Viagens para quem ama correr

Separe seus tênis e programe-se para conhecer, de uma forma diferente pontos turísticos de diversas cidades do mundo

Se você gosta de correr ou pretende começar, seguir um roteiro de viagens baseado nas principais maratonas do mundo pode te levar a explorar diferentes cidades da melhor forma possível: caminhando, ou melhor, correndo.
Cada evento esportivo leva atletas, profissionais ou amadores, a olhar os lugares sob ângulos diferentes. A mágica acontece mesmo em destinos nacionais, como São Paulo. A possibilidade de correr por diversas ruas de metrópoles super agitadas sem a presença de carros à sua volta pode ser bem empolgante.
A São Silvestre, a corrida mais tradicional do Brasil, sempre realizada em 31 de dezembro, terá sua 95ª edição em 2018! Por isso, ainda dá tempo de se preparar: treinos, inscrições, hotéis e passagens aéreas para São Paulo. Para quem começou a correr, trata-se de um grande estímulo, não?

maratonaderua
Maratona de Rua | Foto sob licença Creative Commons.

Fora do país, algumas opções são a maratona de Chicago e de Nova York. A de Orlando (Corrida da Disney), certamente, vai agradar a toda família, principalmente às crianças. Ainda mais distante, entre as mais requisitadas, está a realizada na alternativa e cosmopolita cidade de Berlim, na Alemanha.
Todo atleta precisa recarregar suas energias. Portanto, incluir um tour por ótimos restaurantes para provar os pratos típicos de cada lugar, torna o roteiro ainda mais atrativo. Sem contar que você ainda vai voltar para casa com uma medalha de um grande evento de esportivo.

Planejando a sua viagem

Um bom planejamento é a chave para uma viagem campeã. Durante a organização pode surgir a motivação que faltava para elaborar (e cumprir) uma rotina diária de exercícios: faça chuva ou faça sol.
Um plano tão ousado exige atenção à sua saúde. Procure um médico e a orientação de um bom profissional para construir uma rotina de exercícios preparatórios.
Inscrição feita, foi dada a largada! Compre suas passagens aéreas com antecedência. Programe-se para chegar no mínimo 48 horas antes da prova.
Reserve o dia anterior à prova para descanso e informe-se sobre onde será a entrega do kit dos participantes.
Verifique o tempo que levará do hotel até o ponto de partida da corrida. Inclua no cronograma o tempo suficiente para um bom café da manhã.

Confira algumas das principais corridas e maratonas pelo mundo:

– Corrida Internacional de São Silvestre

saosilvestre2012
Em 2018, São Silvestre estará na sua 95ª edição | Foto: Divulgação.

A corrida Internacional de São Silvestre nasceu em São Paulo, em 1925. Idealizada pelo jornalista Cásper Líbero, a prova foi inspirada na corrida noturna francesa de 1924, na qual os competidores carregavam tochas de fogo durante o percurso.
O percurso é de 15 km.

– Maratona de Berlin

corredoresmaratonadeberlim
Corredores na Maratona de Berlim | Foto: Divulgação.

A competição de 42 km faz parte da história da Alemanha desde 1974. É considerada uma das provas mais rápidas do mundo devido ao percurso plano e com poucas curvas.
A Maratona de Berlim tem início e término no Portão de Brandemburgo, um dos principais pontos turísticos da cidade. A edição de 2018 acontece em 16 de setembro.

– Maratona de Chicago

chicagomaratona
Em Chicago, os maratonistas percorrem 29 bairros da cidade | Foto sob licença Creative Commons.

A primeira edição aconteceu no ano de 1977. O percurso possui 42 km de extensão. A paisagem e o clima frio da cidade proporcionam beleza e um cenário ideal para corredores profissionais e amadores. Os maratonistas passam por 29 bairros da cidade. A próxima edição será em 7 de outubro.

– Maratona de NY

pontedobrooklyn
Brooklyn Bridge | Foto sob licença Creative Commons.

É considerada a mais popular e inclusiva no mundo, por atrair atletas profissionais e um grande número de corredores amadores. A largada é dada às 10h47, da ponte do Brooklin. A prova nasceu em 1970, contando com apenas 127 participantes. O primeiro percurso foi realizado dentro do Central Park. Hoje, até 50 mil corredores
percorrem cinco trajetos distintos. O percurso passa por 5 bairros de Nova York.

– Orlando – Run Disney

corridadisney
A Walt Disney Marathon foi criada em 1994 | Foto: Divulgação.

Em 1994, a Disney criou a Walt Disney Marathon, reunia cerca de 7 mil participantes. Atualmente, o evento chega a receber 100 mil corredores. Com o sucesso, a Disney lançou diversos outros eventos de corrida. Hoje, são 9 as
corridas oficiais da Run Disney, que divide suas corridas com diferentes temas ao longo do ano. As provas são realizadas dentro dos parques.
A Walt Disney World Marathon percorre 42 km. Todas as outras corridas são de 21km, 10 km e 5 km. São eventos para toda família.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário