortos jogados na areia e quando a gente passa perto com o carro o motorista dá aquele GOOD MORNING e eles acordam correndo para a água ! Que maldade !!! Ri pra caraio !!! ::lol4::::lol4::::lol4::

O mais incrível é a temperatura. Faz um frio da porra, e um vento gelado que vem do mar. Mas, segundo nosso guia, a cada 1,5km terra a dentro, a temperatura sobe 1 grau em média !!! Surreal ! ::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::

São lindos !!! Muitas aves e muitas dunas, lindas e multicoloridas formam o visual, com direito a muita emoção !!! Mas não foi tão foda quanto do QUAD, e foi mais rápido, mas valeu,... as fotos falam por si só !!! Ficar lá em cima e curtir aquele visual, unforgettable.

Nesse passeio rola tipo um “almoço” com vários tipos de frutos do mar que falaram que tava mto bom!!!

Como ainda tava cedo, de carro mesmo fomos lá à rua principal e comemos num KFC. Péssimo ! KFC bom é só o brasileiro. A rua é até que movimentadinha, mas achei zero turística. Nada ali era interessante ! Bem para os locais mesmo !!!

À tardinha, adivinha ?!!! Banho e partiu The Raft !

Outro banquete naquele restaurante chique vendo as aves voando do lado de fora “se aquecendo” na água gelada !!!

::hãã::

Dia 07

Chegou o dia seguinte e, depois do café da manhã, partimos para o pé na estrada parte 2 !!! Ir para Sossusvlei.

[googlemap]https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m22!4m20!1i0!3e0!4m5!1s0x1c76ef00d003fbb1%3A0x7b2b78577c36fede!2sWalvis+Bay%2C+Namibia!3m2!1d-22.948601!2d14.50882!4m5!1s0x1c731a93fc9fae0d%3A0xc238afe9f76ca6f7!2sSolitaire%2C+Namibia!3m2!1d-23.893345399999998!2d16.0045091!4m5!1s0x1c728217e7046d5f%3A0x241e88b710f36a9e!2sSossusvlei+Desert+Lodge%2C+Sossusvlei%2C+Namib-Naukluft+Park%2C+Namibia%2C+Nam%C3%ADbia!3m2!1d-24.779536!2d15.888596!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1386117561810" width="600" height="450" frameborder="0" style="border:0[/googlemap]

A estrada linda que tínhamos pegado deu lugar a uma estrada de terra batida durante praticamente todo o trajeto...

Foram uns 330 km feitos a 80km por hora... Levamos umas 4 hrs em média e isso com um 4x4 ! Animais são comuns e deve-se de novo ficar esperto e estar com GPS ligado nas retas sem fim!

No caminho passamos por Sesriem e depois por Solitaire. Em Solitaire, é possível abastecer e ainda dá também para tirar umas fotos bem iradas na entrada da minúscula cidade. Não aposte na sorte e abasteça o carro porque ver um posto de gasolina é o mesmo que achar água por ali (lembrando que a umidade estava abaixo de 10% e meu nariz não me dava folga, sempre sangrava).

A viagem foi tranquila e o GPS nos levou direto a porta do lodge !!! Isso porque tínhamos passado pela entrada de Sossusvlei. Ou seja, peguei um lodge bom e fiquei a mais de 70km de onde eu queria ir !!! Os mais pertos são caríssimos ou então são camping !!! Esse lodge era bem maneiro apesar de ter uma atmosfera razoavelmente romântica. São vários chalezinhos e pasme, não tem energia neles. Contudo, tem um ventilador e uma luminária, fiquem calmos, só tomada que não tem!!! Tomada é só na recepção, ficam celulares e baterias por lá carregando, onde também tem um wifi que às vezes funciona.

Mas nem preciso dizer o inferno que fica aquele quarto durante o dia, e abrir a janela é sinônimo de muitos mosquitos. O banheiro é completamente “open”, digo isso porque não tem porta, mas fica reservado, junto com o chuveiro. Primeira impressão? Adoramos !!!

A região em si tem muitas MOSCAS, como em toda a extensão do deserto. Durante o dia, se você ficar no sol, será assolado por moscas. Se não tiver problema com elas, se dará bem !!! Mas se for fresco como eu, meus pêsames !

Voltando ao hotel. Estávamos com fome e querendo fazer alguma coisa!

Pedimos o almoço (eles não tem muitas opções, mas os pratos são bons) e tentamos ver como ir a Sossusvlei por nossa conta (já que tínhamos um 4x4). Enfim, nos recomendaram a não ir por nossa conta (o que depois fez todo o sentido), então fechamos 2 passeios com um guia do hotel. Um por do sol naquele dia por ali mesmo e, no dia seguinte, o tour de Sossusvlei + Deadvlei.

Ficamos relaxando na piscina (uma piscina no meio do deserto) e esperando dar a hora de ir ver o por do sol e lá fomos nós... Pensávamos logo que iriamos subir alguma montanha e ver o sunset lá de cima,... que nada !!! O motorista ia andando e perguntava: pode ser daqui ?! E a gente: “não, anda mais”!!! Até que cruzamos com um leopardo que rapidamente saiu do nosso caminho. Nossa, nem estávamos no safari e já vimos um dos Big Five (os 5 animais que todos querem ver num safari: leopardo, leão, elefante, búfalo e rinoceronte).

Rodamos mais um pouco (a 20km/h no máx) e enfim o sujeito parou. Abriu uma mesa e colocou umas cadeiras ali no meio do nada... Mas peraí, e o leopardo ? haahahha xá pra lá !!! Senta, relaxa e aproveita o por do sol... E se quiser, pode andar e explorar a região ! Então tá né ! Não dava nada por aquele sunset por não ver do alto, mas foi bem bonito ! E ainda tivemos comes e bebes ! Só para quem pode ;)

Na volta pro hotel (não estávamos longe, mas o caminho era sinuoso, escuro e no meio do nada), chegamos e os mlks foram jantar. Eu fiquei olhando, pois sou fresco para comida e nada me agradava. Dei umas beliscadas e era o que tinha para a noite ! O mercado do dia anterior também serviu para forrar de leve.

A noite a temperatura caiu bastante, mas o quarto ainda tava bem morno daquele dia quente.

Era só se preparar porque amanha é dia de ir pra Sossusvlei/Deadvlei !!!!! AH MLKKKK ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

DESCE A PÁGINA PARA CONTINUAR COM O RELATO,.. GRRRRRRRRRR ::tchann::::tchann::::tchann::

Um grande abraço!!!!

Minha querida,. Eu também nunca tinha tido vontade, mas eu não sabia o que era a África...

É foda. quero voltar muitas vezes mais e rodar esse continente todo ::hahaha::

Tenho certeza que ira repensar e quem sabe conhecer muito em breve esse paraíso !