7 dicas de como viajar sem medo da alta do dólar

Intervenção em fotos reproduzidas da Internet/Claudia Severo de Almeida
Intervenção em fotos reproduzidas da Internet | Claudia Severo de Almeida/Mochila Brasil

O Dólar teve sua maior alta frente ao Real desde agosto de 2004, o que tem feito com que muita gente que tem planos de viagem para o exterior tenha que mudar alguma coisa no roteiro. O buscador de passagens aéreas Voopter dá algumas dicas sobre como viajar sem prejudicar as economias.

1) Compare as taxas das casas de câmbio

Não compre moeda estrangeira online. É impossível negociar com o sistema e os poucos centavos que conseguir reduzir vão valer os minutos no telefone. Antes de ligar para a casa de câmbio, vale consultar o Ranking do Banco Central, que mostra quais foram os bancos e casas de câmbio com as melhores taxas nos últimos meses. Isso pode auxiliar na escolha. Nunca feche na primeira ligação, por mais que o atendente insista que não “conseguirá segurar a taxa”, vale a pena tentar com pelo menos três locais diferentes até conseguir baixar, no mínimo, cinco centavos do valor inicial. Outra coisa é começar a negociar citando apenas metade do valor total que você quer e, no meio da negociação, perguntar quanto eles estão dispostos a ceder para que compre o dobro.

2) Evite o cartão de crédito

Se o câmbio está ruim agora, é melhor não arriscar que estará melhor quando a sua fatura chegar. O Imposto sobre Operações Financeiras, IOF, para compras no cartão é bem mais alto, se comprado ao “dinheiro vivo”. Essa diferença é de 6,38% contra 0,38%. O que não quer dizer que você deva viajar com bolos de notas. Para isso, existem os cartões pré-pagos, que cobram o mesmo IOF do cartão de crédito, mas com taxa de câmbio pré-definida e com direito a negociação. Pergunte sobre eles na casa de câmbio ou banco. Vale a pena pagar no cartão apenas reservas em hotéis ou comunidades de hospedagem alternativa, como o Airbnb, e passagens aéreas. E claro, sempre leve o cartão de crédito desbloqueado para alguma urgência.

3) Verifique se o cartão de crédito inclui seguro viagem

Dá para economizar uma grana de seguro-viagem e seguro-saúde se o cartão de crédito incluir esses benefícios. Normalmente, as pessoas não prestam atenção e acabam pagando por seguros sem precisar. Além disso, alguns cartões também oferecem descontos em redes de hotéis, serviço de concierge e aluguel de carro. Vale a pena pesquisar esses diferencias para aproveitar ao máximo o cartão. É possível saber mais a respeito, entrando no site da operadora do cartão ou ligando para a central de atendimento.

4) Aproveite aplicativos e sites de cupons de desconto

Se você pretende comprar no exterior, vale a pena listar as lojas que pretende visitar e procurar em sites de cupons de desconto, como a dealcatcher.com nos EUA, para ver se é possível deixar a conta mais barata. Dá para conseguir de 10% até 30% de desconto. Há também aplicativos que ajudam a encontrar os cupons, como o SnipSnap.

5) Otimize o tempo e o orçamento, usando comparadores de preços

Felizmente, não é preciso entrar em vários sites para saber qual companhia aérea ou agência de viagem está vendendo a passagem mais barata, os metabuscadores, como o Voopter, fazem isso para você em segundos e de forma gratuita. O mesmo vale para hotéis.

6) Escolha formas alternativas de hospedagem

A primeira coisa que você precisa saber é que alternativo não significa desconfortável ou ruim. O Airbnb, por exemplo, permite alugar quartos ou casas inteiras por preços que são, em média, 30% mais baratos do que hotéis. Outra opção similar é o Wimdu. Já no sites Worldpackers e HelpX é possível trocar trabalho (em limpeza, bar, cozinha), por estadia em hostels pelo mundo. Nessa mesma linha, a rede WWOOF oferece hospedagem e alimentação em fazendas, em troca de meio período de trabalho (quatro horas) durante a semana. Quem quiser só descansar pode procurar o Couchsurfing, onde pessoas oferecem seu sofá ou quartinho de visitas de graça para os viajantes da rede. É seguro? Sim, desde que você escolha bem quem vai recebê-lo e confira as referências da pessoa.
Também vale uma lida no ‘Mochilar gastando pouco com hospedagem’.

7) Confira dicas de outros viajantes

Há vários blogs e comunidades legais de viajantes na internet, cheios de dicas práticas de como gastar menos e aproveitar melhor a sua viagem. Vale a pena acompanhar.
Uma ótima fonte de pesquisa é o site Mochileiros.com, online desde 1999 – a maior comunidade de viajantes de língua portuguesa na web. (Vale uma boa lida nos tópicos do fórum ‘Custos e Planejamento Finaceiro de Viagem’).

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

3 comentários em “7 dicas de como viajar sem medo da alta do dólar”

  1. “Essa diferença é de 6,38% contra 0,38%. ”

    Essa informação esta errada, A nossa Presidenta reajustou o valor do IOF do VTM,
    esta a mesma taxa do Cartao de Credito

    Responder

Deixe um comentário