Ir para conteúdo

Argentina Peru e Bolívia de moto, preciso de dicas.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá amigos, em janeiro próximo eu e mais quatro amigos faremos essa viagem, Argentina Peru e Bolívia, não entraremos no Chile, gostaria de dicas do pessoal que já fez essa viagem, dicas do tipo de estrada, pois pretendemos​ir só pelo asfalto, tentaremos fazer um 17 dias com 3 dias a mais podendo chegar a 20, gostaria tbm de saber sobre documentação, vacinas se são necessárias.

Desde já agradeço aos que puderem colaborar, mais algumas dúvidas posto aqui.

 

Vlw pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Daora, boa sorte na sua viagem!

 

A dica que eu tenho é procurar no youtube pessoas que fizeram expedições parecidas, pois assim terá noção de como são as estradas.

 

O que eu sei é que na Bolivia é muito ruim de abastecer, portanto é bom se programar pois lá o preço é diferente para estrangeiros e em alguns postos eles nem abastecem motos para estrangeiros. Não sei ao certo quantos km deve dar sua viagem, mas é bom programar as revisões e trocas de pneus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ola Luciano, boa noite !

 

Tem como fazer o caminho todo por asfalto, dependendo das cidades que você escolher conhecer, houve uma expansão das estradas asfaltados nos últimos anos.

 

Sinceramente achei o seu planejamento de 17 dias com mais 3 de reserva muito curto, mas tudo depende do tipo de viagem que vocês forem fazer e o roteiro escolhido.

 

Sugiro ler relatos de viagem de pessoas que foram, o Ricardo Rauen tem dois relatos de ida para lá e esteve o ano passado novamente, mas dessa vez não fez relatos.

 

Com RG você consegue entrar nos países que pretendem viajar, mas se tiver passaporte fica a lembrança dos carimbos.

 

As motos tem que estar com o documento no nome do viajante, se for de terceiros, dai tem uma série de trâmites que é melhor ver consulado por consulado.

 

Na Bolívia tem um documento específico que é a declaração jurada, vale a pena ler essa página do consulado do Brasil em Santa Cruz de La Sierra, como ainda está ativa, imagino que ainda valha cada linha :

 

http://santacruz.itamaraty.gov.br/pt-br/dirigindo_na_bolivia.xml

 

Sobre a carteira internacional de febre amarela, vc consegue na anvisa, normalmente em aeroportos emitem.

 

Como você não menciona o roteiro fica a dúvida por onde vai entrar, portanto não dá para falar mais coisas.

 

Sobre o abastecimento de gasolina na Bolívia, algum tempo atrás, você conseguia abastecer a moto ou o carro usando um galão ou garrafas pets e deixando a moto ou o carro na esquina anterior aos postos.... mas claro, não funciona em 100% dos casos e muda conforme a época, ou seja, isso pode dar certo ou não dependendo do lugar que for e quando for, de acordo com a boa vontade do frentista.

 

Na Argentina terá que fazer o seguro carta verde e eles vão pedir nas barreiras da gendarmeria próximas às cidades brasileiras, depois raramente pedem, mas cada vez que mudar de província vc será parado e pedirão os documentos pessoais e da moto.

 

Em alguns lugares vc não poderá trafegar na pista principal é terá que ir pelas vicinais, por exemplo em corrientes ou pres Roque Saná peña, mas como não disse o roteiro não sei se passará nessas cidades, estou imaginando que sim....

 

No Peru pedem para apresentar o SOAP que vc em tese terá que adquirir na fronteira, mas tem relatos que pediram e outros que não pediram, de qualquer forma se passar por Juliaca fiquem atentos em geral existe, problemas de propina lá.... mas como disse anteriormente isso tem hora que aparece e tem hora que desaparece...

 

Enfim. Bom planejamento e boas leituras, os relatos me ajudaram muito nos meus planejamentos, mas eram poucos antigamente e a internet ainda engatinhava....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dei uma pesquisada aqui em um canal do YouTube que acompanho faz um bom tempo.

 

E vou postar um vídeo de uma tentativa de cobrar propina que ocorreu com o Pablo Imnhoff e seu irmão na Bolivia.

 

 

Link direto :

 

Vai acontecer com vocês ? Não sei, um amigo que já viajou a América do Sul toda exceto as Guianas e o Suriname, fala que não volta mais a Bolívia, ele perdeu a conta de quantas propinas foi obrigado a pagar.... já o Ricardo Rauen, fala que nunca pagou propina lá e já voltou 3 x, um detalhe é que essa viagem do Pablo foi em 2013, muitas coisas mudam de um tempo para outro.

 

Certamente a Bolívia é um país lindo e com muitas coisas para fazer e ver, além de ser muito barato.

 

Na minha opinião, vale a pena conhecer, mas é um país mais complicado nessa parte e que vocês devem estar cientes disso, pois pode acontecer, como pode não acontecer.

 

Mudando de assunto, se tiver curiosidade sobre o canal do YouTube do pablo, vale muito a pena, pois ele está realizando uma volta a Argentina com uma moto bem antiga (a caprichosa) e mostra lugares que raramente estão nos roteiros mais comuns de viagem de moto.... além dele ter um cuidado bem bacana com as informações é bem detalhista também.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Luciano. Estou planejando uma viagem em 2019. Vou acompanhar os relatos para acrescentar em meu roteiro. Estou penando em ir com uma shadow 600. Meu temor é falta de combustível, uma vez que a moto tem um tanque de 11,5l.

Abraço

Boa noite, pois é, eu vou com uma bandit 650 o tanque é de 19lt mas vou levar um galão de 5lt meus colegas vão todos de trail mas andei lendo e pelo que vi o pior no quesito combustível é na Bolívia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...