A arte de cozinhar no camping

Todo viajante tem aquela velha fama de carregar consigo alguns pacotes de macarrão instantâneo na mochila, né?Temos que assumir, que o famoso miojo já matou a fome de muita gente por aí, e ainda tem uma galera que sempre dá aquele toque gourmet nessa pequena massinha industrializada. Quem nunca incrementou o prato com uma colher de requeijão ou derreteu um queijo por cima, entre outras iguarias da culinária roots?
A gente assume, miojo pode ser útil, e algumas vezes até saboroso dependendo da fome, mas convenhamos que aquilo é um verdadeiro veneno, ainda mais quando adicionado aquele pozinho maldito que tem o mesmo sabor, independente se for de carne ou legumes.

Foto sob licença Creative Commons.

Porém, atualmente, juntando a praticidade de equipamentos flexíveis, a diversidade de alimentos liofilizados, fogareiros mais leves e uma pitada de boas ideias, essas fama “Viajante X Miojo” perde força e dá lugar para você usar a criatividade na cozinha durante o acampamento e preparar refeições mais saudáveis e saborosas.

Por isso preparamos algumas dicas pra você incrementar seu cardápio campista.

1. Alimentos liofilizados

309b
Foto: Divulgação.

As comidas liofilizadas são comuns na dieta de atletas ou de quem costuma praticar atividade ao ar livre como escaladas e trekkings.

Trata-se de alimentos desidratados, altamente nutritivos e práticos, pois mantém os nutrientes e não precisa refrigeração para conservar.

Outro benefício desse tipo de comida é que não levam conservantes ou produtos químicos, e atualmente existem bastante variedades no mercado, desde frutas e legumes à pratos completos, como strognoff, feijão e arroz, massas e até risotto. Chique né?

 

2. Fogareiros X  Fogueira

things you need to cook while camping h
Foto sob licença Creative Commons.

Bem, pra começar, fogueira é sim uma alternativa para se cozinhar durante o acampamento, dependendo da estrutura do local. Porém  envolve riscos a você e ao ambiente, e também à própria refeição, pois dependendo do tipo de combustível usado, pode afetar diretamente no sabor da comida, e fora que para esse tipo de estrutura os tipos de panelas, e seu manuseio, são limitados.

Por esse motivo, a melhor opção é carregar um fogareiro leve, e hoje é o que mais tem por aí. Diferente dos trambolhos que nossos pais usavam para acampar naquela época, com mini butijões, pesados e grandes.

fogareiro camping nautika duo ceramik portatil frete gratis D NQ NP 16596 MLB20122441261 072014 F
Foto: Divulgação.

Há dois principais modelos no mercado bem práticos, que são os quadrados (horizontais), que acoplam o cartucho de  gás ao lado, ou portáteis (verticais) que acoplam o cartucho embaixo.

Particularmente, os horizontais apresentam melhor desempenho e uma estrutura mais firme para panelas maiores.

Há ainda opções elétricas, e o velho guerreiro fogareiro a álcool… São diversas as opções que vão facilitar na hora de cozinhar seu rango.

 

3. Equipamentos

Aqui chegamos ao ponto que faz toda a diferença, tanto na qualidade da comida como na praticidade de preparo, pois com a variedade de equipamentos que existe hoje no mercado,  cozinhar virou uma atração a parte durante o acampamento.

Então vamos lá!

         3.1) Panelas, pratos, copos e talheres

23755703 1474625102653493 8944847918952547588 n
Foto: Divulgação.

Se você chegou até aqui imaginando que para levar todos esses acessórios seria necessário uma mochila só pra isso, ou pendurar um monte de coisas nela, é sinal que tá por fora dos equipamentos disponíveis hoje.
A variedade é grande, e vai de panelas, tigelas, pratos, copos à chaleiras, e até coador de café desmontável.

19961441 1350412895074715 6649731418549063783 n
Foto: Divulgação.

 

Os produtos têm a estrutura dobrável em silicone, e as panelas com uma base de alumínio, e ocupam nada de espaço dentro da mochila, e peso quase zero. Com isso, a possibilidade de levar vários tipos de recipientes e panelas diferentes aumentam as possibilidades de preparar mais pratos de uma vez também.

 

               3.2) Térmicos

Dependendo do que for carregar, fazem-se necessários alguns itens para conservar a temperatura dos alimentos e líquidos.

IMG 0037
Foto: Divulgação.

Além de coolers compactos, bolsas, cantis e garrafas térmicas podem fazer toda diferença ao completar suas refeições no camping também

Com elas, é possível manter alimentos frescos por mais tempo, como frutas e pães, e armazenar líquidos gelados ou quentes, por quase um dia inteiro, sem precisar de energia elétrica.

Ter aquela água gelada, ou aquele cafezinho quente, seja de manhã, tarde ou noite, é um verdadeiro luxo.

 

4) Ideias e receitas

Ninguém precisa ser chef pra cozinhar no acampamento. Só a possibilidade de inovar o cardápio é capaz de impressionar seus companheiros de barraca ou simplesmente satisfazer sua fome com mais sabor, no meio de um lugar legal, na natureza, numa praia, etc.

E também não precisa de muita coisa pra fugir do velho miojo.

porta temperos com embalagens de kit kat
Foto sob licença Creative Commons.

Algumas dicas úteis para incrementar o cardápio de quem quer cozinhar no camping.

*Temperos –  você pode levar alguns temperos na mochila, pois não ocupam muito espaço e nem pesam, e fazem toda a diferença na hora de dar um sabor a mais no rango. Uma dica bem legal e prática é reaproveitar caixinhas de Tic Tac para armazená-los.

* Farinha e sal – Talvez ache maluquice levar farinha de trigo para acampar, mas acredite: essa mistura de farinha, sal e água pode render boas receitas fáceis e práticas, como por exemplo, pães e pizzas de frigideira, crepes e até empanadas no caso de se conseguir um forno.

* Massas e grãos – Ter esses ingredientes também sempre permitirá você preparar receitas básicas, como macarrão ou sopas, e os complementos é que farão a diferença.

* Enlatados – Esses já são batidos nos acampamentos, mas quem sabe usar a criatividade, consegue dar mais vida a esses alimentos.

* Frutas frescas – Essas garantem a sobremesa saudável.

 

chapati 1
Foto sob licença Creative Commons.

Curtiu? Quer mais dicas para se preparar para sua próxima viagem? Segue lá!

FACEBOOK / INSTAGRAM YOUTUBE 

1 comentário em “A arte de cozinhar no camping”

Deixe um comentário