Bate volta 22 a 25/04/12 - GRAMADO / CANELA e PORTO ALEGRE ... Gastos detalhados do casal

Olá pessoal!

Vou postar o relato da minha última trip, a qual conheci um pouco de Gramado, Canela e Porto Alegre. Foi uma viagem sensacional, pois Gramado superou todas as minhas expectativas, vi Gramado como exemplo a ser seguido, pois a cidade é referência em organização e civilidade, enfim, poderia ficar aqui rasgando elogios, mas vamos ao relato!

Eu queria muito viajar apenas com a minha esposa e tirar uma folga do meu filho e de todos os amigos e como tínhamos três dias livres na semana resolvemos que iriamos ter uma segunda lua de mel (d´hora), ficamos na dúvida se iriamos conhecer o Rio ou Gramado, ficamos uma semana indecisos e o único jeito foi tirar no papelzinho, isso mesmo, no papelzinho .... e acabou saindo Gramado, corri para os "mochileiros.com" e comecei a viajar nos relatos de todos que foram para Gramado e Canela, eram muitas opções de lugares para ir e por isso precisamos enxugar os pontos os quais iriamos visitar ...

Comprei as passagens pela GOL, pagamos R$ 76,00 cada um, já com as taxas, totalizando R$ 152,00 para o casal, saida de CONGONHAS e chegada em POA, queria comprar via Caxias do Sul pois é mais perto de Gramado, mas as passagens estavam o dobro do preço!

1º Dia

Era a primeira vez que iriamos voar saindo de Congonhas e devo admitir que morro de medo de altura e minha esposa tem o dobro de medo, ficamos com receio de voar por Congonhas devido aos "acidentes" que ocorrem com a pista molhada e justamente na manhã de Domingo garoava em São Paulo .... ::mmm:

Nosso voo estava marcado para as 10:08 e chegada em POA as 11:47 ... chegamos em Congonhas as 08:30 e fomos para o Check-in e em 10 minutos já tinhamos realizado todo o processo, resolvemos tomar um café no próprio Aeroporto (R$ 38,50) pois a GOL não serve mais lanches em seus voos de curta duração ... faltando 30 minutos para a partida fomos correndo para o embarque. O voo saiu no horário e a viagem foi super tranquila, com belas manobras ao chegar em Porto Alegre ::mmm: .

Chegamos em POA as 11:30 e o tempo estava bastante agradavel, sol e uma temperatura na faixa dos 13 graus. Demoraram para liberar o desembarque, após a liberação fomos retirar as bagagens aí resolvi deixar a minha esposa retirando as mesmas e fui correndo para a "Veppo", comprar as passagens de ônibus para Gramado, foi a melhor coisa que eu fiz, pois ao chegar no guichê só restavam três poltronas para o próximo ônibus que iria sair as 12:40 e o próximo seria apenas as 14:00, comprei as passagens (R$ 59,40 o casal) e enquanto eu efetuava o pagamento se formou uma fila de cerca de 7 pessoas, ou seja, por pouco eu não iria conseguir embarcar naquele ônibus. Fica aí a Dica!!! O link para verificar os horários de saída dos ônibus para Gramado e Canela é esse ... http://www.citral.tur.br/consulta_horarios.php ... lembrando que os ônibus partem da Rodoviária de Porto Alegre e fazem uma parada no aeroporto, então, fique esperto no horário, eu peguei o ônibus que sai aos Domingos da Rodoviária as 12:30 e faz uma parada no aeroporto as 12:40.

Dica

Caso vá de ônibus de POA até Gramado e deixou para comprar as passagens no aeroporto, seja rápido, pois senão você ficará muito tempo esperando o próximo ônibus no aeroporto! Existem várias locadoras de carro bem na frente da área de desembarque, mas nós preferimos ir de ônibus! Para comprar as passagens de ônibus basta sair pelo portão de desembarque e seguir pela sua direita até o final do corredor, a VEPPO está situada a esquerda, ela é última loja do corredor e fica bem ao lado de uma das portas de saída!

Continuando ...

Foram mais de duas horas de viagem e com uma parada na cidade de Taquara, chegamos em Gramado as 14:40 e fomos em direção ao Hotel e Pousada Kaster (http://www.hotelpousadakaster.com.br/hotel.html), fechei R$ 400,00 por três diárias e não me arrependi, pois o Hotel é muito show de bola, gostamos demais do atendimento e do café da manhã, o hotel está localizado a uns 800 metros da Rua Coberta, você pode ir caminhando tranquilamente até o centro ou até a rodoviária, parece ser longe mas não é ... fazíamos o percurso em 10 minutos. O hotel está localizado a poucos metros do Mini-Mundo e dá para ir andando até o Lago Negro, ou seja, saindo do hotel dá para ir caminhando para qq parte da cidade tranquilamente.

Fomos andando até o hotel e fomos muito bem recepcionados, o rapaz nos acompanhou até o quarto e nos deu várias dicas ... tomamos um banho e fomos até o centro para comer e matar a nossa curiosidade de saber como era a cidade! Fomos andando e ao chegarmos no centro ficamos maravilhados com toda aquela arquitetura e beleza natural do lugar ... fantástica!!!

Essa galeria é show de bola ...

Após ler várias dicas aqui do mochileiros, resolvemos ir no "Pasteleiro" (http://www.pasteleiro.com.br/) fica na Rua Pedro Benetti, 32, ao lado da Igreja São Pedro ... comemos dois pastéis + suco + refri e um tipo de salgado que não lembro o nome, total da conta R$ 41,10 :shock: , não achei tão gostoso assim, mas na hora da fome já viu né rsrs ... ficamos caminhando pelo centro admirando todas as lojas, a arquitetura do lugar, observando o pessoal e tal, compramos uma bolacha ... e ao cair da noite resolvemos voltar para o hotel e de barriga cheia rs nem jantamos, aí ficamos de boa no hotel!

Gastos para o casal

Passagens= R$ 152,00

Café em Congonhas= R$ 38,50

Ônibus para Gramado= R$ 59,40

Pasteleiro= R$ 41,10

Bolacha= R$ 3,50

Total = R$ 294,50

2º Dia

Acordamos bem cedo e percebemos que ao contrário do dia anterior, o frio estava dando uma pequena castigada naquela manhã ... nos preparamos e descemos para tomar um delicioso café da manhã ...

Fomos em direção ao "Tour Panorâmico de Jardineira" feito pela empresa "Jardineira das Hortênsias" (http://www.jardineiradashortensias.com.br/), corremos para embarcar no passeio das 09:30, compramos os ingressos R$ 32,00 o casal, eles só aceitam dinheiro ... por ser uma segunda-feira beirando os 8 graus, até que tinha bastante gente participando do tour, cerca de 15 pessoas. O guia se chama Dias e é um Sr. muito simpático e muito bem preparado.

O tour tem duração de 2 horas e aconselho a todos ao chegarem em Gramado realizarem este tour, pois terão uma melhor visão da cidade e poderão aproveitar os pontos de maior interesse e tornando a viagem muito mais proveitosa.

O tour inicia-se no centro e roda por diversos pontos, inclusive no Lago Negro, a Jardineira faz uma parada de 30 minutos para podermos conhecer o Lago, a dica é ... quem quiser ficar mais tempo, poderá ficar por lá e esperar a Jardineira voltar ... no nosso caso, demos uma volta no Lago, compramos uma pipoca e ficamos curtindo um pouco o lugar, 30 minutos foi o suficiente, ainda mais por estar um frio danado na região do Lago.

Será que estava frio!? rs

Após o tour, decidimos ir até o Mini Mundo (http://minimundo.com.br/minimundo/index.htm), pagamos R$ 32,00 o casal, achei meio caro, mas o lugar é bem bacana e você fica admirado com os detalhes das miniaturas!

Nos despedimos do Mini Mundo e fomos em direção ao centro e procuramos um lugar mais em conta para almoçarmos e achamos o Restaurante Hakone, fica na Av das Hortênsias, 1577 (eu acho), fica entre a Borges e a Garibaldi, a comida é simples e para quem não é tão exigente o lugar é uma boa pedida ... comemos bem e a um preço bacana, gastamos R$ 35,00 o buffet + refri e suco.

Momento Utilidade Pública

Fiquei apertado :lol: e resolvi ir ao banheiro, para a minha surpresa, achei um Sanitário Público ...........

O Sanitário Público do centro de Gramado está localizado praticamente na esquina da Borges com a Hortênsias embaixo do centro de informações ao turista .... impressionante a higiêne do local, dá de 10 a 0 em muitos sanitários de grandes Shoppings aqui de Sampa!

Após bela experiência do sanitário ::otemo:: , fomos caminhar pela Rua São Pedro a qual descobrimos que é a Rua do 1,99 e a Borges de Medeiros era a Rua do 199,00 ::lol4:: , fomos procurar algumas lembrancinhas e não achamos nada por alí, decidimos que iriamos na "Casa do Gaúcho", acho que esse era o nome da Lojinha, fica na Av das Hortensias, quase de esquina com a Garibaldi ... fomos muito bem atendidos e até tomamos um chimarrão com a proprietária, bem legal! Daí ficamos andando a esmo e não cansávamos de ficar apreciando o lugar!

Já era tarde quando resolvemos voltar para o Hotel e tomar uma ducha, no caminho compramos umas bolinhas de chocolate ... ficamos um tempo no hotel e voltamos ao centro para jantarmos, minha esposa decidiu comer na Rua Coberta em um Restaurante chamado Sabor de Frutas, comemos uma pizza muito gostosa e comemos/tomamos uma Sopa no Pão Italiano, deliciosa! Após jantarmos, pagamos a conta no valor de R$ 76,70 e fomos embora para o hotel totalmente satisfeitos! ::otemo::

O dia foi bem proveitoso!

Gastos do casal

Jantar = R$ 76,70

Total gasto pelo casal = R$ 211,60

3º Dia

Na noite anterior entrei na net e reservei um carro na Localiza, olhei o endereço no Google Earth e no Google Maps, ambos indicavam que a Localiza estava no centro de Gramado, reservei o carro para retirada as 09:00 e devolução as 18:00.

Acordamos cedo, tomamos café e fomos até a Rodoviária para comprar as passagens para POA, nosso objetivo era pegar o ônibus das 06:15 e chegar cedo em POA para aproveitarmos parte do dia por lá e conhecer um pouco do centro e o Parque Redenção. Ao Chegarmos na Rodoviária haviam apenas quatro assentos disponíveis, ou seja, quase nossos planos iriam por água abaixo. Passagens compradas (R$ 56,40 casal), fomos em direção a Localiza e para a nossa surpresa, as numerações estão erradas no Google Earth e no Google Maps, pois a Localiza fica na estrada que liga Gramado a Canela, ficamos puto pois a caminhada era longa, mas fomos apreciando o Vale do Quilombo e após 30 minutos de caminhada estávamos na Localiza.

Pegamos o carro, um Celta completo, pagamos R$ 39,90 (diária com 100km) + 28,00 (seguro roubo/furto) + 10,00 (terceiros) + 17,04 (álcool gasto), total R$ 94,94, achei o preço bem em conta. Eles pré autorizam R$ 700,00 no cartão de crédito, mas caso não tenha cartão, eles avaliam o perfil do motorista para liberar o veiculo.

Saímos da localiza e fomos em direção ao Pórtico de Gramado sentido Três Coroas para batermos umas fotos e conhecer mais este cartão postal de Gramado.

Em seguida fomos em direção a Canela e no caminho paramos no Mundo a Vapor (http://www.mundoavapor.com.br/), o local é pequeno mas é bem interessante ver a forma a qual o pessoal utilizava a "tecnologia do vapor". Paguei R$ 7,00 na entrada por estar com a minha carteirinha de estudante e minha esposa que estava sem a dela pagou R$ 14,00, total R$ 21,00.

Em seguida fomos em direção ao Parque do Caracol, a estrada é bem tranquila e fomos bem de boa, o final da estrada é a entrada do Parque do Caracol que infelizmente estava com as escadarias interditadas devido a uma rocha ter caído sobre ela, achei bem sinistra esta informação! Pagamos R$ 14,00 o casal com estacionamento.

O Parque é mais ou menos e nessas horas que percebemos o quanto estamos sedentários, pois mal começamos a caminhar por uma pequena trilha e já estávamos pedindo água rsrs ...

A dica é: Alugue um carro, pois você terá muito mais liberdade para conhecer Canela, pesquisei diversas formas para conhecer os pontos turísticos de Canela e a forma mais viável foi de carro!

Na volta compramos umas lembrancinhas e fomos embora em direção ao centro de Canela. Tiramos o teleférico do nosso roteiro depois que vimos alguns videos no Youtube sobre acidentes com as gaiolinhas.

Chegando no centro de Canela vc encontra a Avenida principal de Canela q tb é muito bonita e no final dela está a Igreja Matriz .... fantástica ... é muito bonita, ficamos encantados com a beleza da Igreja.

Saímos da igreja e fomos almoçar, seguimos pela avenida principal e logo no inicio encontramos o Restaurante Bella Cittá, Rua Felisberto Soares, 217, local bem bacana ... dois pratos + refri e suco + sobremesa, saiu por R$ 43,00.

Pegamos o carro e fomos em direção ao Alpen Park (http://www.alpenpark.com.br/). Ao chegarmos, vimos que o lugar é pequeno e extremamente caro ... Pagamos R$ 5,00 o estacionamento e fomos apenas no trenó, pagamos R$ 32,00 o casal, se pudessemos descer duas vezes até que valeria apena pagar os 32 contos, mas como já estávamos ali não ficamos chorando ... a descida é bem legal, mas pelo preço fica um gostinho de decepção! Ainda pagamos R$ 10,00 pela foto da descida no trenó!

Depois eu posto a foto que pagamos R$ 10,00.

Nos despedimos de Canela e fomos em direção a Gramado e no caminho paramos no Museu do Automóvel (http://www.hollywooddreamcars.com.br/hp/inicial/index.php) .... pagamos R$ 40,00 o casal e vale muito a pena, o local é bem legal para os amantes de carros antigos ....

Vale pesquisar as entradas dos outros museus, pois haviam promoções tipo, pague R$ 50,00 e conheça todos os quatro museus ... mas como queríamos conhecer apenas o Hollywood, então optamos em pagar a tarifa avulsa!

Nosso dia já estava acabando e a nossa estadia em Gramado também! Deixamos o carro na Localiza e fomos em direção ao centro, jantamos/lanchamos no Croasonho que fica na mini galeria ao lado da Galeria Borges quase em frente da Rua Coberta ... comemos dois CroaSonhos + refri + suco + chocolate quente por R$ 34,95 ...

Aguardando o lanche!

Na ida para o hotel compramos uns danones e bolachas para comermos durante nossa ida de ônibus para POA, pois sairíamos de madrugada e para a tristeza da minha esposa não iriamos tomar o excelente café da manhã do hotel ....

Agilizamos o fechamos da nossa conta no hotel, a qual ficou em R$ 441,00, pois consumimos algumas coisa do Frigobar e efetuamos algumas ligações interurbanas para Sampa!

Total gasto pelo casal

Passagens = R$ 56,40 (ida POA casal)

Carro = R$ 94,94

Mundo a Vapor = R$ 21,00

Parque do Caracol = R$ 14,00

Lembrancinhas = R$ 20,00

Almoço = R$ 43,00

Alpen Park = R$ 32,00 (trenó casal) + R$ 5,00 (estacionamento) + R$ 10,00 (foto descida de trenó) = R$ 47,00

Museu do automóvel = R$ 40,00 (casal)

Jantar/lanche = R$ 34,95 (casal)

Mercadinho = R$ 9,00

Fechamento hotel = R$ 441,00 (3 diárias R$ 400,00 + R$ 41,00 em frigobar e ligações p/Sampa)

Total casal = R$ 821,29 ::ahhhh::

4º Dia

Na noite anterior havíamos pedido para que o pessoal da recepção do hotel nos acordasse as 05:20 da madrugada e como combinado, as 05:20 eles nos ligaram para nos acordar. Pedimos um táxi, pois estava muito frio ::Cold:: e em 5 minutos o táxi estava nos esperando, seguimos até a rodoviária e aguardamos o ônibus que as chegou as 06:10 e em 5 minutos o ônibus estava partindo e pela janela víamos Gramado ficando para trás e nossos dias de descanso acabando.

A viagem foi bem tranquila e ao chegar em Porto Alegre pegamos um puta trânsito matutino próximo ao centro de POA, acho que era para irmos nos lembrando de Sampa. Paramos na rodoviária de POA e logo em seguida fomos em direção ao aeroporto, apenas duas pessoas desceram na rodoviária, o restante do pessoal desceu no aeroporto. Nosso voo estava marcado para as 14:25 e como o check-in só abre com 4 horas de antecedência, fomos procurar o locker do aeroporto ....

Dica do Locker do aeroporto de POA: Você deverá comprar uma "ficha" na Protec Bag que fica na frente do check-in da GOL e ao lado do auto atendimento da GOL, o valor da ficha é de R$ 10,00 par ao locker menor e R$ 20,00 para o locker maior, mostre a bagagem para o pessoal da Protec Bag e eles irão lhe informar qual é o locker adequado. Com a ficha em mãos, você deverá se dirigir até a parede externa do aeroporto, vá até o térreo e o Loker está localizado ao lado da saida onde está a "Veppo" e quase embaixo da passarela, siga as instruções para que vc não perca a ficha e tenha que comprar outra. Leve a chave do locker e não a perca por nada.

Continuando ....

Após deixarmos as malas no locker, fomos em direção ao TrensUrb ... aí é outro rolê ... se você estiver no Terminal 1, deverá seguir até area onde estão localizados os taxis, na frente da área de desembarque, ao sair olhe para a esquerda e você verá o ponto de ônibus da Infraero, com sorte o ônibus já estará lá ... ele te levará até o Terminal 2 onde dará acesso a passarela que te conduzirá até a estação do metrô/trem.

Caminhando pela passarela e fotografando o Terminal 1

Pegamos o trem (R$ 1,70 cada bilhete) e fomos em direção a estação Mercado, em 10 minutos estávamos lá ... fomos conhecer o Mercado Municipal e em seguida fomos em direção ao Parque Farroupilha/Redenção, fomos caminhando tranquilamente e em 30 minutos estávamos lá .... o Parque é bem bacana, mas devo admitir que prefiro o Ibirapuera aqui em Sampa, ficamos um bom tempo por lá sentados observando o pessoal se alongar, correr, brincar com os cachorros ... deu para relaxar bastante.

Em seguida fomos em direção ao centro para comermos algo e optamos em tomar um lanche no MC Donalds. De barriga cheia seguimos em direção ao aeroporto, pegamos nossas malas no locker e fomos em direção ao check-in e após 30 minutos já estávamos na aeronave, prontos para voltar para Sampa.

O voo foi tranquilo até a hora do pouso, pois após tudo certo para o pouso, a aeronave teve que arremeter e ficar sobrevoando por uns 10 minutos até nova permissão para aterrissarmos ...

Ao desembarcarmos, tínhamos a certeza que os dias que passamos juntos em Gramado tinham sidos sensacionais, pois já estávamos com saudades de toda aquela tranquilidade e de toda aquela civilidade.

Total gasto pelo casal

Locker = R$ 10,00

Trem/metrô = R$ 6,80 (R$ 1,70 x 4 passagens)

MC Donalds = R$ 38,00

Total = R$ 54,80

Fala, Anderson ! Como esse mundo, digo, forum, é pequeno. Comecei a ler o relato e, ao ver a foto, pensei "conheço esse sujeito". E não deu outra, "conhecido" do relato de Buenos Aires, hehe. Mal chegaram e já emendaram em outra viagem, hein, honrando o espírito mochileiro. Meu relato de Buenos Aires tá quase pronto, só falta um ajuste ou outro e vou publicar.

Também iremos a Gramado, por isso estou lendo esse relato. Vamos em novembro. Minha esposa já conhece Gramado, se apaixonou e agora vou conhecer a cidade pela primeira vez. Também ficaremos pouco tempo, no caso 4 dias, aproveitando um feriadão de minha cidade. Pretendo conhecer Canela e PoA, mas essa última só numa passagem rápida, ainda vamos ver o que priorizar.

Isso do Google Maps mostrar lugares errados, meu amigo, pode ir se acostumando, é comum ... já nos pregou peças também e agora eu sempre pesquiso antes o endereço das coisas em outros sites.

Abraços.

Abraços.

Fala Marcão ... carakas, pequeno mesmo hein rsrsrs .... estou ansioso para ler seu relato de Buenos Aires, quando estiver pronto me envia o link! :wink:

Gramado é tudo de bom ... aproveitamos a semana que estaríamos de folga e não pensamos duas vezes ... vale muito a pena! Quatro dias são suficientes para conhecer bem Gramado e Canela, dá para andar com bastante calma e se dé estique até os "canyons", dizem que são maravilhosos! Coloquei os valores o mais detalhado possível, sei que para você dindin não é problema mas com os valores que coloquei dá para ter uma base! rsrsrs

Demorei para responder pois estava viajando a trabalho ... trabalho em uma Construtora de pequeno porte aqui de Sampa e apareceu a oportunidade de dar um pulo no Rio de Janeiro para ver de perto o andamento de uma obra ... aproveitei e fiz uma Day trip ............ SENSACIONAL ........... é sempre bom cair no colo uma oportunidade dessas e ainda por cima com tudo pago ::otemo:: ... Pena que tive que ir de carro e isso toma umas 10 horas de "bateção" de perna ....