12 passeios para conhecer Paraty gastando pouco

Viajar para Paraty é como viajar no tempo. É também uma experiência incrível de contato com a cultura popular do nosso país e com a natureza em sua forma mais espetacular. Por lá, há muita história, mar, festivais sem fim e muito o que ver. Para te ajudar no roteiro (econômico!) selecionamos 12 passeios para conhecer Paraty gastando pouco.

Se você gosta de passeios que te aproximem da natureza, não vão faltar opções. Paraty é cercada por praias e boas porções de mata atlântica preservada. Tem também muita cachoeira por lá! Agora, se você gosta de passeios mais culturais e históricos, a cidade também é um prato cheio, com seu Centro Histórico e sua programação extensa de festivais. Ou seja, é um destino eclético, que agrada a todos e que, certamente, também vai fazer você querer conhecer!

Confira os passeios, todos de graça ou quase isso!

1 – Aproveitar o tour de graça pelo Centro

Centro Histórico de Paraty, passeios para conhecer Paraty gastando pouco
Créditos: Divulgação

Conhecer Paraty em um passeio a pé pode lhe render boas histórias! O passeio pelo Centro Histórico da cidade, promovido pela Free Walker Tour, mostra alguns segredos, curiosidades e lugares pouco conhecidos em Paraty. É uma ótima forma de conhecer melhor o centrinho charmoso de uma maneira barata.

O free walking tour acontece todos os dias, exceto às quartas-feiras, às 10h30 em português e às 17h em inglês. O valor pelo tour? Você quem escolhe! Não há nenhuma taxa explícita, você contribui com o que pode.

Mais informações aqui.

Quer saber onde mais você pode fazer passeios sem gastar muito pelo Brasil afora? Confira outros tours de graça aqui.

2 – Caminhar pelo Centro Histórico

Centro Histórico de Paraty, passeios para conhecer Paraty gastando pouco
Créditos: Divulgação

Falando em centro histórico, porque não passear por lá, sem pressa e sem roteiro? Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, o Centro Histórico de Paraty foi construído entre os séculos 17 e 19. Por todo o lado, você encontra casarões coloniais e igrejas, em sua maioria, em boa conservação. Muitos dos sobrados que estão pelas ruas do centro, que mantém seu calçamento em pedra, são ocupados por bares, restaurantes, pousadas e lojinhas de artesanato.

Você passa, tranquilamente, dois dias passeando pelo Centro Histórico, explorando tudo que ele tem a oferecer. Há intervenções artísticas pelas ruas, muitas lojas para explorar e bons locais para comer – desde opções mais baratas até as mais “gourmetizadas”. Você quem escolhe, mas o passeio é garantido e o melhor: gratuito!

3 – Subir até o Forte Defensor Perpétuo

Forte Defensor Perpétuo, passeios para conhecer Paraty gastando pouco
Créditos: Divulgação

Este é um lugar histórico de Paraty, e que oferece uma das mais belas vistas da cidade e de sua baía. Construído em 1822, o local abrigou o primeiro povoado de Paraty, antes do município descer para onde hoje está o Centro Histórico. O Forte também protegeu a cidade em meio ao processo de independência do Brasil.

Atualmente, o prédio tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ,preserva uma área como a Casa do Comandante, a ala do Quartel da Tropa e o Quartel dos Inferiores. Também há um pequeno museu com peças que remontam à história de Paraty.

Mais um dos passeios para conhecer Paraty gastando pouco, já que a entrada é gratuita. Para conhecer o lugar, basta subir um morro a pé, numa caminhada agradável, cercada de mata.

Mais informações:
Museu Forte Defensor Perpétuo 
Endereço: Morro da Vila Velha, s/nº, Pontal, Paraty – RJ
Telefones: (24) 3373-1038 ou (24) 3371-8328

4 – Curtir os (muitos) festivais que a cidade oferece

Apesar da calmaria que o cenário propõe, a cidade também conta com muitos momentos de agitação durante o ano. Paraty tem uma extensa programação cultural de festivais, como o Bourbon Festival Paraty, um evento Internacional de jazz, blues e soul consolidado como um dos mais importantes do Brasil. Há ainda os festivais da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty; o Paraty em Foco e o Paraty Eco Festival.

Entretanto, o maior deles é a FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty. O evento reúne anualmente milhares de amantes da literatura e escritores de todo o mundo. Há atividades gratuitas e outras pagas. Im-per-dí-vel!

5 – Experimentar as cachaças de Paraty

Cachaçaria em Paraty, passeios para conhecer Paraty gastando pouco
Créditos: Divulgação

Paraty foi a mais importante região produtora de cachaça no Brasil Colônia. A importância da bebida para Paraty foi tão grande que no século XVIII o nome da cidade virou sinônimo da bebida naquela época. Paraty já teve mais de 100 alambiques; hoje conta com apenas 7 em funcionamento.

Se você tiver curiosidade, pode fazer uma visita nos alambiques locais, como também apenas apreciar as bebidas em bares e restaurantes por toda a cidade. Certamente é um dos passeios para conhecer Paraty gastando pouco!

Saiba mais sobre cada uma das cachaças produzidas artesanalmente por lá:

– Cachaça Pedra Branca
– Cachaça Engenho D’Ouro
– Cachaça Coqueiro
– Cachaça Corisco
– Cachaça Maria Izabel
– Cachaça Paratiana e Mulatinha
– Cachaça Maré Cheia

6 – Dar um pulo em Trindade

Praia do Meio em Trindade, passeios para conhecer Paraty gastando pouco
Créditos: Divulgação

Não deixe de visitar Trindade, uma vila caiçara localizada a cerca de 30 km do trevo de Paraty, dentro de uma área de proteção ambiental. Trindade é um dos destinos mais visitados do município e também uma ótima opção entre os passeios baratos em Paraty.

A vila conserva ares rústicos e é considerado um reduto hippie no Estado do Rio de Janeiro. Tem como moradores artistas, pescadores e caiçaras que hoje vivem do turismo, além dos estrangeiros que decidiram largar tudo e se mudar para lá para viver mais próximo da natureza, em um ambiente mais “paz e amor”.

As hospedagens são, em geral, baratas com opções de pousadas e campings super acessíveis. Exatamente por ter um clima mais rústico, Trindade oferece boas opções também de refeições, com valores justos.

Piscinas Naturais Cachaçado, passeios para conhecer Paraty gastando pouco
Créditos: Divulgação

Uma das atrações que consideramos imperdíveis em Trindade é a Piscina Natural Caixa d’Aço, que tem águas claríssimas, cheias de peixinhos. O lugar é ideal para mergulho ou flutuação com snorkel! Não se paga nada para conhecer o local, ao menos que você queira visitá-lo em um passeio de barco. Se quiser ir sem gastar nadinha, é preciso fazer duas pequenas trilhas, que não exigem muito do visitante, passando pela Praia do Meio e pela Praia do Cachadaço.

Continue lendo sobre os passeios para conhecer Paraty gastando pouco, no blog do Guichê Virtual!

Deixe um comentário