10 Design hostels no Brasil

Engana-se aquele que quando pensa em um albergue (ou hostel, em inglês) tem em mente quartos apertados cheios de beliches, invariáveis pão com manteiga no café da manhã e ambientes bagunçados. Estes estabelecimentos infelizmente ainda existem, mas fe-liz-men-te, são minoria.
A maioria dos hostels oferece estrutura e serviços honestos, ou, coerentes, como você queira chamar, e é cada vez mais crescente a preocupação deles com a melhoria do que oferecem.
É crescente também o surgimento dos Design Hostels. Nestes albergues o cuidado com a estrutura, serviços e atendimento vem junto com a valorização dos espaços por meio do design (em forma e funcionalidade) e decoração, com muita cor, elementos gráficos, arte e toda a ‘aura’ de integração típicas dos hostels.
Além de opção de hospedagem (não necessariamente barata) o espaço destes hostels também é utilizado para atrair quem não vai dormir por ali. Alguns tem espaços para exposições de arte, bares sofisticados e são verdadeiras ‘baladas’ locais.

Conheça 10 Design Hostels brasileiros

Fdesign hostel – Salvador – BA – localizado no bairro do Rio Vermelho, um dos destaques do FDesign é uma pequena sala de cinema. No terraço panorâmico acontece da balada à admiração do pôr do sol, é o espaço chamado Urubu Club. Um dos sócios do hostel é o ator Luiz Fernando Guimarães (não que isso seja importante para o viajante – é só um ‘momento fofoca’ para os curiosos de plantão).

Sala de cinema do FDesign Hostel | Foto: Divulgação
Sala de cinema do FDesign Hostel | Foto: Divulgação

Leblon Spot – Rio de Janeiro – RJ – primeiro Design Hostel da cidade. O prédio de 3 andares fica no ‘epicentro’ da vida noturna do Leblon, próximo a bares badalados e do Teatro Leblon. Conta também com um lounge bar.

Parcial da recepção do primeiro Design Hostel do Rio | Foto: Divulgação
Parcial da recepção do primeiro Design Hostel do Rio | Foto: Divulgação

Z.Bra Hostel – Rio de Janeiro – RJ – também no bairro do Leblon, o Z.Bra conta com decoração vintage e design arrojado. Nos quartos coletivos as beliches ‘cápsulas’ (equipadas com colchões confortáveis, luz interna e carregadores de celular) chamam a atenção. A área comum conta com um bar onde os mais animadinhos podem até arriscar uma performance no pole dance.

Beliches 'cápsula' são destaque | Foto: Divulgação
Beliches ‘cápsula’ são destaque | Foto: Divulgação

Oztel – Rio de Janeiro – RJ – com design contemporâneo, clean, divertido, original e funcional, o Oztel foi instalado no bairro de Botafogo, também zona sul da capital fluminense.
O bar aberto (não só para hóspedes) de segunda à sábado a partir das 19h é um dos destaques do hostel.

Bar do Oztel | Foto: Divulgação
Bar do Oztel | Foto: Divulgação

Contemporâneo Hostel – Rio de Janeiro – RJ – projetado pelo artista plástico e arquiteto Alessandro Sartore, os espaços do Contemporâneo tem móveis e objetos adaptados que são verdadeiras instalações artísticas.
Destaque para a ‘Galeria Wall’ espaço dedicado a interferências visuais que podem ser realizadas por hóspedes ou visitantes e também, para a agenda musical do hostel, uma parceria com a gravadora Biscoito Fino. Fica no bairro de Botafogo.

Ambiente do carioca, Contemporâneo Hostel | Foto: Divulgação
Ambiente do carioca, Contemporâneo Hostel | Foto: Divulgação

CityLights Hostel – São Paulo – SP – localizado na Vila Madalena, o hostel propõe aliar a essência dos albergues aos serviços e equipamentos de hotel, juntando a isso alto design misturando o clássico e o contemporâneo.

Cozinha do paulistano CityLights Hostel | Foto: Divulgação
Cozinha do paulistano CityLights Hostel | Foto: Divulgação

Paradiso Hostel – São Paulo – SP – destaque para a decoração dada à casa dos anos 50. Fica próximo a estação Paraíso do Metrô.

Ambiente do Paradiso Hostel | Foto: Divulgação
Ambiente do Paradiso Hostel | Foto: Divulgação

Guest 607 – São Paulo – SP – intitula-se um ‘hotel boutique’, mas oferece também quartos coletivos e foi fundado por uma chef de cozinha com ampla experiência em hostels ao redor do mundo, Cássia Saldanha.
Conta também com o restaurante de cozinha brasileira, Restô 607. Destaque para o café da manhã (picnic style).

Quarto coletivo do Guest 607 | Foto: Divulgação
Quarto coletivo do Guest 607 | Foto: Divulgação

We Hostel – São Paulo – SP – instalado em um casarão do início do século passado, o We foi decorado com móveis garimpados em diversos pontos da cidade, misturando o vintage às interferências contemporâneas. Fica em uma esquina tranquila da Vila Mariana, próximo a estação Ana Rosa do Metrô, pertinho do Parque do Ibirapuera e da boêmia rua Joaquim Távora, cheia de bons bares e restaurantes.

Detalhe de sala do We Hostel | Foto: Divulgação
Detalhe de sala do We Hostel | Foto: Divulgação

Porto Alegre Hostel Boutique – Porto Alegre – RS – instalado em um casarão histórico localizado em um dos bairros nobres da capital gaúcha, o hostel é o primeiro do gênero na região sul.

Jardim às portas da cozinha coletiva do Porto Alegre Hostel Boutique | Foto: Divulgação
Jardim às portas da cozinha coletiva do Porto Alegre Hostel Boutique | Foto: Divulgação

Os endereços, preços, mais fotos e detalhes de cada hostel podem ser encontrados nos sites dos mesmos. (Clique sobre o nome de cada um para acessá-los).

Confira mais fotos dos hostels:

[justified_image_grid preset=3 link_title_field=title img_alt_field=caption title_field=title caption_field=caption lightbox=prettyphoto]

 

Se você quer saber mais sobre os hostels, talvez se interesse por ler as matérias publicas aqui.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

6 comentários em “10 Design hostels no Brasil”

  1. Já fiquei 2 vezes no Contemporâneo Rio de Janeiro em Botafogo. A localização é maravilhosa e o hostel é bem confortável. Vale a pena ficar num lugar onde você se sente em casa.

    Responder
  2. Fui um dos primeiros a ficar no Porto Alegre Hostel. Oficialmente, nem havia inaugurado. O Hostel é muito, muito bom. Quartos modernos, banheiros mais confortáveis que os de casa. Só local em que está é um contraponto.

    Responder
  3. Ótimo post! O mercado mochileiro brasileiro está cada vez mais diversificado e qualificado. Fico cada vez mais confiante que seremos uma 'potência backpacker' 🙂

    Responder
    • Obrigada Douglas! Verdade.
      É a iniciativa privada tem trabalhado; agora só falta não ter mais assaltos em trilhas, estupros em vans…
      Outra coisa boa que aconteceu é que ninguém (ou quase ninguém) mais associa 'albergue/hostel – hospedagem' com 'albergue assistencial'. É um avanço!!!! rsrs

      Responder

Deixe um comentário