5 atrações imperdíveis no Rio de Janeiro que fogem do clichê Cristo e Pão de Açúcar

Rio Top 10 por Rayane Azevedo do blog de viagem Az.Wanderlust. Confira  5 atrações imperdíveis no Rio de Janeiro.

Escrever o Rio Top 10, pra mim, foi muito difícil por dois motivos. O primeiro é porque minha família é de lá e visito a cidade desde meus 8 meses de vida como “moradora”. Segundo porque o Rio é meu refúgio, minha segunda casa e todo ano – pelo menos eu tento! – vou pra lá. Só que raramente faço coisas que os turistas fazem.

Mas fui desafiada pelos leitores para falar sobre os 10 locais que estão na minha lista do que fazer no Rio. Demorei bastante pra escrever este artigo, pensando em como começaria a falar da minha segunda casa. Difícil demais!

Como pago minhas promessas, resolvi escrevê-lo saindo das atrações clichês – como Cristo e Bondinho –, apenas contando as 10 principais coisas que eu amo fazer no Rio. Não está na ordem de preferência, mas são 10 coisas que não deixo de fazer quando estou por lá.


1. Centro Histórico

Free Walking Tour no Rio

Mas uma coisa me decepcionou muito durante o free walking tour. Friso o “free”, porque acho que os brasileiros não entendem o que essa palavra quer dizer. Já fiz o passeio por diversos países e tem até um post sobre ele aqui no blog (confira aqui!). A ideia é exatamente essa: pagar o quanto pode ou o quanto acha que vale.

Mas aqui no Brasil – ou pelo menos o que fiz no Rio – a ideia é bem diferente! O passeio começou com o guia falando assim:

— Costumo fazer esse tour em espanhol, raramente faço em português. Desculpa se esquecer-me de algo. Ah, só para vocês saberem, se esse tour fosse privado, eu cobraria por pessoa R$40 a hora.

Nesse momento eu pensei em desistir, mas não o fiz para poder contar aqui no blog. Escolhi em português, para ver exatamente isso: como eles agiriam com os próprios brasileiros. Temos na mente que turistas são os que falam inglês ou espanhol, mas nunca que os brasileiros também são.

Resumindo: éramos 4 pessoas – eu, minha prima carioca e duas coreanas que estavam aprendendo português no Paraná. Durante o passeio ele ressaltou várias vezes o valor que deveríamos pagar. Isso foi me irritando tanto, que pensei em desistir em vários momentos. No final, paguei só R$10. A verdade é que não queria pagar nada, mas como sei que é o trabalho dele – e me importo com isso – paguei. Pagaria o dobro ou o triplo se ele não tivesse sido tão mesquinho…

Fora esse pequeno detalhe, o centro histórico do Rio definitivamente está nas minhas principais atrações de lá. Vá e surpreenda-se com tanta história e beleza.

É perigoso?

Como qualquer outro centro de cidade brasileiro. Fique atento! Não vá com joias, bolsas caras e um monte de dinheiro na carteira – vale também pra quem for fazer o tour guiado. Passe protetor solar, leve boné e óculos escuros. Roupa e sapato confortáveis, porque você vai bater muita perna!

Se estiver pelo centro, não deixe de passar pela Confeitaria Colombo e conhecer seu interior. Além de comer algum doce ou salgadinho por lá.

10 atrações imperdíveis no Rio de Janeiro
Rua Travessa do Comércio, centro histórico do Rio de Janeiro | foto: Az.Wanderlust
10 atrações imperdíveis no Rio de Janeiro
Escadaria Selarón, Lapa Rio de Janeiro | foto: Az.Wanderlust

2. Pôr do sol no Arpoador

Das praias da zona sul do Rio, Ipanema e Leblon são minhas preferidas. Curto o dia por lá e no final da tarde vou para a pedra do Arpoador ver o pôr do sol. Quem leu meu diário de bordo falando da trilha que fiz ao Morro Dois Irmãos (não leu? clique aqui!), sabe que conheci um casal de portugueses e fomos pra lá depois da praia.

Eu amo ver o sol se pondo no Arpoador e dessa vez fui atenta para escrever algo sobre lá. Como fui com um casal que nunca tinha ido, consegui captar como é ver aquele espetáculo pela primeira vez. Ver a felicidade deles e as palavras de gratidão por presenciarem aquele espetáculo, já diz tudo!

10 atrações imperdíveis no Rio de Janeiro
Dezenas de pessoas à espera do sol se pôr na pedra do Arpoador, Rio de Janeiro. | foto: Az.Wanderlust
10 atrações imperdíveis no Rio de Janeiro
Olha que espetáculo lindo! | foto: Az.Wanderlust

3. Assistir uma peça de teatro

Mas Rayane, por que teatro entra nas 10 atrações imperdíveis?

Ué, porque sim! O Rio é referência em cursos de teatro e tem companhias em cada esquina, se duvidar. E também porque minha prima trabalha com isso. Pra mim, ir ao Rio e não assistir uma peça, é voltar pra casa faltando algo. É como ir a Nova Iorque pela primeira vez e não assistir à um espetáculo na Broadway.

É só abrir o jornal – ou pesquisar aqui na internet – que vai ter alguma peça que você se interesse. Vale super a pena e recomendo! Além de passar algumas horinhas respirando cultura, você corre um grande risco de encontrar algum famoso.

Eu não tenho fotos para mostrar como é legal, porque fico com vergonha de tirar e na maioria das vezes esqueço! Mas se você é mais descolado que eu, tire muitas fotos!

4. Sambar

Essa é um pouco óbvia, porque quem me conhece sabe que adoro um sambinha e também porque o Rio é o lugar do samba. Tenho que ir, pelo menos um dia, em qualquer sambinha na cidade. Tenho os meus preferidos e sempre olho a programação na internet pra ver se vai ter algum show imperdível. Se não tiver, vou no que mais estou com vontade.

Bom, tem samba para todos os gostos. Você acha em quase todos os barzinhos, de qualquer parte do Rio.

10 atrações imperdíveis no Rio de Janeiro
Faz bastante tempo que não vou no samba na Pedra do sal porque ficou bem turístico e sempre lota. Mas é uma opção divertida.

5. Praias da Zona Oeste

Seguindo a orla, sentido oeste, você encontra uma praia mais bonita que a outra! Tem a PrainhaGrumari e as Praias Selvagens que ficam na Barra de Guaratiba. Se você tiver um dia sobrando – e tiver disposto – vale a pena dar um pulinho na Barra de Guaratiba e fazer as trilhas (é lá onde fica a famosa trilha do telégrafo).

A Prainha e a praia de Grumari deliciosas e lindas de morrer. Recomendo chegar cedo, pois o estacionamento é pequeno e costuma encher. Se puder chegar para ver o nascer do sol na Prainha, prometo que você verá um espetáculo lindíssimo.

10 atrações imperdíveis no Rio de Janeiro
Praia de Grumari, Rio de Janeiro | foto: az.Wanderlust
10 atrações imperdíveis no Rio de Janeiro
Nascer do sol na Prainha, Rio de Janeiro | foto: Az.Wanderlust

 

Confira as 10 atrações imperdíveis no Rio de Janeiro que fogem do clichê Cristo e Pão de Açúcar, no post completo no blog Az.Wanderlust, clique aqui!

Deixe um comentário