5 Trekkings na América do Sul

5 trekkings na América do Sul que irão entrar pra sua lista de próximos destinos, confira…

Parque Nacional Natural El Cocuy   – Colômbia

O Parque Nacional Natural El Cocuy está localizado no centro-leste da Colômbia e possui uma área de 3.060 km². Em seu território há 23 picos nevados , 15 deles acima dos 5. 000 m. O parque também conta com cachoeiras, lagoas e é habitat de espécies como a anta, o urso de óculos, o condor andino, a águia e o veado. As trilhas são feitas a partir dos povoados de El Cocuy e Guicán.  Há duas principais opções de se fazer caminhadas pelo parque, uma delas é fazer caminhadas diurnas partindo de madrugada da praça central do vilarejo de El Cocuy.  O transporte do vilarejo até o local de início das caminhadas é feito pelo caminhão do leiteiro. Sim! Não é um “trekking comercial”…  Há também a opção do trekking de 6 dias  partindo do vilarejo de Guican e terminando em El Cocuy.

Quem foi? – O viajante Steven Chen foi e fez um post em seu Blog Backpacker Report que você pode conferir aqui.
Mais informações: www.pnncocuy.com

Parque Nacional Natural El Cocuy na Colômbia - Foto: Rafcha
Parque Nacional Natural El Cocuy na Colômbia – Foto: Rafcha

Formação rochosa conhecida como "Pulpito del Diablo" no Parque Nacional Natural El Cocuy - Foto: Luis Alveart
Formação rochosa conhecida como “Pulpito del Diablo” no Parque Nacional Natural El Cocuy – Foto: Luis Alveart

Circuito Huayhuash – Peru

A Cordilheira Huayhuash é considerada uma das mais belas do mundo e é sem nenhuma dúvida um dos mais belos trekkings da América do Sul. O circuito completo de 180 km começa e termina no vilarejo de Llamac e leva em torno de 8 dias. Há também outros percursos, sendo que o mais curto entre Llamac e Jahuacocha pode ser feito em 2 dias. A cordilheira concentra uma quantidade significativa de picos acima dos 6.000 m. A região também é considerada um dos lugares mais inóspitos do mundo, devido à sua extrema falta de acesso.

Percurso:  180 km
Tempo de duração: de 2 a 10 dias
Nível de dificuldade: Alto
Quem foi?  – A montanhista Carla Nogueira, (membro de honra do Mochileiros.com)  fez esse trekking e conta como foi nesse relato com fotos espetaculares.
Mais informações:  Mochileiros.com,  www.peru.travel  e  www.wikiexplora.com

As três lagunas (Siulacocha, Quesilococha e Garangacocha) - Foto: Carla Nogueira
As três lagunas (Siulacocha, Quesilococha e Garangacocha) – Foto: Carla Nogueira

 

Camping em Huayhuash - Foto: David de la Peña
Camping em Huayhuash – Foto: David de la Peña

Cordilheira Branca – Peru

A cordilheira Branca ou Cordillera Blanca em espanhol é uma subcordilheira dos Andes, no Peru com 180 km de comprimento. O seu ponto mais alto é também o pico mais alto do Peru, o Nevado Huascarán com 6768 m. Os circuitos de trekking na região estão dentro do Parque Nacional de Huascarán habitat de animais como o Puma e o Jaguar.  A região possui vários circuitos de trekking sendo que o mais popular é o Trekking Santa Cruz de 4 dias. Há circuitos de até 12 dias como o “Alpamayo trek”.

Quem foi?  – O Montanhista Peter Tofte, (membro de honra do Mochileiros.com)  fez o Trekking Santa Cruz  e conta como foi nesse relato. A montanhista Carla Nogueira fez o Alpamayo Trek e você pode ver o relato neste post aqui.
Mais informações: Mochileiros.comWiki Explora.

Cordilheira Branca - Perú - Foto: Marcius Iwai
Cordilheira Branca – Perú – Foto: Marcius Iwai

 

 Circuito W  – Torres Del Paine – Chile

O Parque Nacional Torres del Paine está localizado na Região de Magalhães ao sul da Patagonia chilena. Com uma área de aproximadamente 242.000 hectares o parque possui lagos, rios, cascatas e glaciares e as mundialmente conhecidas Torres del Paine, que são três gigantes  torres de granito. Outra atração é a formação montanhosa conhecida como Cuernos del Paine. O principal ponto de entrada para os visitantes é a cidade de Puerto Natales, última da linha marítima proveniente de Puerto Montt.   O Circuito “W” é um conjunto de trilhas que cercam o Maciço Paine, suas principais atrações são a Base de Torres del Paine, local de onde são feitas as imagens das 3 torres, o Vale Francês, localizado no coração do circuito com vista para o anfiteatro formado por uma série de montanhas de granito e colinas e o Glaciar Grey, geleira que faz parte do Campo de Gelo Patagônico Sul e é a terceira maior fonte de água doce do planeta. É possível também fazer o Circuito “O” que você encontra informações aqui.

Percurso:  71 km
Tempo de duração: de 4 a 5 dias
Nível de dificuldade: Baixo
Quem foi?  – O viajante Michel Schonwald  (membro de honra do Mochileiros.com) fez o trekking e produziu um guia com informações básicas para quem pretende fazer o circuito
Mais informações: Mochileiros.com,  www.conaf.cl

Mapa Circuito W Torres Del Paine
Mapa Circuito W Torres Del Paine

 

Los Cuernos del Paine no Parque Nacional Torres del Paine - Foto: Bruce Fryxell
Los Cuernos del Paine no Parque Nacional Torres del Paine – Foto: Bruce Fryxell

 

Lago Pehoe no Parque Nacional Torres Del Paine - Foto: Rudi Sebastian
Lago Pehoe no Parque Nacional Torres Del Paine – Foto: Rudi Sebastian

 

Cordilheira Real – Bolívia

A Cordilheira Real está localizada ao sudeste de Lago Titicaca , tem 125 km de extensão e 600 picos com mais de 5000 m.  Na região a percursos de trekking de 3 a 18 dias e a melhor época é entre de maio e setembro.
Quem foi? – A viajante Bruna Favaro fez a travessia de 6 dias entre Kotia e Huayna Potosi e postou um relato de sua experiência lá no Mochileiros.com que você pode conferir clicando aqui. Informações de outros trekkings na Bolívia você pode encontrar nesse tópico aqui e nesse aqui.

Laguna Juri Khota – Foto: leschouyonsenvoyage.over-blog.com

Veja também 5 trilhas (curtas) pela região de El Chaltén, na Patagônia argentina, aqui.

Foto do autor

Silnei L Andrade

Webmaster desde 1997 e blogueiro acidental. As vezes inventa coisas úteis como o Mochileiros.com.

Deixe um comentário