Ele viaja fazendo trabalhos sociais e quer criar rede em todo o mundo

O colombiano Juan Fernando Campo, 32, decidiu deixar o trabalho de gerente de marketing em uma grande companhia e se propôs a cumprir um desafio: dar uma volta ao mundo fazendo trabalhos sociais. E está cumprindo feliz a jornada, há seis meses e, para ir além, quer criar uma “rede de trabalho de um milhão de pessoas em todo o planeta”.
Segundo publicação do jornal El Tiempo, o viajante estuda as necessidades de cada país visitado e analisa em qual organização pode trabalhar. Hoje por exemplo ele está no Quênia, onde visita várias escolas e dá aulas para crianças. Depois do trabalho por ali, Juan pretende viajar para Tanzânia, Uganda, Etiópia e África do Sul mas a intenção é conhecer todos os continentes levando o trabalho adiante.

juanitoviajero00
Em Nairóbi – Quênia | Foto: Reprodução.

“Eu trabalhava como gerente de marketing em uma companhia de tecnologia. Vinha pensando no que fazer com minha vida. Queria fazer coisas, queria viajar. Me sentia escravo do meu trabalho. Por isso, em meados de novembro de 2015 me dediquei a este projeto com a convicção de que trabalhar pelos demais é minha missão”, conta à publicação.
Dentre os trabalhos que já desenvolveu destaca o voluntariado em um asilo no Panamá (onde ajudava os idosos em seus afazeres diários), apoio a atividades de agricultura em comunidades afro-americanas, trabalho na área de Educação com refugiados sírios, visita a lares de imigrantes sírios e afegãos na Turquia e ações junto a crianças com necessidades especiais e idosos com Alzheimer em Israel, por exemplo.

juanitoviajero03
Foto: Reprodução.
juanitoviajero04
Foto: Reprodução.
juanitoviajero02
Foto: Reprodução.
juanitoviajero06
Foto: Reprodução.
juanitoviajero08
Além do trabalho que desenvolve, Juan quase sempre é entrevistado por onde passa e dá palestras | Foto: Reprodução.

Juan quer envolver seus seguidores (do blog, Facebook, YouTube e Instagram) em temas sociais. “Você pode ganhar coisas, cumprir missões e objetivos. O importante é apaixonar-se pelas tarefas a que se propôs”, afirma.
Além do trabalho junto aos seus seguidores, Juan espera fazer uma parceria com uma grande empresa que se interesse por turismo que possa ajudá-lo a impulsionar projetos comunitários autossustentáveis e dar início a uma rede global que una viagem e trabalho social.
Em seus canais de comunicação, Juan também dá dicas e informações sobre os destinos que está visitando.

juanitoviajero05
Na imagem, uma etapa da viagem. Os pontos em verde indicam os locais já visitados | Foto: Reprodução.
juanitoviajero01
Foto: Reprodução.
Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

Deixe um comentário