10 dicas sobre a Ilha do Mel-PR (VLOG DE VIAGEM)

A Ilha do Mel, considerada uma das Ilhas mais lindas do Brasil, foi o destino escolhido por nós para as férias de 2016. Nós ficamos na Ilha por três dias e conseguimos visitar as principais vilas e pontos turísticos do local. Para desfrutar mais do que a Ilha oferece, programe-se para uma viagem de, no mínimo, quatro dias. E vamos às dicas!

1) Não economize no repelente. Ele é tão importante quanto o protetor solar. Notamos que os mosquitos atacam a toda hora do dia.

2) Na Ilha não há caixa eletrônico, importante levar dinheiro em espécie em quantidade razoável, pois alguns estabelecimentos não trabalham com cartões (nós levamos 300 reais por pessoa para 3 dias).

3) Leve seu kit emergência com medicação básica, pois a Ilha também não dispõe de farmácia. Existe um posto de saúde no local, mas ter a sua independência para cuidados básicos é muito melhor.

4) Lanternas são fundamentais pois as trilhas não tem iluminação. Neste caso, lembre-se das pilhas e carregadores.

5) Se encontrar uma garrafa de água de 500ml por 6 reais, não se assuste. Tudo custa muito caro devido a logística das cargas. Mesmo assim, recomendamos a pesquisa de preços.

6) Se for fazer passeios ou trilhas longas leve bastante água. Em algumas praias não há comércio.

7) Tenha paciência caso faça suas refeições em restaurante. Nós fizemos várias refeições fora do camping e tudo demorou muito.

8) Leve somente o indispensável (caso sua ideia seja carregar a própria bagagem). Do contrário, existem pessoas que fretam as malas do barco para as pousadas e campings.

9) Considere levar um tênis caso sua intenção seja percorrer os percursos a pé. Outra opção o pra quem deseja turistar pela Ilha são os táxis náuticos.

10) Não deixe de visitar os três pontos turísticos da Ilha: Gruta das Encantadas, Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.

GRUTA DAS ENCANTADAS

Situada na parte sul da Ilha, é o patrimônio natural mais importante da Ilha do Mel. O morro da Gruta, formado por um tipo de rocha chamado migmatito é dividido por um veio de rocha negra, o diabásio. A Gruta se formou pela ação do mar sobre o diabásio, menos resistente que o migmatito. Para facilitar o acesso, foi construída uma passarela que leva até a sua entrada.

FAROL DAS CONCHAS

Para modernizar a navegação comercial brasileira o Imperador D. Pedro II ordenou, em 1870, o início das obras, realizadas por uma empresa inglesa sob a supervisão do engenheiro Zózimo Barroso. Os materiais foram importados da Escócia, país que detinha, na época, a tecnologia mais avançada no ramo. Inaugurado em 1º de abril de 1872 e localizado no alto do Morro das Conchas, pode ser avistado de quase todos os pontos da Ilha do Mel. Do alto do farol se tem uma bela vista panorâmica de quase toda a ilha e região.

FORTALEZA NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

Monumento militar do século XVIII existente no Paraná, a Fortaleza foi concluída em 23 de abril de 1769. No alto do Morro da Baleia, junto à Fortaleza, estão canhões e trincheiras de pedras. É o chamado “Labirinto dos Canhões”. Há também um mirante, com uma vista panorâmica. Chega-se até lá pela praia após percorrer toda a praia da Fortaleza. É um dos monumentos militares mais importantes do estado do Paraná, ele foi construído em 1767 com objetivo de proteger a baía do Paranaguá e seu porto. O forte fica à beira-mar e está bem conservado, assim como seus canhões, o acesso é por trilhas no morro da Baleia.

Curiosidades sobre a ilha:

– dos seus 2.700 ha, apenas 200 têm permissão de uso – o restante é reserva ecológica tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975
– administrada pela IAP (Instituto Ambiental do Paraná)
– 25 quilômetros de praias
– não é permitido veículo automotor e de tração animal
– os carrinhos de coleta de lixo são movidos à energia elétrica
– o número de visitantes diários é controlado
– não tem asfaltamento, são apenas estreitas ruas e trilhas de terra
– vilarejos da Ilha: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas.

Dados geográficos¹
– Encontra-se a 15 milhas de Paranaguá.
– Área de 27,62 km²;
– Área de praias: 55,05 ha;
– Área da Estação Ecológica: 2.240,69 ha;
– Altitude Máxima: 151 m

¹ Fonte: Prefeitura de Paranaguá

OBS.: Nós levamos o nosso cachorrinho, Pow, para a trip na Ilha. Ouvimos muitas pessoas dizerem que a entrada de animais não é permitida, mas em nenhum momento fomos abordados ou bloqueados por causa dele. Inclusive, vimos alguns turistas viajando com seus cães de estimação. Lá na Ilha também circulam vários cachorros de nativos.

_______________________________________

SOBRE O AVENTURA DE FÉRIAS:

O Aventura de Férias é um projeto voltado para o público que gosta de aventuras e tem como objetivo compartilhar experiências e vivências de baixo custo e em meio à natureza, mostrando que é possível ser feliz com pouco e pertinho de casa. Dentre as nossas aventuras, é possível perceber opções para caminhar, correr, pedalar, tomar um banho de cachoeira ou subir alguma montanha.

Um dos pontos mais fortes do projeto é o canal do YouTube, cujos vídeos apresentam como chegar em cada local e como explorá-los, ou seja, o expectador terá em suas mãos um completo Guia de Aventuras. Outro ponto que desperta curiosidade é a nossa Kombi Home, que teve o seu interior totalmente adaptado para dormir, cozinhar e viver dentro dela. O passo a passo da reforma da Kombi foi executado por nós e registrado em vídeo, disponível para visualização em nosso canal do YouTube. Leia mais!

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:

Blog: www.aventuradeferias.com.br

YouTube: /aventuradeferias

Instagram: @aventuradeferias

Facebook: @aventuradeferiastf

Deixe um comentário