80% dos turistas na Bolívia são mochileiros

A Bolívia recebeu 1 milhão de turistas estrangeiros no último ano. 80% deles, mochileiros. A informação foi dada recentemente pelo viceministro de Turismo do país, Marko Marcelo Machicao Bankovic.
A movimentação econômica calculada foi de 1 bilhão de dólares, valor maior que os 875 milhões registrados em 2011.

O destino mais visitado no país de acordo com levantamentos do governo, foi o Salar de Uyuni, seguido do Lago Titicaca, este ‘compartilhado’ com o vizinho, Peru.
Este ano o turismo boliviano investirá na promoção de destinos ainda pouco explorados no país como o Parque Nacional Madidi, ao norte de La Paz, as Missões Jesuíticas na região oriental de Santa Cruz e os atrativos culturais de Tarija.
Para 2013 serão trabalhados também projetos para melhoria da infraestrutura nos principais pontos turísticos do país e na criação de postos fronteiriços com informação para os visitantes.

bolivia011
La Paz com o nevado Illimani ao fundo – Fotos: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

Perfil dos visitantes

80% dos visitantes que chegaram à Bolívia foram mochileiros, os outros 20% chegaram através de pacotes turísticos, segundo informações oficiais. A tendência tem se repetido ano a ano e tem sido criticada por operadores de turismo que consideram que o movimento econômico do setor seria maior se fosse incentivado o turismo organizado (pacotes).
Machicao destacou a importância do turismo mochileiro no país. Para o Estado boliviano “não é negativo o turismo mochileiro, pois ele também tem muita capacidade de gasto, este que não se reduz a uma empresa, hotel ou a um guia, mas a outros setores envolvidos com a atividade turística”.

Mais sobre a Bolívia, aqui.

Com informações do Viceministerio de Turismo e Hosteltur

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

8 comentários em “80% dos turistas na Bolívia são mochileiros”

  1. Realmente um país com beleza única e surreal! Mochilar vem se tornando atualmente uma modalidade de turismo diferente do convencional. Geralmente são pessoas que querem fugir do convencional. O mochileiro, ao contrátio do que muitos pensam, possui poder aquisitivo pleno e que em sua grande maioria deixam capital principalmente pelo fato de permanecer bem mais tempo de viagem que muitos turistas (isso já é resultado de diversas pesquisas). É na verdade um estilo de vida também caracterizado pelo perfil de quem gosta de aventurar! Por isso, vamos nessa para mais viagens!

    Responder

Deixe um comentário