Mochileiras indicam destinos para começar uma viagem sozinha pelo Brasil

No final do ano passado, uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo revelou que uma em cada sete brasileiras pretende viajar sozinha nos próximos meses. Por aqui você vê histórias de mochileiras viajando mundo afora e muitas delas desacompanhadas, tendência também constatada pelo Guichê Virtual, site de venda online de passagens de ônibus no Brasil.
A equipe da startup, líder no seguimento, fez um levantamento com as viajantes do grupo Mochileiros no Facebook que indicam 5 lugares para dar o “pontapé inicial” nas viagens solo. Confira:

1- Bonito (MS)

A carioca Raquel do Carmo Sampaio, 33 anos, indica a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Raquel explica porque resolveu fazer a viagem até o Centro-Oeste. “Eu escolhi Bonito porque tenho preferência por viagens que me coloquem em contato com a natureza. Tirei férias em fevereiro e há alguns meses vinha pesquisando alguns destinos. Como a passagem e hospedagem estavam com um bom preço, achei que era o momento perfeito para conhecer Bonito”, conta. Para ela, viajar sozinha para Bonito é melhor por conta da infinidade de opções que a cidade oferece.

mulheresbonito fotoMayaraCaldeira
Viajante Mayara Caldeira aprecia a Cachoeira Boca da Onça, Serra da Bodoquena – Bonito (MS) | Foto: Arquivo pessoal.

2 – Inhotim – Brumadinho (MG)

A mesma viajante conta que o pontapé inicial para começar a viajar sozinha foi quando conheceu o Inhotim, parque botânico e cultural, localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte. “Você precisa de dois dias para conhecer o museu inteiro, é um passeio maravilhoso. Um lugar mágico! Eu estava muito fascinada e feliz por fazer tudo no meu ritmo. No Inhotim eu me senti totalmente livre porque não tinha ninguém para reclamar de fome, sede, cansaço, calor, dor no pé… e eu andei muito, muito mesmo! É o tipo de lugar que voltarei sempre que puder”, contou.

mulheresinhotim fotoCamilaFrizoni
Viajante Camila Frizoni, em área do Inhotim – Brumadinho (MG) | Foto: Arquivo pessoal.

3 – Cambará do Sul (RS)

Uma das respostas recorrentes entre as mulheres sobre os motivos pelos quais elas viajam sozinhas é: “a vontade de se conhecer melhor”. Esta viagem ao seu interior foi o motivo da viagem da paulistana Aline Rodrigues, de 29 anos; autora do blog Uma Sul Americana. “Sempre viajo com meu marido, mas o período de férias dele não bateu com o meu. Como ele só vai tirar uns dias, eu terei um restinho de férias sozinha. E pensei, por que não?”, contou. E escolheu Cambará do Sul e outros destinos da Serra Gaúcha para completar o roteiro e viajar sozinha. Cambará do Sul é a porta de entrada de importantes parques nacionais: Aparados da Serra e da Serra Geral. O que surpreende no local são os cânions, alguns paredões tem aproximadamente 900 metros de altura, com 7 km de extensão.

mulherescambaradosul YasminEtges
Yasmin Etges no Cânion Fortaleza – Cambará do Sul (RS) | Foto: Arquivo pessoal.

4 – Rio de Janeiro (RJ)

Um dos lugares mais indicados pelas mochileiras para viajar sozinha foi a Cidade Maravilhosa. A nossa dica é passear por pontos turísticos no centro do Rio, como a rua da Glória e Catete. Outro passeio que não pode faltar é assistir o pôr do sol no Arpoador. E, lógico, se você nunca foi, deve ir até a Confeitaria Colombo tomar um café da manhã colonial ou comer um doce típico da culinária portuguesa. A grande verdade é que no Rio de Janeiro é muito difícil sentir-se sozinha, ainda mais se a mulher optar por ficar em um hostel. Lá a viajante tem a chance de conhecer muitas pessoas de outras regiões, inclusive de fora do país.

mulheresriodejaneiro JullyetSouz
Um pouco fora do “roteiro convencional” na capital fluminense está a Praia do Perigoso visitada pela viajante Jullyet Souz | Foto: Arquivo pessoal.

5 – Região dos Lagos (RJ)

A paulistana Rita Antunes, de 33 anos, é especialista em viajar sozinha. Inclusive compartilha as suas experiências de viagens no blog Andanças Trip. “Decidi compartilhar algumas andanças com o objetivo de incentivar as mulheres que nunca viajaram e possuem o desejo de viajar sozinhas”, conta Rita. Rita recomenda a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. “Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo são destinos fantásticos cheios de infraestrutura, com natureza exuberante e praias lindíssimas que não deixam a desejar em nada a grandes destinos do mundo”.

mulheresarraialdocabo priscillavogt
A viajante Priscilla Vogt‎ em uma das praias de Arraial do Cabo, cidade que faz parte da Região dos Lagos (RJ) | Foto: Arquivo pessoal.

Texto: Guichê Virtual e Redação.
Fotos: Reprodução de imagens publicadas pelas viajantes (respectivamente citadas nas legendas) no grupo Mochileiros no Facebook.

E você, qual(is) destino(s) sugere para a mulherada dar o start às viagens solo?

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

2 comentários em “Mochileiras indicam destinos para começar uma viagem sozinha pelo Brasil”

  1. Já fui pra o os dois primeiros sozinha, é de fato destinos ótimos pra fazer uma primeira viagem sozinha. Outro lugar maravilhoso foi chapada dos veadeiros – go, fiz sozinha tbm e amei!

    Responder
  2. Bom dia!
    Eu fui para a Praia da Pipa sozinha e amei!! Fiquei num hostel e fiz muitas amizades. Tb já fiz algumas viagens internacionais sozinha, como Paris, Madrid, Sydney, Perth, etc…

    Responder

Deixe um comentário