Viajantes são mais criativos, inteligentes e recebem mais ofertas de trabalho que os demais

Nem precisavam tantas afirmações para você ficar ainda mais ávido pela próxima viagem não? Tampouco para você concluir que viajar é tudo de bom, mas a gente vai a diante com interessantes resultados científicos.
A Time divulgou pesquisa mostrando que a experiência em outros países nos torna mais flexíveis, criativos e inteligentes. Evidentemente isso se aplica àqueles viajantes que de fato vivenciaram o novo, conectando-se à cultura local e às pessoas de cada destino.

Mais criativos e flexíveis

Passar pelos perrengues de uma viagem independente, agir no improviso e adaptar-se aos locais e situações são bons testes de criatividade. Fazendo isso temos diferentes perspectivas o que aumenta nossa capacidade de nos conectarmos a diferentes ideias.

Há sempre uma saída :P | Foto: GreenNetizen.
Há sempre uma saída 😛 | Foto: GreenNetizen.

Mais inteligentes

Viajar com a mente aberta trará grandes chances de que você adquira mais conhecimento. Já as experiências vividas ensinam coisas que talvez não consigamos aprender com a rotina.
Um estudo da Universidade de Indiana, demonstrou que os estudantes (envolvidos na pesquisa) que viveram no exterior durante um longo período foram significativamente mais propensos a resolver um dos problemas apresentados do que os que nunca tinham vivido fora do seu país de origem. (Um texto falando desta e outras pesquisas relacionadas pode ser lido aqui e um estudo intitulado ‘O efeito da distância espacial sobre a cognição criativa’ está aqui – ambos em inglês).

Coisas mágicas acontecem fora da sua ‘zona de conforto’ | Foto: Google Imagens.
Coisas mágicas acontecem fora da sua ‘zona de conforto’ | Foto: Google Imagens.

Mais ofertas de emprego

Uma pesquisa publicada na revista Social Psychological & Personality Science demonstrou que as pessoas que viveram em um ambiente multicultural recebem mais ofertas de trabalho que os demais. Acredita-se que essas pessoas comunicam-se mais facilmente e têm maior capacidade de encontrar soluções mais criativas e satisfatórias para todos. Além disso, presume-se que quem viaja tem conexões ao redor do mundo, o que aumenta sua (cada vez mais valiosa para o mercado de trabalho) rede de contatos.
Elaine Villatoro, autora do blog ‘Live more, travel more’ publicou um texto sobre as ’15 habilidades que um viajante desenvolve, tanto para a carreira quanto para a vida’, que acredito, ajuda a ilustrar bem este post. Vale a leitura, aqui.

E ainda há quem trabalhe viajando e ou viaje trabalhando | Foto: Steven Zwerink.
E ainda há quem trabalhe viajando e ou viaje trabalhando | Foto: Steven Zwerink.

Ah, a gente já sabe que nossa paixão por viajar é genética (leia sobre, aqui) e que experiências trazem mais felicidade que bens materiais (leia sobre, aqui). É a ciência falando gente 🙂

Nota: Este post não tem caráter acadêmico, portanto se você quer se aprofundar no tema, vale pesquisar em meios especializados em psicologia cognitiva.

Com informações de Upsocl.
A foto (da home) que traz até este post está sob licença Creative Commons.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

Deixe um comentário