Ir para conteúdo

As casas de Pablo Neruda: La Sebastiana, La Chascona e Isla Negra


Posts Recomendados

  • Membros

Visite o nosso blog: http://www.nosotrosnaestrada.com.br para ler o post completo com as fotos! :)

 

Gabriel Garcia Marquez disse uma vez que Pablo Neruda é o maior poeta do século XX em qualquer idioma. Além de poeta, Neruda foi ativista político, embaixador e Prêmio Nobel de Literatura.

 

Grande colecionador dos mais diversos objetos, as casas onde viveu são hoje museus abertos à visitação que recebem milhares de turistas todos os anos.

 

Existem 3 casas museu do poeta Pablo Neruda abertas à visitação no Chile: uma em Santiago, outra em Valparaizo e outra em Isla Negra, uma vila de pescadores a uns 100 km de Santiago.

 

Nossa dica é: vale a pena conhecer as três. Mas, se você não tiver tempo, escolha pelo menos uma delas para conhecer um pouco mais sobre o grande personagem que era Pablo Neruda.

 

Neruda gostava de coleções e casas com formatos diferentes, em locais que inspirassem suas obras. Nessas casas museo, você vai encontrar coleções incríveis dos mais variados tipos de coisas, como conchas, fantasias, livros. E histórias mais incríveis ainda do Poeta excêntrico que inspira arte e poesia até hoje.

 

Em Santiago, La Chascona

 

La Chascona (a descabelada) era o apelido da última mulher de Pablo Neruda, a cabeluda e descabelada Matilde Urrutia. Localizada no bairro Bellavista (aos pés do Cerro San Cristóbal), começou a ser construída em 1952 para celebrar o amor entre os dois. Mostra o caráter intimista que Neruda e Matilde deram ao lugar cuja construção - que parece desordenada, mas tem todo um significado - começou com um quarto e sala e foi aumentando com o tempo.

 

Atualmente, além de funcionar como casa-museu, também sedia a Fundação Pablo Neruda. As visitas são feitas com áudio-guia, também disponíveis em português.

 

Funcionamento: janeiro e fevereiro: de terça a domingo, de 10h às 19h. De março a dezembro: de terça a domingo, de 10h às 18h.

 

Em Valparaizo, La Sebastiana

 

La Sebastiana vale a visita. A vista para o Pacífico, a partir dessa casa de Pablo Neruda, é algo impressionante. Muito linda, a casa tem o formato de um barco e lá você pode conhecer um pouco das incríveis coleções do poeta. Pelo áudio-guia (também disponível em português), o turista fica sabendo um pouco mais das loucuras de Neruda, como as portas secretas que ele usava para se disfarçar e assustar as visitas.

 

Chama-se assim em homenagem ao seu antigo proprietário Sebastián Collado. Ao contrário das demais casas de Neruda, essa já estava parcialmente construída, quando o poeta resolveu comprar pra morar.

 

Funcionamento: a visitação a casa La Sebastiana funciona de março a dezembro, de 10h10 às 18h e em janeiro e fevereiro, de 10h30 às 18h50, e está fechada às segundas-feiras.

 

Em Isla Negra, a casa das coleções

 

A presença do mar é marcante nessa que é a mais bonita das casas do poeta. Visitamos a casa de Neruda em Isla Negra num sábado frio de julho. Havia fila para entrar, mas a espera foi rápida, ainda mais com alguns voluntários recitando poemas de Neruda para quem esperava na fila.

 

Essa casa, comprada e ampliada por Neruda no início dos anos 1940, fica numa pequena vila de pescadores, em Isla Negra, a cerca de 100 km de Santiago. A maior parte do acervo de coleções de Neruda está nesta casa, considerada por muita gente como a casa mais interessante.

 

Em Isla Negra é possível compreender bem o fascínio de Pablo Neruda por coleções. Não coleção de uma ou outra coisa, mas coleção de tudo. A ideia de Neruda como colecionista fica clara aqui. São mais de 3.500 objetos de todo o mundo espalhados pela casa.

 

Nos jardins, com uma linda vista para o Pacífico, descansando em sua casa favorita, está o corpo do poeta e sua amada Matilde.

 

As visitas em janeiro e fevereiro são de terça a domingo de 10h a 20h e de março a dezembro, de terça a domingo, de 10h a 18h.

 

 

- Dicas:

Site da Fundação Pablo Neruda: http://www.fundacionneruda.org/en

Como chegar:

La Chascona: é mais fácil do que você imagina. A Chascona, casa que fica em Santiago mesmo, está localizada na rua Fernando Márquez de la Plata, 0192, Barrio Bellavista. O mais fácil é pegar o metrô, estação Baquedano (linha 5 – verde).

La Sebastiana: Para ir de Santiago a Valparaizo, basta pegar um ônibus da empresa TurBus ou da empresa Pullmann no Terminal Alameda, em Santiago. Os ônibus saem a cada 15 minutos e demoram 1h30 até Valparaizo. O endereço da casa é rua Ricardo Ferrari, 692, Cerro Bella Vista.

Casa de Isla Negra: em Santiago, pegue um ônibus para Isla Negra no terminal Alameda. Eu sei que a Pullmann faz o percurso até a cidade. É bom avisar ao motorista que você quer descer na casa do poeta, eles te deixam bem perto da casa. A viagem até Isla Negra demora cerca de 2 horas. Endereço da casa: Poeta Neruda s/n, Isla Negra, El Quisco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...