8 dicas para economizar MUITO com hospedagem

Economizar para viajar mais, nesta, ou numa próxima mochilada. O viajante está sempre pensando em esticar a viagem ou quando não tem tempo, já está pensando no próximo destino.

 75_ikonom-2

1 – Economize em algumas diárias dormindo no sofá alheio

Você já deve ter ouvido falar em Couchsurfing, uma rede social de hospitalidade que em 2012 atingiu a marca de 4 milhões de membros em mais de 180 países. No CouchSurfing os participantes oferecem seus  “sofás”  aos  viajantes da rede. Além da questão prática: você pode ficar hospedado (gratuitamente) em um desses 180 países e também oferecer o seu sofá, o projeto visa fomentar a consciência coletiva, espalhar a tolerância e o entendimento cultural.

O www.couchsurfing.com oferece ferramentas para que você confira o perfil dos usuários para saber um pouco da sua personalidade, se têm afinidades (não é legal ser recebido ou receber alguém que não tem nada a ver com você), há um sistema opcional de verificação de identidade por cartão de crédito e referências pessoais para aumentar a segurança e confiança entre os membros.
Confira 4 dicas para aumentar suas chances de conseguir hospedagem no Couchsurfing 

Mais opções de hospedagens “free”: 

Mais ou menos na mesma “vibe” intercâmbio cultural-aproximação de pessoas há o HospitalityClub, fundado em 2000. São mais de 328.000 membros de 207 países, de acordo com o www.hospitalityclub.org. Nesta rede não só a hospedagem faz parte da “ajudinha”; um banho quente, um passeio pela cidade, a ida a um bar legal também são maneiras de aproximar as pessoas!
Lembrando que em todos os casos você também pode ter negativas, não necessariamente porque o “hospedeiro” não foi com sua cara (perfil) mas por ter compromissos justamente na data que você estará no local, estar de férias, viajando etc. Ninguém é obrigado a nada e as regras da casa, claro, são sempre feitas pelo dono. Respeito mútuo é lei em hospedagens grátis, ou pagas, em qualquer parte do mundo!!!

Se você além de mochileiro é cicloturista, os participantes do Warmshowers vão oferecer uma “ducha quente” pra você!  Além do site da comunidade eles oferecem aplicativos para  smartphones e tablets com sistema Android e iOS, o que pode ajudar durante a viagem com a bike. Vale dar uma olhada no http://pt.warmshowers.org/.

Economize, faça novos amigos e veja o mundo de uma perspectiva local é o lema de outra comunidade que oferece hospedagem gratuita ao redor do mundo, a GlobalFreeloaders.com (www.globalfreeloaders.com ).

2 – Economize algumas diárias dormindo nos aeroportos

No www.sleepinginairports.net/ há comentários de viajantes que dormem pelos aeroportos do mundo, dicas de como “driblar” a segurança, melhores lugares pra dormir etc.
Se essa não é a sua “praia” vale a visita ao site para conferir alguns relatos que certamente são curiosos.  No Galeão – RJ, por exemplo, um viajante conta que todos eram chacoalhados pelos guardas que diziam que não era permitido dormir. “Fomos autorizados a sentar-nos durante toda a noite, desde que não … adormecêssemos!”.

3 – Troque de casa, temporariamente!

Essa seria uma opção para aqueles que estão interessados em passar uma pequena temporada em cada destino mundo afora, o que é uma boa opção para férias em família ou em grupos por exemplo. No site TrocaCasa você pode colocar a sua casa a disposição e trocar estadia com outros proprietários espalhados por vários cantos do mundo.  Em todos os sites que promovem este serviço você paga uma taxa, cadastra sua casa e pode pesquisar se alguém em algum lugar do mundo estaria interessado na troca temporária.

Os principais sites do assunto são:
https://www.trocacasa.com/pt/
 http://www.homeforexchange.com
 http://www.homelink.org
http://www.intervacus.com

4 – Troque trabalho por hospedagem

Outra opção é trocar trabalho por hospedagem. Saiba mais clicando, aqui e aqui

5 – Não esqueça a barraca! Campings free! 

Há Campings free ou quase free, em quase todos os destinos do mundo, então sua barraca pode ser bastante útil. Além de ser de graça, ou quase, os campings também são uma ótima opção para ficar mais perto da natureza. Procure no Google por free campsites, free camping sites, free campgrounds. Em destinos com frio extremo é necessário barraca, saco de dormer, isolante térmico e roupas especiais.   Ambientes hostis e/ou temperaturas extremas não são recomendados para viajantes inexperientes.

6 – Aprenda Esperanto e se hospede de graça

O Pasporta Servo é outra rede de hospedagem internacional, porém para quem fala Esperanto. O guia impresso com os anfitriões  voluntários é feito pela Organização Mundial da Juventude Esperantista (TEJO). Funciona como as outras comunidades de hospedagem gratuita só que além do interesse pela língua, esta é uma outra maneira de praticá-la durante a viagem! Mais informações sobre a TEJO em http://www.tejo.org/ .  A edição 2012 do Pasporta Servo está em http://pasportaservo.danyuy.com/es (em espanhol – há também disponíveis versões em francês e árabe).

7 – Alugue um quarto na casa de alguém

No site AirBnB você irá encontrar milhares de pessoas em todo o mundo que fazem do seu lar um meio de hospedagem para viajantes descolados. O AirBnB abre espaço pra qualquer um que queira transformar aquele quarto vazio em uma opção para viajantes que estão procurando uma alternativa de hospedagem. Outro site que segue o mesmo conceito do AirBnB é o Windu: http://www.wimdu.com

8 – Fique na hospedagem mais barata da cidade

Em sites de reservas completos como o Booking.com você tem a opção de procurar vários tipos de hospedagens incluindo albergues/hostels, hotéis, campings e até apartamentos, quartos em casas de família e barcos. Basta filtrar os resultados para que o site encontre as opções com MENOR preço.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

Deixe um comentário