Barra do Garças (MT) tem discoporto e outras atrações curiosas

Supostas aparições de extraterrestres, fósseis de animais pré-históricos, lendas sobre o explorador que inspirou o filme do Indiana Jones e um discoporto. Sim, um estacionamento para Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). A cidade de Barra do Garças reúne estes misticismos e outras curiosidades que atraem a atenção dos turistas, tudo em harmonia com belas cachoeiras, cânions e piscinas de águas termais.

Situada à margem do Rio Araguaia, no Mato Grosso, Barra do Garças fica bem na fronteira com Goiás, a aproximadamente 500 km da capital Cuiabá. A cidade se formou aos pés da misteriosa Serra do Roncador, uma enorme formação geológica, que leva este nome por emitir barulhos parecidos com roncos, criados pelos fortes ventos que passam pelos cânions da serra. E é a própria Serra do Roncador que guarda boa parte do misticismo que envolve a região.

Vista aérea de Barra do Garças, Barra do Garças
Créditos: Adelano Lázaro/ Creative Commons

Se você nunca ouviu falar de Barra do Garças, este paraíso brasileiro ainda pouco conhecido, confira as curiosidades e atrações selecionadas pelo Guichê Virtual, aplicativo para busca e compra de passagens de ônibus. Você vai entender o porquê a cidade pode (ou deveria) ser o destino da sua próxima viagem.

Confira algumas curiosidades e atrações de Barra do Garças.  E ao final do texto, você descobre como chegar em Barra do Garças de ônibus!

O discoporto

Área do discoporto de Barra do Garças
Créditos: Adelano Lázaro/ Creative Commons

Barra do Garças tem um local especial para pousos e decolagens de discos voadores: um discoporto. A ideia foi de um vereador da cidade, Valdon Varjão, que em 1995, conseguiu aprovar um projeto de lei na Câmara de Barra do Garças. Assim foi instalado uma pista para aterrissagem de discos voadores em uma área na região da Serra do Roncador.

O projeto do vereador foi motivado por diversos relatos de avistamentos de luzes e aparições de objetos não identificados no céu da região. A área do discoporto fica nas proximidades da estátua do Cristo Redentor, outro ponto turístico da cidade. O local é sinalizado com bonecos de extraterrestres verdes, que recepcionam os terráqueos que por lá chegam. Há ainda um disco voador, que acaba servindo de brinquedo para crianças que visitam a área.

Acreditando ou não nos relatos e histórias que pairam em Barra do Garças sobre alienígenas, o fato é que o estacionamento de naves intergalácticas, assim como o dia Dia do ET, criado em 2015, ajuda a movimentar o turismo na cidade. Em Barra do Garças, o turismo ufológico (segmento voltado para viagens à lugares famosos por aparições de OVNIs) é muito popular. A cidade já recebeu algumas edições de um congresso de ufologia realizado em parceria com uma das principais instituições do assunto no país, com participação de especialistas que buscam respostas para os fenômenos.

Leia também
6 bons motivos para você conhecer Pancas e Região
Passagem para estudantes: descontos em viagens de ônibus
5 erros mais comuns de mochileiros de primeira viagem

“Indiana Jones” esteve em Barra do Garças

Retrato do coronel britânico Percy Fawcett, Barra do Garças
Retrato do coronel britânico Percy Fawcett

A Serra do Roncador, em Barra do Garças, também é lembrada como um dos prováveis pontos onde a expedição do britânico Percy Fawcett teria desaparecido no início do século 20. O coronel, inspirado por uma visão espiritualista e por rituais tibetanos, acreditava que a cidade perdida de Atlântida estava sob as montanhas da Serra. Entretanto, ele, seu filho e um amigo, os únicos integrantes da expedição, desapareceram misteriosamente na selva dando origem a muitas lendas.

Alguns dizem que Fawcet e seus companheiros de aventura foram mortos e enterrados pelos índios Xingu, enquanto outros juram que eles teriam encontrado a tal civilização através de um portal, aberto em algumas ocasiões, como no alinhamento de astros, e nunca mais voltou. Até o jornal The Time, de Londres, trilhou uma procura incessante pelo explorador, oferecendo uma oferta de 10 mil libras para quem o localizasse.

Anos depois, o coronel Percy teria inspirado o diretor Steven Spielberg na criação do personagem Indiana Jones. Por conta disso, alguns moradores de Barra do Garças brincam que até o famoso Indiana Jones visitou a cidade. A história de Percy é agora narrada no ‘The Lost City of Z’ ou apenas ‘A Cidade Perdida’. O filme conta a saga do britânico pela Serra do Roncador. Vale a pena assistir antes de viajar para lá, heim?!

Continue lendo aqui, no blog do Guichê Virtual.

Deixe um comentário