5 pequenas atitudes para economizar muito durante a viagem

5dicas

 

Controlar o orçamento é a parte mais importante de qualquer mochilão. Uma mesma viagem pode ficar terrivelmente mais cara se você não tomar certos cuidados. Antes de perguntar se sua grana será suficiente faça uma reflexão sobre os seus hábitos de consumo e imagine que terá de ser mais flexível que no seu dia-a-dia; assim além de “controlar” o orçamento você talvez consiga até dar uma esticadinha na viagem!

Aqui você encontrará dicas de como economizar com a alimentação , como economizar com o transporte , como gastar pouco com hospedagem e até como não gastar nada com hospedagem, item que consome boa parte do seu dinheiro durante a mochilada, mas o controle do orçamento se dá também com outras atitudes, vamos a 5 pequenas delas como:

1 – Pechinche

A palavra de ordem para qualquer mochileiro. Só não deixe a “mania” tirar você do limite do bom senso. Não desvalorize as coisas que tenham valor só porque você quer pagar menos por elas (se não dá, procure outra coisa – produto e ou serviço). Por isso “pechinchar é uma arte”.

2 – Fuja do Rebanho

Ok, mesmo que o local seja “para mochileiros” e esteja indicado nas bíblias backpackers que você encontra por aí, leve em conta que restaurante, bar e o hostel da moda custam em Euro ou em dólares e podem não fazer tão bem para o seu bolso que ganha em Real. Vá, conheça, curta e até gaste um pouco, mas não deixe seu próximo destino no balcão.  Os restaurantes e bares frequentados por moradores certamente terão os pratos da gastronomia local e talvez bebidas a preços bem menos salgados e não tenha escrúpulos para se hospedar no hostel mais barato do local, desde que não tenha que gastar a diferença em transporte para se locomover. Caso a localização não seja tão ruim e tenha cozinha coletiva que é o nosso próximo item, fique nele.

3 – Compre no supermercado

Se você está num local com cozinha coletiva, ótimo, você pode comprar comidas rápidas que exigem pouca estrutura; não se envergonhe em propor a outros viajantes “uma vaquinha” para o almoço ou jantar. Dessa integração podem sair boas amizades e quem sabe até um romance. Se isso não rendeu assim lá grande coisa, vocês estarão alimentados e com uns trocados a mais pra balada! Se você está numa pousada ou hotel, ainda assim consegue comer algo do mercado, é só escolher o que é adequado.

4 – Utilizar transporte público

Se a cidade oferecer boas condições e você chegar à conclusão de que não perderá metade do dia no deslocamento de um ponto a outro, pode valer muito a pena.  Se você gosta da idéia, ao reservar sua hospedagem, leve em conta se ela está perto de uma estação de Metrô.

5 – Vá à pé

Parece óbvio o lembrete, mas na vontade de “cumprir” um roteiro, às vezes a gente sai se metendo em taxis por aí e esquece que ir caminhando seria uma agradável opção. Sim, além da economia você pode cruzar por lugares que nem imaginava, lugares que não estão na “rota” do seu amigo ou daquele imenso grupo de mochileiros do Facebook (aí você é quem vai trazer a novidade!), ângulos diferentes para suas fotos e uma infinidade de oportunidades.

E você? Quais são suas dicas pra fazer o orçamento esticar?   Compartilhe conosco nos comentários abaixo:

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

1 comentário em “5 pequenas atitudes para economizar muito durante a viagem”

  1. Parabéns, excelente post! Vale ressaltar uma outra boa opção para estender a viagem é trabalhar algumas poucas horas por dia em troca de comida e hospedagem. Não se gasta dinheiro com isso e ainda sobra tempo para conhecer a cidade e vivenciar os costumes locais. É o que estou fazendo. Abraço

    Responder

Deixe um comentário