Brasil é o melhor país para se aventurar

No início do mês, o Brasil foi eleito o melhor país do mundo para se aventurar. O título concedido pelo terceiro ano consecutivo faz parte de um levantamento feito pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, por meio de sua plataforma “Best Countries”. O Brasil aparece também com pontuação máxima nos quesitos sensualidade e diversão.
Entre as atrações levantadas pela publicação estão as praias brasileiras, o Carnaval do Rio de Janeiro – umas das maiores festas do mundo e que mostra como a dança e música fazem parte da cultura nacional. Para garantir a primeira colocação, o Brasil conseguiu nota 10. O ‘pódio aventura’ é completado por Itália e Espanha que aparecem, respectivamente, na segunda e terceira colocações. A lista completa (do melhor destino aventura) pode ser vista aqui.
No quesito herança cultural, o Brasil aparece na oitava colocação. O ranking avalia os 80 melhores países do mundo e na edição divulgada este ano o Brasil aparece na 29ª colocação com nota de 3.9. A pontuação, foi obtida por meio de uma plataforma que avaliou 65 categorias. É importante explicar que as categorias possuem pesos diferentes.

brasilranking01
Os resultados do Brasil | Foto: Reprodução.
bestcountries01
Mapa mostra a classificação geral dos países (detalhes, aqui) | Foto: Reprodução

“O título de melhor país para se aventurar vai ao encontro de um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial que colocou o Brasil como número um no quesito atrativos naturais. Isso só mostra que temos muito a oferecer aos turistas brasileiros e estrangeiros e para garantir uma experiência cada vez mais especial, estamos trabalhando arduamente para melhorar a qualidade no atendimento e na infraestrutura”, afirmou a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra.

Outros quesitos

Outros quesitos tiveram boa avaliação: paisagem (9.1), clima (9.3) e receptividade (8.5).
Aliás, o brasileiro é símbolo de povo hospitaleiro e, em alguns destinos, a simpatia e o acolhimento foram unanimidade na avaliação dos visitantes. Em Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro, a hospitalidade recebeu nota máxima de 100% dos turistas estrangeiros que estiveram na cidade em 2016, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

paraty claudiasevero
Paraty (RJ) recebeu nota máxima em hospitalidade de 100% dos visitantes que estiveram na cidade e participaram do levantamento | Foto: Claudia Severo.

Além da cidade fluminense, três municípios de Santa Catarina – Balneário Camboriú e Bombinhas, empatados, além de Florianópolis – por exemplo, alcançaram a segunda e terceira posições do ranking, com mais de 99,4% de aprovação.
Angra dos Reis (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Armação de Búzios (RJ) também se destacaram como bons anfitriões.

O levantamento completo com dados do Brasil e dos demais países participantes pode ser conferido aqui.

Com informações do Ministério do Turismo.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário