Bolívia adotará tornozeleiras eletrônicas para controlar pacientes com covid-19

O ministro da Justiça da Bolívia, Álvaro Coimbra, informou na última quinta-feira (9) que pacientes com coronavírus, suspeitos e confirmados utilizarão tornozeleiras eletrônicas. A medida visa o cumprimento da quarentena imposta no país.

De acordo com a Agência Boliviana de Notícias (ABI), o departamento de La Paz fornecerá tornozeleiras às pessoas infectadas ou que tiveram contato com pacientes com coronavírus. A Agência Peruana de Notícias, Andina, que também publicou matéria sobre, reforça que a medida deve ser estendida a toda Bolívia.
A ABI explica que o uso de tornozeleiras permitirá a elaboração de um mapa sobre a localização dos suspeitos, ajudando no controle das autoridades sanitárias.

boliviatornozeleiraeletronica 100420
Autoridades anunciaram a medida em uma coletiva de imprensa em La Paz | Foto: Reprodução-ABI.

À Andina, o ministro interino de Obras Públicas, Iván Arias, informou que inicialmente serão disponibilizadas 500 tornozeleiras eletrônicas que contam com um chip para rastreamento. Além do mapeamento, a finalidade da proposta é “também controlar [as pessoas] para que não saiam de suas casas”, comentou Coimbra numa coletiva de imprensa em La Paz, segundo a agência.
Ainda segundo a publicação, persistem os episódios de descumprimento da quarentena, o que levou as autoridades decisões como esta das tornozeleiras.

boliviatornozeleiraeletronica 100420 02
Autoridades anunciaram a medida em uma coletiva de imprensa em La Paz | Foto: Reprodução-Andina.

O governo interino de Jeanine Áñez impôs quarentena até dia 15 de abril e declarou estado de emergência sanitária, toque de recolher, o fechamento de fronteiras e a proibição de viagens no país. As primeiras medidas foram anunciadas em 17 de março de 2020, quando um decreto pedia quarentena até 31 de março de 2020.

A imagem (da home e) que traz até este post é de vista parcial da cidade de La Paz. Foto de Javier Collarte/Unsplash.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário