7 dicas para viajar de carona e economizar MUITO com transporte

Viajar carona não é coisa do passado, é algo que você deve levar em consideração. Já o fiz isso algumas vezes aqui mesmo no Brasil,  foi uma ótima experiência e sim,  faria de novo com certeza!

hitchhiker20.dxb68xl89cg8os0s8g84sww0o.2fb9ycwnzccgwgssgokwg4kws.th

Então se você pretende cair na estrada de verdade pra economizar uma grana durante a viagem não deixe de seguir estas dicas:

1 – Olhe nos olhos e seja simpático/a

Com sorriso no rosto, sempre faça contato visual com os motoristas  e seja comunicativo/a,  isso faz toda diferença.  Em pesquisas realizadas na Europa, descobriram que caroneiros dobram o número de caronas olhando diretamente nos olhos dos motoristas.

2 – O tempo é seu amigo!

Esqueça do tempo. Se estiver com pressa a carona não será seu meio de transporte. Aproveite o momento para cultivar a paciência! Isso significa que as vezes você poderá passar horas esperando até conseguir!

3 – Vá de Caminhão! 

Geralmente é mais fácil conseguir carona com os caminhoneiros. Ao contrário de outros países, a carona aqui não é tradição, então será mais complicado conseguir carona em carro particular. Não que seja impossível, mas será mais difícil.

4 – Escolha os melhores pontos

 Os melhores pontos para se conseguir uma carona são: os postos de gasolina, os postos de fiscalização da fazenda ou vigilância sanitária, borracheiros, restaurantes beira de estrada, mecânicas postos de distribuição de mercadorias, enfim, todo lugar onde os caminhões param por algum motivo.

5 – Converse com o motorista sem afobamento

Quando chegar um caminhão no ponto em que você escolheu aguardar, espere o caminhoneiro descer e fazer o que veio fazer.  Não seja inoportuno, espere o cara relaxar. Quando perceber que esta ok se apresente com educação, simpatia e humildade. Explique para onde está indo e peça a carona.   A maioria dos caminhoneiros tem um certo receio em oferecer carona por conta dos assaltos, e em muitas empresas de transporte a carona é proibida.  Então preste atenção se tem algo escrito sobre isso no vidro da frente do caminhão pra não perder tempo.   Seja o mais sincero possível. Estes caras são rodados e se perceberem algo não muito exato, sua carona já era. Então não basta ser verdadeiro, tem que parecer verdadeiro.

6 – Como pedir carona no asfalto. 

Primeiro, o negócio do dedinho pode até funcionar, porém o mais eficiente é uma cartolina ou um a4 com o destino escrito com pincel atômico ou canetão . Então não esqueça de levar este KIT. Fique parado em um lugar onde o caminhão possa te enxergar e parar sem perigo para ambos e para o tráfego da rodovia. Daí é só colocar o cartaz para os motoristas lerem e esperar.

7 – Siga sua intuição

Tudo o que você aprendeu sobre gente ruím na vida, vai servir como nunca. Então olhe bem para cara do motorista e analize bem antes de entrar no carro ou caminhão. Se você ver que roubada não hesite em inventar alguma desculpa na hora e caia fora !


Confira outras  boas dicas também em: 
http://hitchwiki.org/pt/Dicas_boas

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário