Ir para conteúdo

Amsterdan Paris Zermatt Toscana Eslovenia - 16 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Fala pessoal.

 

Minha esposa e eu queremos fazer nossa primeira viagem pela Europa, por volta de 16 dias em junho de 2018, e depois de pesquisar um pouco pensamos nestas lugares:

  • Amsterdan - Conhecer Vondelpark, passear de bicicleta, experimentar comidas típicas;
  • Paris - Torre Eiffel, experimentar comidas típicas;
  • Zermatt (Suiça) - Esquiar, apreciar os alpes, ver se tem comida típica rs;
  • Toscana - Aqui é complicado. Queremos ver o máximo da Itália possível mas é muito grande. Quais outras cidades? Foco em vinhedos e paisagens e muita comida;
  • Eslovenia (talvez) - ver Garganta de Vintgar, lake Bled.

O que acham e o que sugerem? Minha esposa queria muito ir pra Portugal e Espanha também, então poderíamos tirar Eslovenia, mas não sei se é possível com o tempo que temos.

 

A idéia é nos transportar de um lugar pro outro de trem, então se vcs tiverem dica de trajetos de trem, ou da ordem melhor, e se conseguirem dar dicas de como incluir Portugal e Espanha, eu agradeço muito mesmo.

 

AH, estou pensando em gastar um total de R$20.000 total. Possível?

Link para o comentário
  • Membros

O problema dos seus planos é que vocês tem um monte de locais com acesso complicado, demorado e potencialmente com passagens bem caras.

 

Começando pela logística de transporte:

 

O dia da chegada geralmente não conta como dia útil, pois a maioria dos voos chega lá na Europa depois do almoço, aí até você desembarcar, passar na imigração, retirar a sua bagagem, ir até o centro, achar o seu hotel, fazer check-in e se acomodar no quarto, geralmente já é final da tarde e o dia se foi. Ou seja, o dia de chegada geralmente não conta como dia aproveitável.

 

Depois você tem que ir de Amsterdam para Paris, este deslocamento é relativamente fácil, leva umas 4 horas de trem, e custa a partir de 35 euros comprando 90 dias antes.

 

Mas se for contar desde o momento em que você começa a fazer as malas em Amsterdam, até o momento em que finalmente vai largar as malas no quarto do hotel em Paris, facilmente você perdeu metade um dia em função de ir até Paris.

 

De agora em diante começa a complicação, ir de Paris até Zermatt de trem vai levar em torno de 8 horas, com 2 trocas de trem pelo caminho, e como não há trens noturnos, você sai de manhã cedo de Paris para chegar no final da tarde em Zermatt.

 

Ou seja, gasta 1 dia inteiro nos trens só para chegar em Zermatt, ir de avião não melhora nada, pois não há voos diretos, você teria que ir a Zurich, Genebra ou Basel e de lá pegar mais 2 trens até Zermatt...

 

Ir de Zermatt até Florença tem a mesma complicação, também são 6 a 8 horas de trem, com 2 ou 3 trocas de trem pelo caminho, e você também gasta um dia inteiro só para chegar lá.

 

Não há trem entre Toscana/Florença e Eslovênia, também não há voos diretos, então só restaria a vocês pegarem um ônibus entre Florença e Ljubljana.

 

Mas só tem um único ônibus direto, ele sai a meia-noite de Florença e chega as 6:00 da manhã em Ljubljana. Pessoalmente eu acho que é muito pouco tempo para você dormir no ônibus, as chances de vocês chegarem mortos de cansaço, com sono, mau humorados, e literalmente fedendo em Ljubljana depois de um dia inteiro andando sob um sol de 30ºC na Toscana são enormes.

 

Então se não quiser pegar o ônibus noturno, teria que pegar o ônibus diurno, que sai de manhã cedo de Florença, faz conexão em Veneza e chega no final da tarde em Ljubljana. ou seja, outro dia perdido no deslocamento.

 

Passagens de volta ao Brasil saindo da Eslovênia costumam ser beeeeeem caras, o que provavelmente vai obrigar você a comprar a passagem de volta saindo de alguma outra cidade, e lá se vai outro dia de viagem para você voltar até a cidade de onde voltaria ao Brasil.

 

Ou seja, somando o dia da chegada, o dia da volta, o dia de deslocamento entre Paris e Zermat, os dias do deslocamento entre Zermatt e Florença, entre Florença e Ljubljana, e o dia para voltar até a cidade de onde você voltaria ao Brasil, vocês perderiam uns 6 dias de viagem só em função dos deslocamentos entre os locais.

 

Ou seja, sobrariam realmente somente 10 dias livres para vocês aproveitarem as cidades.

Link para o comentário
  • Membros

Amsterdam e Paris tem muuuuito mais coisas interessantes do que somente o Vondelpark e a Torre Eiffel

 

Depende bastante dos interesses de vocês, mas pessoalmente eu recomendaria pelo menos 2 dias inteiros livres em Amsterdam para visitar as principais coisas com alguma calma, isto já descontando o dia da chegada e o dia de deslocamento para Paris

 

Paris é uma cidade muito maior do que Amsterdam, e com muito mais coisa para você ver e fazer alem da Torre Eiffel, pessoalmente eu recomendaria pelo menos 3 ou 4 dias dias livres em Paris fora os dias de deslocamento.

 

Mesmo no verão o clima nos Alpes é bem instável, então pessoalmente eu recomendaria pelo menos uns 3 dias livres lá, para que tenha alguma chance de pegar ao menos 1 dia de tempo bom para conhecer as montanhas.

 

Em Florença eu recomendaria pelo menos 2 dias livres, 1 dia e meio para a cidade e meio dia para um bate-volta até Pisa.

 

Vinhedos você só vai conseguir ver no interior, e para isto vai precisar alugar um carro em Florença para explorar o interior, e cada vinhedo, cidade ou vila do interior que você for visitar na Toscana geralmente lhe toma quase um dia inteiro.

 

Ou seja, somando o tempo em Florença mais umas 2 visitas a vinhedos, já precisaria de uns 4 dias livres na Toscana.

 

Somando os dias até aqui, já daria 12 dias, mais do que os 10 livres que você teria livre, e nem teria ainda ido até a Eslovênia.

 

Eu recomendaria pelo menos 1 dia livre em Ljubljana, 1 dia livre em Bled e mais outro dia livre para Vintgar, ou seja, precisaria de mais 3 dias livres para Eslovênia...

 

Resumindo, 16 dias de viagens já não seriam suficientes nem para Amsterdam, Paris, Zermatt, Toscana e Eslovênia, já teria que tirar um local para que fique viável.

 

Então mesmo tirando a Eslovênia, eu não acho que seja minimamente viável visitar tudo isto e ainda incluir Espanha e Portugal.

Link para o comentário
  • Membros

Quanto ao orçamento:

 

Ainda falta bastante tempo até junho de 2018 e não dá para saber como estarão preços das passagens até lá, mas ultimamente as passagens para a Europa estão caras, sem contar que junho normalmente é um mês com passagens caras, onde dificilmente aparece alguma promoção de passagens.

 

Então eu faria as contas iniciais considerando que as passagens Brasil x Europa x Brasil custem em média uns 3 mil reais por pessoa, mas já ciente que podem ser um pouco mais caras.

 

Depois de comprar as passagens, sobrariam em torno de 14 mil Reais, que seriam em torno de 3.600 Euros pela cotação de hoje,

 

Imagino que vocês não queiram dividir um quarto e banheiro coletivo de hostel com outras 3 ou 4 pessoas, e que queiram um quarto privativo pelo menos num hotel limpo.

 

Pelo que você falou, Também imagino que vocês não pretendem passar a viagem toda comendo a junk-food mais barata da cidade, que queiram almoçar e jantar fora todo dia.

 

Depende muito do que vocês escolherem, mas num perfil como este que você comentou, eu estimaria uma média de gastos para um casal na faixa de 200 Euros por dia com hospedagem, alimentação, metrô, passeios e ingressos. Podendo ser um pouco menos ou bem mais dependendo do que forem escolher.

 

Multiplicando 200 Euros por 16 dias, daria em torno de 3.200 Euros, sobrando somente 400 Euros para as passagens locais entre as cidades lá na Europa.

 

Eu estimaria que passagens entre Amsterdam, Paris, Zermatt, Florença, Ljubljana e de volta a Amsterdam custariam em torno de 300 a 350 Euros para cada pessoa, ou 600 a 700 Euros para o casal.

 

E ainda faltariam os passeios lá em Zermatt, que são bem caros!! O passeio de trem até o Matterhorn custa 100 Euros por pessoa, o passeio de teleférico também custa 100 Euros por pessoa..

Link para o comentário
  • Membros

Amsterdam eu recomendo 4 noites, Paris no minimo 5 , Zermatt não compensa se não for passar pelo menos 3 ou 4 noites na Suíca e Eslovênia é complicado chegar.

 

De maneira geral, o roteiro de vocês tá bem ambicioso... dá pra fazer, mas provavelmente vão encontrar muitas dificuldades nos deslocamentos. Mas vamos por partes..

 

O Vondelpark é legal, mas tá longe de ser a melhor atração de Amsterdam. Na realidade o que eu mais gosto lá é simplesmente sair andando pelos canais e curtir a cidade. Mas os museus também são muito bons. Comida típica não é o forte da Holanda, a não ser que esteja falando de queijos e cervejas , que não é bem uma refeição tradicicional.

 

Paris é gigante, Torre Eiffel é icônica, mas tem muitas outras atrações. Se considerar os arredores então (Versailles, Fontainbleau,...) dá pra passar um mês fácil por lá pra tentar ver de (quase) tudo... Paris é bem servida no quesito gastronomia, mas prepare o bolso. Dificilmente se paga menos de 20 euros por pessoa em uma refeição por lá...

 

Zermatt fica em uma região mais distante da Suíça. Icônica também, mas a Suíca tem muito mais,especialmente o vale de Lauterbrunnen. O tempo instável deve ser levado em consideração e misturar passeios urbanos com montanhas , para minimizar impresvistos.

 

Toscana é um mundo a parte. Só Florença, tem museu pra saturar uma semana de viagem, sem contar os bate e voltas próximos. Gostei muito de Lucca e Sam Giminiano.

 

Eslovenia não conheço ainda, então vou deixar pra outros comentarem.

Link para o comentário
  • Membros

Poxa, pessoal, eu agradeço muito o tempo de vocês com estes comentários. Realmente ajudaram!

Pelo que vi então não será possível fazer tudo que pretendíamos. Então penso em ficar com:

  • Amsterdan - 4 dias
  • Paris - 5 dias
  • Itália (aqui ainda estou em dúvida de quais lugares ir, mas provavelmente Florença e arredores) - 6 dias
  • ?

Seguindo esse roteiro, acho que poderia tentar incluir mais 5 dias na viagem pra fechar 20. Na opinião de vocês, com esses dias eu deveria incluir, Suiça, Eslovênia ou outros lugares da Itália? (pensando em paisagens e comida)

Link para o comentário
  • Membros

Já pensou em passar na Suíca a caminho da Itália?

 

De Paris dá pra ir pra parte francesa da Suíca facilmente de trem. Genebra tem trem direto e Lausanne, Montreux ficam bem proximas.

 

De lá, prossiga para a parte italiana (que é onde fica Zermatt). De lá pode-se chegar até a Itália por trem, por meio de Lugano.

 

O trem vai te levar até Milão, então de lá você pode passar o resto do tempo na Itália, visitar a Toscana , etc

Link para o comentário
  • Membros

Pensei sim, e penso mais agora rs

 

Estou usando o Google Maps pra me ajudar nas opções de transporte público e lá mostra q vou pra Genebra pela estação de Lyon. Mostra também que de Zermatt para Itália passaria por Visp e Brig, não Lugano. Será que essas opções que você passou não estão no Google maps por que não estão atualizadas? Devo procurar transporte em outros sites?

Link para o comentário
  • Membros

O google maps não é a ferramenta ideal para consultar trens. Pra pesquisas genéricas eu costumo usa o site da deutsh bahn por questões de usabilidade. E tem muita gente gosta de usar a rail europe também.

 

Mas o ideal mesmo é pesquisar os horários (e valores) mais atualizados no próprio site da companhia. No caso do trem Paris->Genebra pode ser pesquisado na sncf e os trechos da Suíca veja no site da sbb https://www.sbb.ch/en/home.html.

 

Zermatt que é uma cidade meio "fim de linha", ela não muito fácil de chegar, alias não são permitidos nem carros na cidade.

 

Lugano é meio que a porta de entrada da Suíça para quem vem da Itália, tem trens bastante frequentes. Mas nada impede que você utilize outra rota, normalmente passando por Brig, que um importante hub de interconexões de trem.

 

Dá uma olhada na rota panorâmica do Bernina Express, que é uma opção famosa para quem está vindo do Norte e desce em direção a Itália, se der pra encaixar nos planos de vocês é uma atração e tanto.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado. Vou usar mais o RailEurope pra saber quais linhas existem e aí passo para os sites das próprias companhias para ver preço.

Tentar incluir a Suíça então é melhor do que acrescentar dias na Itália, certo? Só fico preocupado que a Suiça tem fama de ser mais careira, o que poderia estourar o orçamento.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...