8 passeios fantásticos pelo Sudeste

Por Guilherme da Luz*

O Sudeste brasileiro é um lugar incrível para conhecer e aqui selecionei alguns passeios fantásticos e que valem a pena se fazer. Confira a lista e inclua-os em sua programação.
Quando falamos da região Sudeste do Brasil, logo nos vêm à cabeça que é a região mais populosa do país. Porém, os quatro estados que formam a região, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, merecem destaque por suas atrações.
Selecionei aqui alguns lugares para você conhecer, que fogem do roteiro comum. Confira a lista de passeios fantásticos para incluir em seu roteiro.

strawberry01
Vista do Morro da Urca – Rio de Janeiro | Foto sob licença Creative Commons.

O que visitar na região Sudeste do Brasil

A região Sudeste do Brasil possui cerca de 927,286,2 km e tem muitas atrações para seus visitantes. Confira uma lista com 8 passeios fantásticos pelo Sudeste e prepare o sue roteiro:

1-  Aldeias indígenas – São Paulo

Guarani girl
No extremo sul da cidade de São Paulo está a terra indígena Tenondé Porã, da etnia Guarani mbiá. Na imagem, crianças da etnia | Foto: Tatiana Sapateiro/CC BY 2.0

Para fugir do agito da cidade grande, que tal conhecer as aldeias indígenas próximas a São Paulo? Excelentes opções de passeios, três aldeias estão a apenas 40 km do centro, localizadas no extremo sul da cidade, e oferecem cachoeiras, mananciais e rica fauna e flora.
É possível chegar ao local por transporte público ou de carro. Porém os passeios são organizados, já que passa por diversos projetos de preservação. Você vai adorar conhecer o lugar, que é um dos passeios fantásticos na capital paulista.

2- Pedra Azul – Espírito Santo

capa1405 Argeone Herbst mtur
Parque Pedra Azul – Domingos Martins – Espírito Santo | Foto: Argeone Herbst/Mtur

Para fugir um pouco das praias, que tal explorar as montanhas? A Pedra Azul é uma excelente referência e você vai adorar essa experiência. Localizado em Domingos Martins, o Parque Estadual da Pedra Azul possui a famosa formação rochosa (Pedra Azul).
O circuito de subida é realizado por trilhas curtas ou longas, a pé ou por bike elétrica, passando por formações rochosas com líquens que mudam de cor, conforme a posição do sol. Ao chegar ao topo, a caminhada compensa devido a vista incrível e piscinas de água natural. Aproveite para fazer um rafting no Rio Jucu.

3- Mirante Dona Marta – Rio de Janeiro

rioluana
Vista parcial do mirante | Foto sob licença Creative Commons.

Com mais de 350 metros de altura, o mirante é um dos lugares mais incríveis e procurados por turistas. Do alto é possível apreciar uma vista panorâmica de belas áreas da cidade, contemplando vários dos cartões-postais mais incríveis do Rio de Janeiro. Entre eles, a Lagoa Rodrigo de Freitas, Corcovado, Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar.
É possível chegar ao mirante a pé (de bike, moto ou carro) por exemplo, a partir dos bairros de Santa Teresa ou Cosme Velho e também a pé, via o Morro Dona Marta que fica no topo da favela Santa Marta. Você pode aproveitar para fazer um favela tour no Rio de Janeiro enquanto sobe o morro para pegar a trilha com acesso ao mirante e conhecer a vida dos moradores na comunidade Santa Marta e os diversos projetos por lá. Aprecie as vistas fascinantes da trilha que dura cerca de 30 a 50 minutos de caminhada. Não perca essa oportunidade!

4-  Vale Encantado, Parque Nacional do Caparaó – Espírito Santo/Minas Gerais

cachoeirabonitacaparao cc
Cachoeira Bonita | Foto: Igor Tibiriçá Mendes/Creative commons.

O Caparaó é um dos lugares mais incríveis do Brasil, considerado um dos ícones do montanhismo no país, já que abriga o Pico da Bandeira, terceiro ponto mais alto brasileiro.
O Vale Encantado é uma das atrações mais buscadas por turistas e possui um poço de águas naturais, formado perto de grandes paredões, proporcionando uma vista imperdível. Aproveite os mais de 32 mil hectares e escolha um trajeto com a dificuldade, extensão e estilo que desejar.

5- Floresta da Tijuca – Rio de Janeiro

PN da Tijuca 032
Estrada das Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca | Foto: Silnei L Andrade/Mochileiros.com

Visitar a maior floresta urbana é um dos passeios fantásticos pelo Rio de Janeiro e você vai ter contato com diversas espécies da fauna e flora brasileira. Ela está localizada, oficialmente, no Parque Nacional da Tijuca e oferece diversas atrações, como Mirante Excelsior, Cascatinha Taunay, Barracão, Capela Mayrink, Gruta de Paulo e Virgínia, Açude da solidão, Lago das Fadas e Vista Chinesa. Não perca essa chance!

6- Pavilhão Japonês – São Paulo

pavilhaojapones
Foto: Divulgação/Bunkyo.org.br

Para quem deseja fazer um passeio diferente e agradável ao visitar São Paulo, esse é um ótimo passeio. Localizado dentro do Parque Ibirapuera, é uma construção inspirada no Palácio Katsura, Quioto. O local foi um “presente” da colônia japonesa à cidade, em seu quarto centenário.
O lugar é agradável, com jardim cheio de árvores japonesas, lago com carpas coloridas e sala de chá. As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 9h às 17h.

7- Jardim Botânico – Rio de Janeiro

jdbotanicorio claudia
Área do Jardim Botânico | Foto: Claudia Severo de Almeida/Mochileiros.com

Depois de conhecer os atrativos da Cidade Maravilhosa, que tal relaxar e curtir um pouco mais de natureza? O jardim botânico é uma excelente opção para caminhada ao ar livre, belas fotos e apreciar mais de 8 mil espécies de árvores nativas e plantas de quase todas as partes do mundo.
O local ainda oferece o Jardim Japonês, orquidário e estufas de bromélias, bem como locais para as crianças, como labirinto, playground, área de piquenique, entre outros.

8- Solo Sagrado – São Paulo

solosagrado
Foto: Divulgação/Messianica.org.br

Se você está visitando a capital paulista, não pode deixar de conhecer um lugar diferente de toda a cidade, mas que merece a sua visita. O Solo Sagrado é um local para quem curte as belezas da natureza.
Construído em 1945, ele é conhecido como o “paraíso terrestre”, já que reflete o “mundo ideal” em seus mais de 300 mil metros quadrados construído às margens da Represa de Guarapiranga. Os visitantes encantam-se com os jardins com paisagismo, espaço para caminhada, diversas espécies de árvores e cachoeiras artificiais.
Está localizado no Jardim Casa Grande, a entrada é gratuita e para grupos é preciso fazer agendamento.

Então, gostou da lista de passeios fantásticos pelo Sudeste? Conhece outros que merecem estar na lista? Deixe nos comentários!

*Guilherme da Luz é redator publicitário e um louco por viagem

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário