10 coisas imperdíveis no Jalapão

O Jalapão é o novo queridinho do Brasil. Está no topo da lista de viajantes do Brasil inteiro, antes de Bonito, da Chapada Diamantina ou dos Lençóis Maranhenses.

Essa joia do ecoturismo brasileiro oferece dias de aventura e natureza extrema, pronta para fazer seus dias isolados das cidades grandes os mais inesquecíveis.

São vários quilômetros para serem explorados em uma viagem nada fácil de fazer. As atrações do Jalapão estão espalhadas entre algumas cidades e para alcançar essas belezas é necessário rodar bastante em um 4×4 na estrada de terra acidentada.

Uma aventura dessa, bicho! Quem não quer? Entre tanta coisa, veja as 10 imperdíveis do Jalapão!

♥ 1 – Flutuar nos Fervedouros

O mais fundo possui 70 metros de profundidade e mesmo assim você não afunda. Essa foi certamente a experiência mais legal que vivi no Jalapão. A água cristalina envolta de vegetação extremamente verde. De outro mundo!

Jalapão - Como é o passeio de 4 dias - Fervedouro do Ceiça
Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana/ Fervedouro do Ceiça

♥ 2 – Rafting na Cachoeira da Velha

A maior cachoeira do Jalapão, sendo 15 metros de queda. A aventura começa às margens do Rio Novo, um dos maiores rios de água potável do mundo. De onde se faz o rafting não pode ser visto das passarelas, por isso o visual é exclusivo para quem se aventura pelas águas em um bote inflável.

Jalapão por conta própria - perguntas e respostas - Cachoeira da Velha
Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana/ Cachoeira da Velha

♥ 3 – Trilha na Serra do Espírito Santo

Enquanto as cidades dormem, os aventureiros estão se preparando para inciar sua subida à Serra do Espírito Santo. Geralmente as trilhas são feitas pelas agências bem cedo para que o turista assista ao nascer do sol. Com certeza uma das melhores experiências!

Jalapão - Como é o passeio de 4 dias - Serra do Espírito Santo
Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana/ Serra do Espírito Santo

♥ 4 – Relaxar na Cachoeira do Formiga

Uma das cachoeiras mais lindas do Jalapão! Com águas extremamente claras e temperatura agradável, a Cachoeira do Formiga é um lugar delicioso pra relaxar. Você pode chegar até a queda ou ficar tranquilo no poço natural que se forma num canal.

Jalapão - Como é o passeio de 4 dias - Cachoeira do Formiga
Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana/ Cachoeira do Formiga

♥ 5 – Conhecer o artesanato de capim dourado

O capim dourado é uma espécie de planta que ocorre no Jalapão, por isso o artesanato feito com esta matéria prima é a cara da região. Você poderá levar pra casa uma lembrança tão característica quanto essa. Além disso, você ajuda às comunidades que vivem disso.

Jalapão - Como é o passeio de 4 dias - Artesanatos de Capim Dourado
Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana

♥ 6 – Tomar algum sorvete diferente

Alguns locais fazem artesanalmente deliciosos sorvetes com frutas do Jalapão. O guia da agência Aventura Eco, com quem fizemos o passeio de 4 dias (veja aqui) nos levou em dois lugares diferentes para provarmos os sabores. Além de se refrescar com o sorvete, compramos a farofa de paçoca pra levar pra casa.

Jalapão - Como é o passeio de 4 dias - Mapa Jalapão
Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana

♥ 7 – Assistir o pôr do sol nas Dunas do Jalapão

Uma das coisas mais legais de se fazer no Jalapão! Do estacionamento a gente faz uma trilha e sobe as dunas até alcançar um bom lugar para ver o sol se pôr atrás da vegetação local. As dunas vão ganhando cores diferentes. Uma coisa linda! Veja aqui o time lapse.

Jalapão - Como é o passeio de 4 dias - Dunas do Jalapão
Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana

♥ 8 – E na Pedra Furada

Outro ponto interessante de ver o sol se pôr é na Pedra Furada. A serra possui vários furos, por onde os raios de sol vão passando e criando as mais lindas composições da natureza. Da parte mais alta a gente se senta e espera o sol se esconder no horizonte. Veja aqui dicas de como fotografar o pôr do sol.

Jalapão por conta própria - perguntas e respostas - Pedra Furada
Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana/ Pedra Furada

♥ 9 – Trilhar na Serra do Gorgulho

Também conhecido como Morro Vermelho ou Morro dos Macacos. Uma trilha simples, mas incrível. Dá para subir e ver a belezas dessas formações rochosas de tons avermelhados. Mais uma opção para quem quiser assistir ao pôr do sol.

Jalapão - Como é o passeio de 4 dias - Serra da Catedral.
Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana/ Morro Vermelho

♥ 10 – Se encantar com o Cânion do Sussuapara

Escondido de baixo da terra, está o Cânion do Sussuapara. Pequeno em tamanho e imenso em beleza. Há raízes penduradas e samambaias crescendo nos paredões, que ainda ganham um pequena queda d’água. Um dos cenários mais encantadores do Jalapão.

Jalapão - Como é o passeio de 4 dias - Cânion do Sussuapara
Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana/ Cânion do Sussuapara

ícone mapa TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O JALAPÃO

ícone mapa COMO É  PASSEIO DE 4 DIAS E 3 NOITES COM AGÊNCIA

ícone mapaPERGUNTAS E RESPOSTAS PARA FAZER POR CONTA


ícone mapa Instagram: @umasulamericana

ícone mapa Facebook: @umasulamericana

cabec3a7alho1

Deixe um comentário