10 lugares para conhecer no NOA – Norte e Noroeste argentino

Entre montanhas coloridas, ruínas pré-colombianas e cactos gigantes, o norte e noroeste da Argentina promete ser uma das melhores viagens da sua vida.

Terra de múltiplas cores, o NOA apresenta paisagens desoladas e incríveis cenários naturais.  Além da boa música a Peña e uma deliciosa gastronomia regional típica dos andes.

São dezenas de atrações e atividades para serem vistas nas províncias do norte e do noroeste argentino, mas selecionei 10 lugares que merecem destaque.

Preparado para se apaixonar?

♥ 1 – Quebrada de Las Conchas

Também conhecida como Quebrada de Cafayate, no caminho de Salta para Cafayate. É um vale extremante lindo, por onde passa o Rio de Las Conchas. A paisagem oferece montanhas de várias cores e formações rochosas super interessantes, como o Anfiteatro ou a Garganta do Diablo. Veja como conhecer.

Passeios em Salta – Cafayate e Quebrada de las Conchas
Foto: Aline Rodrigues / Uma Sul Americana Blog

ícone mapa TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A REGIÃO NORTE E NOROESTE DA ARGENTINA

♥ 2 – Tren a las Nubes

Um trem a 4.200 acima do nível do mar. Não precisa falar muito mais para querer viajar nele, né?

O embarque no Tren a Las Nubes – que quer dizer trem às nuvens – acontece em San Antônio de Los Cobres, indo até o famoso Viaducto Polvorilla e tem duração de cerca de uma hora. Saiba mais no site oficial.

Train to the clouds in Salta ARGENTINA 007
Foto:  Nicolás Mendoza/Flickr-Creative Commons

Salta e Jujuy: como chegar, em quais cidades de hospedar, quantos dias ficar, quando ir… Veja tudo o que precisa saber aqui.

♥ 3 – Parque Nacional Los Cardones

Quase 65 mil hectares numa zona de serra seca que varia entre 2.700 e 5 mil metros de altitude. O parque possui pegadas de dinossauros e pinturas rupestres. Espalhados pelo parque, estão centenas de cardones – cactos gigantes, que podem atingir mais de 3 metros. O parque está a caminho de Cachí, na Província de Salta. Saiba mais.

Passeio Salta - Cachi e Parque Nacional Los Cardones
Foto: Aline Rodrigues / Uma Sul Americana Blog

♥ 4 – Salinas Grandes

Quando se fala em deserto de sal o primeiro lugar que vem à mente é o Salar de Uyuni, mas ao sul do mais famoso há as Salinas Grandes de Jujuy.

Com cerca de meio metro de espessura, o deserto de sal da Argentina possui 12 mil hectares e pode ser facilmente visitado partindo de Salta, Jujuy, Tilcara ou Purmamarca. Está à caminho da fronteira com o Chile.

Salinas grandes piletas
Foto: Gonzalo Rivero / Wikimedia Commons

♥ 5 – Pucará de Tilcara

Ruínas pré-colombianas, cactos gigantes e montanhas. Esse é o cenário do sítio arqueológico Pucará de Tilcara, que fica na curiosa vila de Tilcara, na província de Jujuy. A fortaleza foi conquistada pelos incas no século 15 e ficou no esquecimento até o século 20, quando foi redescoberta e se tornou um dos mais importantes pontos turísticos do norte da Argentina. Veja mais aqui.

Pucará de Tilcara, um sítio arqueológico pouco conhecido no norte argentino
Foto: Aline Rodrigues / Uma Sul Americana Blog

♥ 6 – Tolar Grande

Quase na fronteira com o deserto do Atacama, Tolar Grande possui uma das maiores belezas da região NOA. A maior atração é certamente o Ojo del Mar. Tolar Grande é um munícipio de Salta, há 200 km de San Antônio de Los Cobres e está bem fora das rotas dos turistas brasileiros. Se toda a região norte e noroeste argentino já é esquecida, imagina Tolar Grande.

Cono de Arita %28Argentina%29
Foto: Ben Stubbs/ Flickr Creative Commons

♥ 7 – Salta

La Linda, como é chamada carinhosamente pelos argentinos, Salta é a cidade mais importante do NOA. Capital da província de mesmo nome, Salta possui um clima incrível e muitas belezas, além de ser base para vários rolês pela região. A cidade possui muitas igrejas, peñas e culinária excelente, que vai completar sua visita.

Uma das atrações que mais gostei foi o Museu de Arqueologia de Alta Montanha (MAAM), que expõe as múmias de 500 anos – crianças incas encontradas congeladas nos andes.

Mas Salta é muito além disso! Tem o Cerro San Bernardo, o mercado municipal, as praças e uma noite super agradável. Veja mais aqui.

O que fazer em Salta
Foto: Aline Rodrigues / Uma Sul Americana Blog

♥ 8 – Ruínas de Quilmes

Localizadas em Tucumán, as Ruínas de Quilmes são umas das mais importantes da Argentina. Os Quilmes foi um dos povos que mais resistiu a colonização espanhola, construindo uma cidade fortaleza. Infelizmente a história deles é pouco conhecida e seu nome lembra muito mais a famosa cerveja argentina que a essa maravilha arqueológica.

Ruinas de quilmes costado
Foto: Cayuqueo / Wikimedia Commons

♥ 9 – Quebrada de Humahuaca

Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, a Quebrada de Humahuaca fica na província de Jujuy e abrange lindos povoados da região, como Tilcara, Purmamarca e Humahuaca. Dentre as lindas paisagens do vale, estão as montanhas coloridas. O Cerro de Los Siete Colores, de Purmamarca é um dos principais cartões postais da região.

Mas as belezas não ficam apenas por conta das cores, não! Os povoados de casa de adobe e ruas estreitas oferecem uma experiência inesquecível, com festas animadas, sabores deliciosos, artesanatos andinos e uma cultura excepcional.

Purmamarca, como chegar por conta
Foto: Aline Rodrigues / Uma Sul Americana Blog

ícone mapa POR QUE CONHECER A REGIÃO NORTE E NOROESTE DA ARGENTINA?

♥ 10 – Parque Nacional Talampaya

A cerca de 7 horas de Córdoba está Rioja, uma cidadezinha que abre as portas para o região NOA. Com o clima menos árido, a cidade é a base para quem vai conhecer o Parque Nacional Talampaya, que protege sítios arqueológicos e paleontológicos. O cânion de Talampaya possui 150 metros de altura e é a atração principal do parque, mas não é a única coisa, não. Os petroglifos encontrados lá são uma curiosidade à parte.

File:Parque Nacional Talampaya 4.JPG
Foto: Carolina Montes/ Wikimedia Commons

ícone mapa Instagram: @umasulamericana

ícone mapa Facebook: @umasulamericana

cabec3a7alho1

Deixe um comentário