25 dicas para sua primeira viagem internacional

Olá Pessoal! Eu sou a Karen Peressuti e escrevo sobre viagens e experiencias no blog Férias pra Ontem e hoje o meu post é dedicado aos marinheiros de primeira viagem falando sobre 25 dicas para a sua primeira viagem internacional.

giphy

Toda viagem tem os itens que precisam de uma certa atenção, mas nas viagens internacionais temos que ter alguns cuidados extras.

É por isso que eu estou aqui hoje, para dar dicas dos meus aprendizados.

Bem, vamos lá!

Dicas:

Mala de mão:

1.Tamanho: a mala de mão deve ser uma mochila, uma bolsa ou uma mala de rodinha pequena que caiba no compartimento acima dos bancos ou no chão abaixo da poltrona da frente;

2. Caneta: para viagens internacionais, ao entrar no país você sempre precisa passar pela imigração. Normalmente no avião é entregue um papelzinho para você colocar seus dados, onde vai se hospedar, quantos dias e quanto está levando de dinheiro. É por isso que serve a caneta, e também para qualquer outra necessidade. Leve mais de uma, sempre tem alguém que pede emprestado.

3. Peça de roupa: todos sabemos que infelizmente não é tão raro assim uma companhia aérea perder a sua mala despachada, por isso é sempre recomendado que se leve uma peça de roupa na mala de mão.

4. Reservas: eu gosto de imprimir todas as reservas, Booking, Airbnb, voos, comprovantes, etc. “Mas ah Karen, você não tem celular para consultar essas coisas não?!” Eu não gosto de depender de bateria e internet, então faço tudo o que posso antes para ficar mais tranquila. Dou essa dica para que você faça isso também.

5. Documentos: leve seu passaporte/RG na bolsa de mão.

6. Dinheiro: é sempre bom esconder ou dividir o dinheiro. Eu deixo um pouco na bolsa um pouco com meu marido e o restante ponho nessas bolsinhas invisíveis:

Bolsa Invisível
Imagem da Internet

7. Carregador: leve seu carregador de celular/tablets na bolsa, nos aeroportos tem onde carregar e no avião também. Em um avião que peguei o carregador era via USB, então leve um assim também.

8. Fones de ouvido: leve fone de ouvido, normalmente eles fornecem, mas são uns bem jaguara. Eu prefiro o meu!

9. Remédio: remédios que não tenham mais de 100ml podem ser levados na mala de mão. É até bom que você os leve, pois assim seus remédios que são necessários estarão à sua mão. A dica aqui não é só para a mala de mão, sempre leve remédios nas suas viagens, um para dor de cabeça, estomago, dor de garganta… Assim você fica prevenido. Quando for um remédio controlado leve a receita.

10. O que não levar na mala de mão: lamina de barbear/depilar, armas brancas, armas de fogo, desodorante aerossol, embalagens com mais de 100ml (mesmo que vazia), bebidas que não foram adquiridas no duty free (inclusive água), ferramentas e alguns itens esportivos. Encontrei uma tabela bem legal no site eDestinos de tudo o que pode levar tanto na mala de mão quanto na despachada. Na minha ultima viagem, minha amiga perdeu o protetor solar grandão por ter deixado dentro da bolsa.

Bagagem de mão
Imagem: Reprodução / eDestinos

No voo:

11. Ar condicionado: normalmente aviões maiores são bem mais gelados. A companhia normalmente dá uma mantinha, mas muitas vezes não é suficiente, vem ar gelado até de baixo do banco. então vá com uma roupa quente ou leve um casaco.

12. O que vestir: vá com roupas confortáveis para compensar o desconforto do avião.

Mala despachada:

13. Depende: aqui depende muito para aonde você vai. Se for frio leve roupas adequadas, se tiver neve leve protetor (sim, neve queima), se tiver sol leve pós-sol e protetor solar. Como eu disse depende…

mala
Imagem da Internet

Documentos:

14. RG: para países do Mercosul você pode viajar apenas com o RG. Isso desde que sua companhia aérea não faça conexão em um país fora desses. Um amigo foi com só com o RG para a Colômbia e deu tudo certo, apenas demora mais em alguns pontos. Ah, e o RG deve ter no máximo 10 anos de emissão.

15. Passaporte: Essencial para qualquer viagem internacional. Eu prefiro viajar com o passaporte para ter os carimbinhos. haha

16. Vistos: alguns países precisam de visto para a sua entrada, como os Estados Unidos. Mesmo que você apenas faça uma conexão lá, você irá precisar do visto.

17. Febre Amarela: vários países estão exigindo a vacinação da febre amarela para a entrada no país. Lista dos países que exigem vacinação.

Mesmo que o país que você vá não exija, aproveite para se vacinar, é muito fácil: Você vai até o posto de saúde mais próximo e toma a vacina de graça, ela vale por 10 anos. Mas só isso não basta, você precisa ir em uma agencia da ANVISA e retirar o certificado internacional da vacina, isso também é de graça e super rápido, além de tudo, o certificado é para a vida toda.

Passaporte
Foto: jackmac34

Viagem:

18. Internet: em alguns aeroportos você possui apenas 30 min de internet livre, em outros é sempre livre já em outros a internet é péssima e nem funciona. Existem chips que você compra no país e usa a internet 4G e faz ligações, mas eu nunca fiz isso, mas o blog Vambora fez e explicou como funciona.

19. Mapas/GPS: o Google tem uma função no Google Maps que você baixa os mapas e utiliza no aplicativo no modo offline.

20. Pesquise: pesquise tudo sobre seu destino, quais são os pontos turísticos, o que fazer, qual é a melhor forma de locomoção, onde se hospedar, quanto dinheiro levar, onde comer, quantidade de dias, tipo da tomada, voltagem, moeda… Pesquise fotos nos blogs e não só no Google Images, muitas vezes as pessoas mexem tanto nas fotos que quando você chega no lugar ele nem é daquele jeito.

21. Roteiro: após a pesquisa, monte um roteiro. Ele ajuda a você organizar tudo e assim você consegue fazer o que deseja. Quando você estiver num grupo maior, organize as coisas com mais tempo.

Roteiro
Foto: Pexels

22. Lembrancinhas: lembrancinhas normalmente são caras, então leve para só para quem realmente importa se não você só perde tempo e dinheiro. Claro, se quiser levar para todo mundo, sinta-se a vontade para trazer para mim também. 🙂

23. Fotos: você está viajando pela primeira vez e está filmando e tirando foto de tudo, é claro! Você quer lembrar de todos os detalhes possíveis, mas preste atenção se você não está vendo o mundo pela tela do celular/câmera. Veja como é o local, aproveite e depois tire as fotos ou vice e versa. E sim, tire muitas fotos e faça um álbum de cada viagem depois. 🙂

24. Mundo virtual: desconecte um pouco do mundo online, é chato você ficar esperando alguém no meio do passeio e ela ficar mandando foto para Deus e o mundo. Mande/poste a noite quando for se deitar ou quando estiver relaxando em algum lugar.

Por fim:

25. Aproveite: aproveite cada momento, aprecie a paisagem, curta a emoção, veja a cultura, coma algo local… VIAJE!

San Andrés
Foto: Karen Peressuti / Férias pra Ontem

Compartilhe essas dicas com seus amigos marinheiros de primeira viagem. E também deixe as suas dicas aqui.

Você nunca viajou e ainda está com duvidas? Comente aqui em baixo que eu lhe dou muito mais dicas.

 

Redes:

2708 Facebook: @feriaspraontemm
2708 Instagram: @ferias_praontem
2708 Instagram: @karenperessuti
2708 Dubbi: Karen Peressuti
2708 Linkedin: Férias pra Ontem
2708 Bloglovin’: Férias pra Ontem
2708 Blogs Brasil: Férias pra Ontem

 

Capa: madjiddesign

Foto do autor

Karen Peressuti (Férias pra Ontem)

Eu sou a Karen Peressuti, moro em Curitiba-PR. Tenho 24 anos e sou formada em Sistemas de Informação pela PUCPR. Bem, Sistemas de Informação não tem nada a ver com viagens ou turismo, mas se não fosse por esse curso eu não teria um bom emprego e não poderia ter feito algumas das viagens citadas aqui. Eu criei o blog em 12/10/2016. E decidi que queria cria-lo porque precisava mudar, estudar algo novo e falar sobre algo que eu amasse. Eu acabei decidindo por esse nome, pois quem nunca no meio do expediente pensou: “PRECISO DE FÉRIAS PRA ONTEM!”? Então… rsrs O intuito do meu blog é contar histórias de gente como a gente, dar dicas pessoais, contar os sentimentos e as histórias que aquela viagem fotografou em nossos corações. Este é um blog com vida e coração! ❤

Deixe um comentário