6 destinos incríveis e pouco explorados por mochileiros brasileiros

República da Abecásia

A Abecásia é uma república autônoma localizada na região do Cáucaso ao norte da Geórgia, país do qual se declarou independente após uma guerra civil nos anos de 1992-1993.   É uma região coberta por montanhas, cerca de 75%  do seu território correspondem a zonas montanhosas. É um verdadeiro paraíso do montanhismo na Terra e ainda pouquíssimo explorado. O montanhista abecásio, Tengiz Tarba,  desenvolveu o projeto  ‘Highland Abkhazia”  para divulgar o potencial de turismo de montanha da região e durante 4 anos sua equipe organizou 32 expedições e percorreu 750 km de trilhas em um total de 160 dias.  O resultado você pode assistir em um vídeo resumo (esse abaixo) e outros vídeos postados no canal dele lá no Vimeo (aqui).

Mais informações: abkhazia.travel

Lago Ritsa com Cordilheira do Cáucaso ao fundo - Foto: abkhazia.travel
Lago Ritsa com a Cordilheira do Cáucaso ao fundo – Foto: abkhazia.travel

Ilhas Marquesas

Quando falamos em Polinésia Francesa, logo nos vem a mente aquelas pequenas ilhas de areia branca rodeadas por um mar azul turquesa e não é exatamente isso que você irá encontrar nas “Isles Marquises” como são chamadas em francês.   As Ilhas Marquesas são 15 ilhas que formam um dos cinco arquipélagos da Polinésia Francesa e estão organizadas em 6 comunas: Fatu Hiva, Hiva Oa, Nuku Hiva (Capital-Administrativa), Tahuata, Ua Huka e Ua Pou.  É um dos mais remotos arquipélagos do mundo e foi lá onde o pintor francês Paul Gauguin escolheu para passar seus últimos dias.  No livro Admirável Mundo Novo (1932) de Aldous Huxley , elas são representadas como um lugar de exílio para aqueles que pensam por si mesmos e são considerados perigosos para o Estado Mundial.  Ao contrário do imaginário em torno das ilhas da Polinésia Francesa o que realmente chama atenção nas  “Marquises” é o relevo de formação vulcânica que dão um ar de paraíso perdido e nos remete a querer explorá-las.
Mais informações: www.freightercruises.com

Paisagem da Baia das Virgens em Fatu Hiva nas Ilhas Marquesas - Foto: Rita Willaert
Paisagem da Baia das Virgens em Fatu Hiva nas Ilhas Marquesas – Foto: Rita Willaert

 

Paisagem da Baia das Virgens em Fatu Hiva nas Ilhas Marquesas - Foto: ELCIE Expeditions
Paisagem da Baia das Virgens em Fatu Hiva nas Ilhas Marquesas – Foto: ELCIE Expeditions

 

Kalalau Trail

Kalalau Trail é uma trilha do “Na Pali Coast State Park” localizado na ilha de Kauai no Hawaii . A trilha tem cerca de 18 km e foi considerada “perigosa” pela Backpacker Magazine que a colocou entre as “10 trilhas mais perigosas dos Estados Unidos. Já a Outside Magazine a classificou como uma das “20 trilhas mais perigosas do mundo. O motivo para tamanho alarde são alguns de seus trechos que beiram penhascos e também pela mudança das marés. Para montanhistas experientes a ida e volta da mesma pode ser feita em um só dia ou em 2 dias ou mais dias com direito a acampar na praia do Hanakoa Vale. Se é mesmo tão perigosa assim, nós não sabemos, mas é sem dúvida uma das mais belas trilhas do mundo.

 Mais informações: kalalautrail.com

Vista da praia de Ke'e na Kalalau Trail - Foto: Steve Flowers
Vista da praia de Ke’e na Kalalau Trail – Foto: Steve Flowers

 

Kalalau trail - Uma das mais belas trilhas dos Estados Unidos - Foto: Kalalau.com
Kalalau trail – Uma das mais belas trilhas dos Estados Unidos – Foto: Kalalau.com

 

Fiordland – Nova Zelândia

Todo esplendor dos fiordes neozelandeses estão no Parque Nacional de Fiordland, o maior parque da Nova Zelândia e um dos maiores do mundo, com 12 120 quilômetros quadrados.  É uma região montanhosa de relevo agreste com numerosas cascatas, muitas das quais lançam suas águas no Mar da Tasmânia. Possui grande número de espécies endêmicas entre a sua fauna como as otárias (espécie de focas) e os kiwis.  Para os amantes da trilhas é nessa região que se encontra as 3 melhores “Great Walks” do país.  A mais famosa é a Milford Track, que dura cinco dias. Essa do vídeo abaixo:

A Kepler Track é uma rota circular com duração de quatro dias:

e a Routeburn, que atravessa o Mount Aspiring National Park, geralmente leva três dias:

Fiordland - Nova Zelândia - Foto: Douglas Thorne
Fiordland – Nova Zelândia – Foto: Douglas Thorne

 

Parque Nacional Banff – Canadá

Declarado patrimônio mundial pela UNESCO em 1984, o Parque Nacional Banff está localizado na província de Alberta e parte de sua área abriga a Cordilheira das Montanhas Rochosas, que possui 4.800 de comprimento e se estende entre o norte dos Estados Unidos e o Sul do Canadá. O Parque possui mais de 1.600 km de trilhas e nele vivem inúmeros animais selvagens como ursos pardos e negros, alces, veados, Suçuaranas, lobos, carneiros selvagens, caribus, renas, coiotes, linces, marmotas entre outros. Foi o primeiro parque nacional do Canadá e hoje é um dos principais centros turísticos do país, atraindo milhares de visitantes todos os anos.
Mais informações: www.pc.gc.ca

 Inverno no lago Moraine no Parque Nacional Banff em Alberta, Canadá - Foto: Kristen Hopf

Inverno no lago Moraine no Parque Nacional Banff em Alberta, Canadá – Foto: Kristen Hopf

 

Peyto Lake - John Andersen
Peyto Lake – John Andersen

 

Peaks of the Balkans – Montenegro, Albânia e Kosovo

A “Peaks of the Balkans” é  uma trilha transnacional de 192 km que corta as regiões de montanha da Cordilheira dos Bálcãs entre Montenegro, Albânia e Kosovo. É uma região que ficou isolada por muitos anos devido aos conflitos locais.   A trilha foi aberta recentemente em cooperação entre os 3 países com intuito de criar renda para a população local.  A região dos “Alpes Dináricos”,  também chamada de “montanhas malditas” é uma das áreas menos conhecidas no Sudeste da Europa e permaneceu praticamente intocada e pouco habitada até os dias atuais.

Mais informações: www.peaksofthebalkans.com

Paisagem dos Alpes Albaneses - Foto: montenegro.travel
Paisagem dos Alpes Albaneses – Foto: montenegro.travel

 

 

Foto do autor

Silnei L Andrade

Webmaster desde 1997 e blogueiro acidental. As vezes inventa coisas úteis como o Mochileiros.com.

Deixe um comentário