5 espetaculares trilhas na Europa

Quando se fala em trilhas na Europa a primeira coisa que vem à cabeça de muitos brasileiros é o Caminho de Santiago de Compostela e são poucos os relatos em português sobre outros destinos.   Confira então 5 das mais belas trilhas do continente europeu.

 

1 – Tour du Mont Blanc, França, Itália e Suíça

Foto: Gareth McCormack
Tour du Mont Blanc – Foto: Gareth McCormack

O Tour du Mont Blanc (TMB) é uma das mais populares trilhas de longa distância da Europa. Os seus 170 km com 10.000 metros de subida,  geralmente são vencidos entre 7 e 10 dias de caminhada.

Tour du Mont Blanc - Foto: Nicholas Davis
Tour du Mont Blanc – Foto: Nicholas Davis

Quando ir?
A melhor época para fazer o TMB é entre junho e setembro, mas é no final da temporada de trekking, na primeira quinzena de setembro que as trilhas ficam mais vazias e o clima é geralmente mais quente com dias mais claros.

 

2 – Trilhas da Costa Amalfitana – Itália

Trilha da Costa Amalfitana - Foto: Positano.com
Trilha da Costa Amalfitana – Foto: Positano.com

A Costa Amalfitana ou “Costiera Amalfitana” (em italiano) está na Província de Salerno e desde 1997 é Patrimônio Mundial da Humanidade.  Suas colinas são serpenteadas por antigas estradas que beiram o mar, e que antes de se tornarem trilhas eram utilizadas por fazendeiros e comerciantes.
São vários caminhos de pequeno percurso que podem ser feitos entre 3 e 7 horas de caminhada, mas se a sua onda são travessias, há também opções de trilhas de 7 dias.  Das curtas a mais conhecida é a trilha “Sentiero degli Dei” ou “Caminho dos Deuses” que  parte de Agerola e vai até Positano do alto da Costa Amalfitana. São 8 km de espetaculares vistas do Mar Tirreno.  Para o trekking longo você pode usar as dicas do montanhista italiano Giovanni Viscetti entrando em seu site, onde encontrará várias informações sobre o Amalfi- Capri Trekking  com 152 km feitos em 7 dias.

Trilha da Costa Amalfitana - Foto: Positano.com
Trilha da Costa Amalfitana – Foto: Positano.com

Quando ir?
A melhor época para visitar a Costa Amalfitana é entre abril a junho. Maio é o melhor mês, com temperaturas perfeitas e poucos turistas.

 

3 – Trekkings de Laugavegur e Fimmvörðuháls – Islândia

Laugavegur - Foto: Michael Hacker
Laugavegur – Foto: Michael Hacker

O trekking Laugavegur é o mais popular da Islândia, conhecido mundialmente por sua extrema diversidade e beleza. O caminho de 55 km que é percorrido em 4 dias  começando em Landmannalaugar, uma região termal do Sul da Islândia, rodeada de natureza selvagem  e terminando no Vale de Thorsmork, um vale verde situado no sopé do famoso Glaciar de Eyjafjallajokull. O Vale de Thorsmok, que significa “a floresta de Thor,” foi uma das fontes de inspiração para JRR Tolkien escrever “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” .

A trilha de Fimmvörðuháls é um trekking curto e se tornou popular nos últimos anos devido a erupção do Vulcão Eyjafjallajökull, responsável pela paralisação dos voos entre Europa e Estados Unidos em 2010. A caminhada leva você através de uma passagem entre as geleiras Eyjafjallajökull e Mýrdalsjökull e dura cerca de 7-10 horas para ser concluída.

Laugavegur - Foto: Michael Hacker
Laugavegur – Foto: Michael Hacker

Quando ir?
A melhor época para fazer as trilhas de Laugavegur  e Fimmvörðuháls é entre meado de Junho e a primeira semana de Setembro. Esta também é a única época na qual funcionam as linhas de ônibus que levam os viajantes até o local.

4 – Trekking Kungsleden – Suécia

Kungsleden - Foto: Cody Duncan
Kungsleden – Foto: Cody Duncan

Kungsleden (Trilha do Rei, em português) é a trilha mais longa (possui cerca de 440 km) e também  a mais conhecida da Suécia e está localizada no norte do país na região da Lapônia.  A trilha tem início na cidade de Abisko no norte e corta ao meio o território sueco até a cidade de Hemavan no sul do país. No inverno a trilha é uma pista de esqui com a mesma rota.  Pelo fato de estar no extremo norte do globo terrestre em algumas épocas do ano a região não escurece, o que também  é considerado como mais um dos atrativos do percurso.

Kungsleden possui várias cabanas ao longo de seu percurso, separadas entre cada 12 km ou 15 km.  As cabanas são operadas pela STF (Associação de Turismo da Suécia) e, por uma pequena taxa, você pode montar uma barraca do lado de fora e utilizar suas instalações. Suprimentos também podem ser comprados em algumas delas. Na rota há também abrigos de emergência. É praticamente o padrão brasileiro de turismo em parques nacionais!  😀

Kungsleden - Foto: somewhereitsraining.com
Kungsleden – Foto: somewhereitsraining.com

Quando ir?

Pra quem quer caminhar a melhor época é na temporada de verão, que começa no final de Junho e dura até meados ou final de Setembro.

5 – Alta Via 1 – Itália

Lago Pragser Wildsee - Foto: Wikimedia Commons
Lago Pragser Wildsee – Foto: Wikimedia Commons

A Alta Via 1 é uma trilha de 150 km que atravessa as montanhas Dolomitas na Itália. Seu percurso passa por algumas das mais belas paisagens das Dolomitas. O caminho sentido sul a partir do Lago Pragser Wildsee (que fica próximo a comuna de Dobbiaco) é a rota clássica das Dolomitas, e também a mais fácil.  O percurso completo leva em torno de 10 e 15 dias. Um dia típico na trilha envolve em média cerca de 7 horas de caminhada, com subidas e descidas  de 800 metros. O camping é proibido na trilha, mas há diversos alojamentos e refúgios de montanha e até mesmo hotéis ao longo do percurso.    O ponto mais alto é o Monte Lagazuoi de 2.750 metros, onde  há um grande refúgio com restaurante e alojamento para até 69 pessoas.  Essa trilha foi muito utilizada por soldados durante a Primeira Guerra Mundial e a área em torno do Monte Lagazuoi e de 5 Torri é um verdadeiro museu ao ar livre da Primeira Guerra Mundial.

Passo Giau na Alta Via 1 -Foto: Wikimedia Commons
Passo Giau na Alta Via 1 -Foto: Wikimedia Commons

Quando ir?

A melhor época para visitar é no final de Junho até o início de Setembro, porém é melhor evitar o  mês de Agosto, quando é necessário fazer reserva antecipada por conta da quantidade de montanhistas que frequentam o local.

Foto do autor

Silnei L Andrade

Webmaster desde 1997 e blogueiro acidental. As vezes inventa coisas úteis como o Mochileiros.com.

3 comentários em “5 espetaculares trilhas na Europa”

Deixe um comentário