Ir para conteúdo

Bate-volta Parque Estadual da Serra da Tiririca - Niterói/RJ


Posts Recomendados

  • Membros

No final de semana do dia 7/11, depois de uma semana de forte calor aqui no rio, estava esperando a chegada do fds quando teria uma folga da correria da semana para aproveitar uma praia. Resolvi sair um pouco mais cedo para poder fazer a trilha do Alto Mourão (Pedra do Elefante ou Falso pão de açucar)!

Resolvi então fazer esse meu primeiro relato:

É uma trilha simples (cerca de 50 min) mas que proporciona um visual e tanto!

O início da trilha fica próximo ao mirante de itaipuaçu (estrada de itaipuaçu, entrada próxima a estrada de itacoatiara)..

 

20091116113327.JPG

 

quem não levar algo pra beber pode se abastecer no mirante com um senhor que fica vendendo agua e refrigerantes.. garrafa de 2 litros de agua custa 3 reais (é bem melhor levar xb)

como falei é uma trilha tranquila sem grandes problemas.. não sei porque (ja que não chovia no rio há uma semana ) mas parte da trilha estava bastante molhada e com lama.. mas ainda assim dava pra passar tranquilamente!

 

20091116113938.JPG

 

a sinalização da trilha é (podemos dizer) rustica.. mas é muito dificil (até mesmo pra quem nunca fez uma trilha) se perder no caminho!

 

20091116114132.JPG

 

20091116114222.JPG

 

o ponto mais "complicado" na trilha é ja no trecho final quando é necessária uma "escalada" nas pedras.. mas como falei, nada muito complicado (nesse dia um pai foi com o filho que devia ter uns 9 anos e passou tranquilo)

 

20091116114440.JPG

 

depois desse trecho mais uns 4 min de caminhada e pronto você está no ponto máximo de onde pode-se ver algumas lagoas como a de Maricá, toda a praia de Itaipuaçu e o restante do Parque da Tiririca..

 

20091116114625.JPG

 

20091116114859.JPG

 

e do outro o Costão, o morro das Andorinhas, as praias e lagoas da região oceanica de Niteroi e parte do Rio de Janeiro!

 

20091116115026.JPG

 

20091116115112.JPG

 

a descida tambem é tranquila e logo após uns 45 min ja estavamos novamente no mirante de itaipuaçu, dessa vez rumo a praia de itacoatiara (mais uns 20 min de caminhada do mirante até a praia)... cuidado com os carros que sobem (ou descem)...

 

fica a dica para quem for a Niteroi!!!

 

 

 

ps: assim como qualquer outra trilha cuidado com animais peçonhentos.. no local pode-se encontrar alguns tipos de cobras, no dia cruzamos com uma coral durante a trilha.. ate tirei foto mais ta dificil de identificar ja que na hora que fui bater ela foi pra baixo de umas plantas: upload/galeria/fotos/20091116115658.JPG

 

abraço

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • Membros

nossa, a Serra da Tiririca é linda mesmo! Já fiz uma trilha por lá uma vez. Inclusive assim que estiver de volta ao Rio pretendo terminar meu tour pela cidade de Niterói e visitar as praias e os fortes. Nem sabia que tinha um forte por lá! Descobri aqui: http://www.viaje.com.br/rio-de-janeiro/niteroi/obras-arquitetonicas-em-niteroi-justificam-a-visita-a-cidade e como amo construções históricas, eu preciso passar por lá!

 

Gostei das fotos.

 

Abs,

Pri

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...