Aos 67 anos ele cumpriu o sonho de cruzar o continente americano de moto

Aos 67 anos de idade, o argentino Ricardo Herscovich cumpriu o sonho de cruzar o continente americano de moto. Foram 3 anos de viagem, totalizando 120.000Km de Ushuaia (Argentina) ao Alaska (EUA).
De acordo com matéria publicada no jornal La Nacion, Herscovich saiu há pouco mais de quatro anos de sua casa em Villa Dolores, no pampa argentino sem saber a onde chegaria. Como amante das motos e viagens tinha bastante experiência regional, mas quando ouvia sobre grandes travessias de outros motoqueiros achava que para ele isso era apenas um “sonho utópico”.

viejoviajero01
Foto: Reprodução Facebook.
viejoviajero04
Foto: Reprodução Facebook.

Navegando pelo Facebook, Ricardo comentou sobre a aventura de alguém que estava fazendo o que ele considerava, para ele, utópico. Teve como resposta: “Se você quer, também pode fazer”. Daí o sonho começou a virar realidade. 8 meses depois ele partia com sua Kawasaki KLR 650 rumo os belos cenários que via nos filmes e na National Geographic.
Durante a viagem ele ficou hospedado em casa de amigos que fez na web (outros amantes das motos e estradas), acampava ou buscava um lugar barato para dormir. Ele usou suas economias e a rede de contatos e viajou sem nenhuma pressa.
Ao final da jornada, para aquele que achava impossível veio a conclusão: “não foi complicado”.

viejoviajero09
Foto: Reprodução Facebook.
viejoviajero06
Foto: Reprodução Facebook.

Apesar disso, durante a viagem ele passou por alguns perrengues como quebrar o tornozelo no Salar de Uyuni, na Bolívia ou levar um tombo na cordilheira no Peru.
Herscovich tem 3 filhos, netos e uma vida como instrutor de voo e piloto comercial.
Ainda na publicação, ele reconhece que existem poucos aventureiros da sua idade. “É difícil encontrar alguém que vá a uma viagem sem tempo [contado para voltar]; a saúde me acompanhou e, só quando voltei, tive a real noção do que fiz”.

O melhor da viagem

viejoviajero011
No parque cenário do filme Into the Wild, no Alaska | Foto: Reprodução Facebook.

Para ele o melhor da viagem é conhecer, compartilhar. Os “novos sabores, novos cheiros, compartilhar costumes, suplantar os próprios por outros, abrir-se às surpresas”.
Para saber mais desta história, siga a página ‘Viejo Viajero X America‘ no Facebook.

Mais viagens de moto

Por aqui já mostramos compatriotas de Ricardo, um deles, Emilio Scotto fez 2 voltas ao mundo de moto e faz até parte do Guiness Book; Pablo Imhoff partiu em 2015 para uma viagem pelo próprio país.
No Mochileiros.com há vários relatos de viajantes brasileiros também amantes das motos.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

1 comentário em “Aos 67 anos ele cumpriu o sonho de cruzar o continente americano de moto”

  1. Muito legal! Admiro demais pessoas assim! Sem limites, uma vida, uma história. Eu, há 2 dois fui com minha biz 125 de SP- Praia Grande, ao Uruguai. Foi a melhor experiência até hoje. Só eu sei o que senti, os perrengues que passei, frio, chuva, medo… Mas cheguei, após 4 dias cruzando os Pampas. Ainda não sei qual será a próxima aventura, mas com certeza será com uma moto maior😅!
    Congrats Ricardo!

    Responder

Deixe um comentário