8 coisas imperdíveis para fazer no Peru

Se você ainda não fez ou ainda não considerou fazer um mochilão pelo Peru, talvez este post possa lhe ajudar. Além dos destinos já consagrados, nele iremos mostrar atrações ainda pouco conhecidas e motivos pra você colocar o Peru na sua lista de próximos destinos.

Vamos começar enumerando os motivos do porque você deve já começar a pensar em fazer um mochilão pelo Peru

O que fazer no Peru

1. Visitar as ruínas das mais antigas civilizações da América

Mochileiro em Machu Picchu - Foto de Paweł Opaska
Machu Picchu – Foto de Paweł Opaska

O território que hoje compreende o Peru já foi ocupado pelas mais antigas civilizações do continente americano.  Além dos Incas, construtores de Machu Picchu, outros povos também deixaram seu legado por lá.

Os Supes, a mais antiga civilização da América, deixaram uma enorme pirâmide e outras ruínas em uma cidadela recém descoberta, Caral.  Os Chimus construíram Chan Chan, uma cidade com mais de 50 mil habitantes, toda construída em adobe. Os Huancas, que viviam no planalto rochoso de Marcahuasi em meio a rochas enormes com figuras que lembram animais, cabeças e perfis de rostos humanos. Os Chachapoyas, conhecidos como guerreiros das nuvens, a mais importante civilização pré-incaica da Amazônia peruana, foram responsáveis pela construção de diversos monumentos de pedra como Kuélap, Gran Pajatén e as tumbas da Laguna de los Cóndores. E os Limas que “emprestaram” seu nome e deixaram suas marcas e ruínas no que hoje é a capital do país.

As mais espetaculares ruínas de civilizações pré-colombianas da América do Sul estão em território peruano e se você gosta do assunto esse é um grande motivo para viajar pra lá!

Para saber mais sobre cada uma destas ruínas e civilizações que habitaram o território peruano,  acesse nosso post especiais sobre as cidades perdidas da América do Sul.

2. Provar o melhor da gastronomia da América do Sul

Ceviche Peruano - Foto: VivaPeru
Ceviche Peruano – Foto: VivaPeru

O Ceviche peruano é o prato mais delicioso que você vai comer na vida. É uma explosão de sabores e o único motivo para você torcer o nariz pra ele, é o de não gostar de peixes e/ou frutos do mar.  Mas não é só por conta do Ceviche que a gastronomia peruana é aclamada internacionalmente. O Peru ganhou o prêmio World Travel Awards na categoria Melhor Destino Gastronômico do Mundo em 2012 e  na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo de 2015,  3 estão na cidade de Lima. É o mesmo número de restaurantes italianos na lista.

Foi também em Lima onde a prestigiada escola de gastronomia francesa, a Le Cordon Bleu, abriu sua primeira filial na América Latina.

Mas se você acha que por todos estes motivos, vai precisar carregar um caminhão de dinheiro para experimentar um delicioso ceviche, você está enganado. Basta perguntar pra qualquer local onde comer um bom ceviche, que não irá se arrepender.

Se quiser provar o que já foi considerado o melhor do mundo, vá ao pequeno e simples “Chez Wong” do chefe Javier Wong, que fica na Calle Enrique Leon Garcia 114 no bairro operário de La Victoria, na região central de Lima.  Só não esqueça de reservar antes, pois é bastante concorrido.

Se você quer aproveitar o que há de melhor na culinária peruana, faça sua passagem por Lima coincidir com o Festival Mistura, a maior feira de gastronomia do país, que ocorre anualmente na primeira metade do mês de Setembro.

3. Fazer algum dos mais belos trekkings da América do Sul

As três lagunas (Siulacocha, Quesilococha e Garangacocha) - Foto: Carla Nogueira
As três lagunas (Siulacocha, Quesilococha e Garangacocha) – Foto: Carla Nogueira

Alguns dos trekkings mais belos da América do Sul também estão em território peruano a começar pelo mais “pop” de todos, a Trilha Inca para Machu Picchu. Ela é a mais concorrida, mas não é a única “trilha inca”. Há um emaranhado de caminhos que foram usados pelos Incas para ligar as suas diversas cidadelas e a Trilha Salkantay passa por boa parte destes caminhos rumo a Machu Picchu.  Pra quem quer algo fora do rebanho, uma ótima alternativa é a trilha para a cidadela de Choquequirao, que pode ser feita sem a necessidade da contratação de agências.

Na região da Cordilheira dos Andes, o Circuito Huayhuash, já foi considerado o 2° trekking mais bonito do mundo pela revista National Geographic e possui paisagens como a das três lagunas (da foto abaixo). É sem dúvida uma das paisagens mais belas da América do Sul.

Outros trekkings não menos belos são: o Trekking Huaraz na  Cordillera Blanca, o Lares Trek  e o Trekking Ausangate.

Confira também nosso post especial com os 5 trekkings imperdíveis no Peru

4. Conhecer um oásis

Huacachina - Foto: Divulgação
Huacachina – Foto: Divulgação

Cercada por dunas imensas, a Lagoa de Huacachina é um oásis localizado a 5 km  da cidade peruana de Ica , no meio do deserto litoral do Pacífico . De água verde-esmeralda, surgiu devido ao afloramento de rios subterrâneos e em torno dela há uma abundante vegetação.  É um dos lugares mais espetaculares e belos da costa peruana. Se você nunca esteve em um oásis é a sua chance de conhecer.

 

5. Sobrevoar as Linhas de Nazca

Ancient Aliens Nazca Lines2
Formação conhecida como o Colibri (Beija-flor) – Foto: History Channel 😀

As Linhas de Nazca fazem parte do conjunto dos grandes mistérios da humanidade e foram descobertas após os anos de 1930 quando as pessoas começaram a viajar de avião sobre a área, despertando então o interesse de antropólogos que passaram a estudá-las.   As linhas são desenhos rasos feitos no chão e quase imperceptíveis em solo. Centenas delas são simples linhas ou formas geométricas e mais de setenta são desenhos de animais, aves, peixes ou figuras humanas. As maiores têm mais de 200 metros de diâmetro.

Os estudiosos divergem na interpretação, mas geralmente atribuem-lhe significado religioso, mas elas se tornaram um prato cheio para todos os tipos de especulação e estão quase que diariamente populando a imaginação dos telespectadores do History Channel: “Aliens!” 😀

Aliens

Em 1985, o arqueólogo Johan Reinhard publicou dados arqueológicos, etnográficos e históricos que demonstram que o culto às montanhas e outras fontes de água predominaram na religião e na economia da Civilização de Nazca. Ele teorizou que as linhas e as figuras eram parte das práticas religiosas que envolvem o culto a divindades associadas com a disponibilidade de água: “E aí galera do céu, olha que desenho maneiro nós fizemos pra vocês! Mandem chuva por favor!”

A base para visitação é a cidade de Nazca, onde é possível contratar um sobrevoo ou passeio guiado pelo deserto. A cidade não possui muitos atrativos além de pequenos museus. Um sobrevoo que geralmente dura 30 minutos, custa entre US$ 50 e US$ 110 (isso vai depender do seu poder de barganha). Você pode também fazer uma caminhada guiada pelo Deserto de Nazca até um dos mirantes de onde é possível ver parcialmente alguns dos desenhos. Se for sobrevoar a região, o melhor horário para o passeio é pela manhã.

Mais informações sobre as Linhas de Nazca você encontra aqui.

Mapa das Linhas de Nazca - Fonte: Mysteryperu.com
Mapa das Linhas de Nazca – Fonte: Mysteryperu.com

6. Participar da Inti Raymi (Festa do Sol)

Inti Raymi ou a "Festa do So"l em Cusco - Foto: intiraymi.org
Inti Raymi ou a “Festa do So”l em Cusco – Foto: intiraymi.org

Inti Raymi (em quéchua, “Festa do Sol”) é um festival religioso incaico em homenagem a Inti, o deus-sol. Marca o solstício de inverno do hemisfério sul nos Andes. O local de realização da cerimônia é a fortaleza de Sacsayhuamán (a 2 km de Cuzco), no dia 24 de junho de cada ano.

Na época dos incas, esta cerimônia se realizava na praça Aucaypata, hoje, Plaza de Armas de Cuzco, sendo assistida pela totalidade da população da cidade (talvez umas 100 mil pessoas). No dia 24 de junho (solstício de inverno no hemisfério sul), quando a Terra se encontra no ponto de sua órbita mais distante do Sol, começava o ano novo incaico, evento associado ao próprio surgimento da etnia inca.

Mais fotos da Festa do sol você encontra aqui e aqui.

O que fazer no Peru: Destinos Imperdíveis e pouco conhecidos

Agora que você já tem alguns motivos pra fazer seu Mochilão pelo Peru, e conhece os “highlights”, vamos listar alguns destinos pouco conhecidos e também imperdíveis, lugares que não constam na lista do turismo convencional.

7. Reserva Nor Yauyos-Cochas

Fincada nos Andes Peruanos em uma área com mais de 200 mil hectares, a Reserva Paisajistica Nor Yauyos-Cochas é recortada pelas águas claras de tom esmeralda do rio Cañete. Ao longo do seu curso por entre vales e montanhas, o rio forma lagos, pequenas lagoas,  cascatas e piscinas naturais de extrema beleza.

Por dentro da reserva, duas estradas seguem o curso do rio Cañete, as carreteras 24 e LM 120 e há ao menos 8 povoados pelo caminho. Um dos pontos mais bonitos estão nos arredores do povoado de Huancaya, entre eles a Cascada de Chuchupasca e a  Cascadas de Carhuayno .

Nor Yauyos Cochas panoramio 1

8. Piscinas Naturales de Millpu

São cerca de 20 piscinas naturais com águas azul-turquesa, encravadas entre as paredes de um cânion, sem dúvida, um dos destinos imperdíveis e ainda pouco conhecidos do Peru. O vídeo abaixo mostra como chegar de forma independente neste paraíso peruano.

 

Foto do autor

Silnei L Andrade

Webmaster desde 1997 e blogueiro acidental. As vezes inventa coisas úteis como o Mochileiros.com.

1 comentário em “8 coisas imperdíveis para fazer no Peru”

Deixe um comentário