Brasil terá trilha de longo curso por toda costa

A Estação Ecológica do Taim, localizada no extremo sul do Brasil, é a primeira unidade de conservação a receber a Expedição Litorânea Corredor Chuí x Oiapoque, projeto do excursionista e montanhista Edson Sorrentino (falamos sobre a expedição aqui) . Com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sorrentino percorrerá toda a costa brasileira. O trajeto, que parte da Barra do Chuí, no Rio Grande do Sul, e segue até o Cabo Orange, no Amapá, liga as unidades de conservação entre os extremos sul e norte do país.

Segundo o chefe da Esec Taim, Caio Cavalcanti Dutra Eichenberger, que recebeu Sorrentino em sua passagem pela unidade, o objetivo da expedição é verificar as possibilidades de traçado existentes entre as unidades de conservação próximas ao litoral, com o intuito de que seja estabelecida uma trilha de longo curso em toda a costa brasileira.

edsonsorrentino02
Edson na Estação Ecológica do Taim | Foto: Divulgação/@expedicaolitoranea

Durante a expedição, o percurso, realizado por Sorrentino, passará pelas unidades de conservação, privilegiando a escolha de trilhas regionais já existentes, como a Rota dos Faróis, o Caminho das Araucárias, a Trilha Transcarioca e o Caminho da Serra do Mar. A ideia é fortalecer esses caminhos e fomentar o desenvolvimento de outros que possibilitem, no futuro, a ligação dessas trilhas regionais para formar uma trilha de longo curso em nível nacional: a Trilha Corredor Oaipoque x Chuí.

Os equipamentos utilizados pelo aventureiro são uma mochila cargueira com aproximadamente 20 quilos, uma pequena barraca com cerca de 2 quilos, alimentos e um fogareiro a gás. Além de aproximar a sociedade da natureza e das unidades de conservação, o fomento e o desenvolvimento de trilhas de longo curso possibilitam a conservação da biodiversidade, conectando diferentes paisagens naturais.

edsonsorrentino01
Edson na Barra do Chuí – Santa Vitória do Palmar (RS) | Foto: Divulgação/@expedicaolitoranea

Edson Sorrentino é um experiente excursionista e montanhista já tendo escalado o Pico da Neblina com 2.995 metros em 1988 na Amazônia brasileira, o Aconcágua com 6.962 metros em 1993 na Argentina, o MontBlanc com 4.808 metros em 1996 na França, o Monte Kilimanjaro com 5.895 metros também em 1996 na Tanzânia. Já realizou a volta a pé nas ilhas de Santa Catarina (SC) e Ilhabela (SP) em 1995, além de diversas caminhadas por parques nacionais, estaduais e reservas, tendo percorrido às principais travessias clássicas do país.

Mais sobre a Expedição Litorânea pode ser conferida na página no Facebook.

Com informações do ICMBio.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário