Nômade Digital: 10 sites pra te ajudar a se tornar um!

Se transformar em um nômade digital é o sonho de muitos viajantes brasileiros e já é uma prática muito comum entre mochileiros gringos. Nós já mostramos aqui várias histórias de nômades digitais que estão rodando o mundo assim. Alguns deles também praticam Work exchange.

Mas o que é preciso ter ou ser para se tornar um?  Exitem profissões que são muito valorizadas em todo o mundo e algumas são praticamente um passe livre para a vida nômade digital. Se você tem inglês fluente e trabalha em qualquer área no ramo de internet e TI, se é designer,  se é profissional da área de saúde, se é publicitário ou escreve bem em inglês, ter uma vida de nômade digital pode ser mais fácil que você imagina e essa lista de apps e websites podem te ajudar a cair na estrada.

Sites para ganhar grana na estrada

Speedlancer.com

O speedlancer é uma plataforma com ofertas de trabalhos freelancer com um diferencial: o tempo de entrega!  Os trabalhos oferecidos são rápidos (até 4 horas). Se você trabalha com design, se escreve profissionalmente (em inglês) ou se trabalha com tecnologia da informação, a plataforma é uma ótima opção pra descolar serviços rápidos, o que é perfeito pra quem está vivendo na estrada.

As vagas para novos speedlancers são postadas nesse endereço: https://speedlancer.com

Nômade Digital

Peopleperhour.com

Na mesma linha do Speedlancer, o Peopleperhour como diz o nome conecta empresas que estão procurando profissionais para desenvolver projetos nas áreas de desenvolvimento web, design, conteúdo e marketing pagando por hora.

Site: https://www.peopleperhour.com/

Jobbatical

Boa parte das ofertas são para trabalhos ligados a área de Tecnologia e por períodos que variam entre 3 e 12 meses de duração. Além do trabalho temporário, que pode servir de ajuda à mochilada, o site tem opções em vários destinos de sonho para qualquer viajante e ou destinos que seguramente servirão de base para os deslocamentos mundo afora.

Site: https://jobbatical.com

Nômade Digital em jobbatical

Remote OK

Oportunidades de trabalhos freelancer em diversos lugares do mundo.

Site: https://remoteok.io/

Nomad List

O Nomad List mostra quais são os lugares mais baratos são para viver e trabalhar como nômade digital.  Você pode filtrar os locais por valor , qualidade de conexão internet, segurança, clima entre outras opções. Ótima ferramenta pra você ter uma noção do custo de vida em cada lugar.

Site: https://nomadlist.com/

 

Sites para trabalho voluntário

Idealist.org

O idealist.org é uma plataforma que conecta mais de 120.000 ongs com pessoas que estejam procurando vagas para trabalho voluntário. São mais de 12.000 vagas em todo o mundo.

Site: http://www.idealist.org/

Work Exchange

Na hora do aperto na estrada você também tem a opção de trocar trabalho por estadia, essa é o foco dos sites abaixo

Workaway

O Workaway é um projeto que utiliza o trabalho voluntário para promover intercâmbio cultural. A plataforma conecta pessoas que necessitam de voluntários para trabalho temporário com viajantes de todo o mundo.  Nós já postamos aqui o relato da Raphaela Luz que está viajando o mundo com seu a família utilizando a plataforma e você pode conferir também o vídeo abaixo.
Confira aqui o post, no qual a Raphaela dá dicas de como criar um ótimo perfil e ser aceito no Workaway.
Site: http://www.workaway.info

 

wwoof

WWOOF é uma plataforma que conecta voluntários com produtores e agricultores orgânicos em todo o mundo.  Os viajantes ajudam excutando diversas tarefas nas fazendas orgânicas, geralmente trabalhando meio expediente em troca de hospedagem e alimentação.

Site: http://wwoof.net/

 

Sites para trocar trabalho por hospedagem

Wolrdpackers

O site Worldpackers reúne oportunidades para quem quer viajar e trabalhar pra seguir viajando. De acordo com um dos criadores do projeto, Ricardo Lima, o conceito é muito simples: “você colabora durante algumas horas por semana (20-24 na média) para hostels em qualquer continente e, em troca, não paga nada para dormir e às vezes, ganha comida e um dinheiro extra. O ‘trabalho’ é algo bem divertido e muito simples, incluindo recepção, DJ, líder de pub crawl, limpeza, artes, ensino de línguas, marketing digital e vários outros.”
Hoje o site conta com centenas de opções em vários países. “A ideia é que cada um viaje o mundo usando seus dons e habilidades e, como o hostel já tem uma cama livre, ele só tem a ganhar com isso”, ressalta.

wordpackers

Leitores e membros do Mochileiros.com têm 10 dólares de desconto no Worldpackers.
Faça sua inscrição aqui inserindo a palavra mochileiros no campo ‘Código promocional’ para ter o desconto.

HelpX

Outra dica para conhecer algumas ofertas é o portal HelpX, iniciativa do inglês Rob Prince, que esteve um bom tempo viajando pela Oceania pagando suas estadias com horas de trabalho e que, anos mais tarde sofreu um acidente de parapente que o deixou com mobilidade limitada. O tempo de recuperação foi o impulso para criação do site. Hoje, recuperado Rob voltou a viajar e em suas andanças busca parceiros para o HelpX.

helpx

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

5 comentários em “Nômade Digital: 10 sites pra te ajudar a se tornar um!”

  1. Estou com 31 anos e sonho em mochilar desde os 18, mas a falta de tempo, dinheiro, e principalmente coragem fizeram com que eu adiasse meu sonho. Hoje sou casado, e tomei a decisão de, se nos proximos anos eu ainda não tiver tidos filhos, vou sair pelo mundo com minha esposa e ver onde vamos parar.

    Responder
  2. Obrigado p artigo!!!
    To n mesma pegada,41 anos de idade e indo p 18 n mesma empresa!!!Sinto q minha cota já fechou!!!It`s time to fly!!!Rs

    Responder
  3. Bom dia!!! Amei seu post. Estou com ideia fixa de largar tudo e “mochilar” pelo mundo. Após 20 anos de trabalho na mesma empresa, sinto que chegou a hora de viver…

    Responder

Deixe um comentário