A Patagônia (tanto argentina quanto chilena) é um dos principais destinos para mochileiros na América do Sul. E agora com o verão no hemisfério é uma boa pedida para quem quer se aventurar em terras geladas.
Abaixo destacamos 5 caminhadas curtas nos arredores de El Chaltén, a mais jovem cidade argentina, conhecida como a “capital do trekking” no país – fundada em 1985 para manter a soberania argentina sobre territórios na disputada fronteira patagônica com o Chile. (Em publicações futuras destacaremos outras cidades patagônicas – argentinas e chilenas)
– Miradores Los Cóndores y Las Águilas
Vista do Fitz Roy a partir do mirante Las Águilas | Foto: Travel way of life
A caminhada mais curta a partir de El Chaltén chega a um mirante natural que proporciona incrível vista panorâmica dos maciços Adela, Torre e Fitz Roy e do Vale do Rio de las Vueltas. Pode se seguir adiante a um outro mirante que proporciona outras belas vistas.
Partindo de El Chaltén, se cruza uma ponte sobre o rio Fitz Roy, seguindo até o início da trilha que parte do escritório do Parque Nacional Los Glaciares.
– Chorrillo del Salto
Caminhada fácil e curta por um bosque até chegar a uma cascata de 20m de altura. O percurso também pode ser feito (quase todo) de carro/moto/bike.
O caminho começa na Ruta Provincial nº 41.
– Mirador de la Cascada Margarida
No canto superior direito a pontinha do Fitz Roy; Cerro Torre e à esquerda coberto de neve o Cerro Solo | Foto: Dan Lundberg
Destaque para vista panorâmica dos maciços Torre e Fitz Roy. Caminhando cerca de uma hora a mais é possível chegar ao Mirador del Cerro Torre, um dos mirantes mais espetaculares da região.
– Cañadón del Río de las Vueltas
Valle del rio de las Vueltas – trecho entre Lago del Desierto e o rio Fitz Roy | Foto: Mariano Mantel
Caminhada (ou passeio de carro/moto/bike) até um mirante com ampla visão de todos os cerros. Está a 6Km de El Chaltén.
– Laguna Capri
A laguna de águas azuis (dependendo da luz do dia), rodeada de bosque nativo e de onde se aprecia uma fantástica vista do monte Fitz Roy é um dos pontos mais visitados da região de El Chaltén. O mirante está a cerca de 2h da cidade.
A trilha parte do extremo norte da vila, no fim da Avenida San Martín. Se você está com tempo, vale seguir um pouco adiante (cerca de 15 minutos) para ir até um mirante natural sobre uma rocha de onde pode se apreciar também o glaciar Piedras Blancas.
– Sugestões de hospedagem em El Chaltén no Hostel World e no Booking.com (dois dos sistemas de reserva de hospedagem mais utilizados por viajantes de todo o mundo).
– Dicas, informações e experiências de viajantes pela patagônia, aqui.
A imagem que abre o post é de Sathish J.
Torres del Paine tbm é demais.
Nossa que lindo eu queroooo
– Chorrillo del Salto
Tive o prazer de fazer essa pequena caminhada no inverno. Caminhando sobre a neve fofinha… O lago abaixo da cascata quase todo congelado. Mto lindo! El Chaten estava deserta. Mas a paisagem em geral… Maravilhosa!