Bueno Brandão (MG) – Mutcho Bueno

Bueno Brandão: Mais uma cidade mineira de belas cachoeiras  por: @ChrycaJornalista

No feriado das crianças de 2015, conheci um pouco do Município de Bueno Brandão. Mais um destino muito atraente e que vale a pena conhecer e desfrutar.

Esta cidade de Minas Gerais é bem próxima a Socorro/SP, localizado na Serra da Mantiqueira, e o seu principal atrativo é o turismo ecológico, principalmente por conta das suas diversas cachoeiras.

 

Nesta trip, fui de carona com alguns amigos, saindo de São Paulo no sábado dia 10/10, por volta das 7 horas da manhã. Fizemos uma parada para o café, banheiro e chegamos por lá por volta das 10 horas.

O acampamento escolhido foi o Camping do Sossego, antes de chegar ao centrinho da cidade. Fomos muito bem recebidos e só pagamos duas diárias ($50,00). Pessoal muito acolhedor e a estrutura do ambiente muito boa. Com duas bases de cozinha comunitária, com dois fogões e duas geladeiras cada. Chuveiro quente separado do banheiro e tomadas e pontos de água, como tanques, espalhados pelo espaço. Outro diferencial do camping é que tem opções de trilhas, lago para pesca e cachoeira dentro do local.

Bueno Brandão
Cachoeira em Bueno Brandão

E a primeira cachu do feriadão foi dentro do Camping mesmo: a Cachoeira do Sossego, também conhecida como Cachoeira do Gustavinho, que tem queda e piscina natural. A trilha é bem curta, sinalizada, com apoios como cordas e sem maiores dificuldades. Quem não estiver no acampamento, pode pagar entrada e fazer somente a trilha e aproveitar a natureza por ali.

Para chegar em qualquer uma das Cachoeiras na Cidade, precisa “viajar” um pouquinho, pois algumas ficam bem distantes, ou seja, melhor opção é ir de carro, alugar um carro ou ir em um grupo grande de van/ônibus. E, você e seu carro também irão enfrentar estradinhas de terra. Ah… a maioria fica em propriedade particular, então também precisa pagar uma taxinha para visitação, conservação e uso. Uma dica bem legal é: pesquisem e já anotem as cachoeiras que desejam visitar, verificando o seu acesso previamente, assim vocês não perdem tempo.

Depois do Sossego, partimos para a Cachoeira dos Félix, de mais ou menos, 40 metros de altura. Entrada R$ 5,00 (São duas propriedades que tem entrada de acesso à Cachoeira. Acho que uma mais barata que a outra). Aqui a trilha é uma “pequena descida”. Digo isso, porque é tudo questão de ponto de vista, pois a volta é pelo mesmo lugar, ou seja, aí é uma “pequena subidinha”, rsrs. Mas vale muito a pena. Linda a Cachu e muitas fotos maravilhosas.

E como chegamos tarde, o dia também acabou rápido e a noite demos uma voltinha no centro da cidade e assistimos umas apresentações rock’n’roll, em comemoração ao encontro de Motociclistas que acontecia no Município. (Foto: Paróquia do Senhor Bom Jesus, foi fundada por volta de 1820 com elevação a paróquia em 1850).

BuenoBrandao

Dia seguinte, a cachoeira escolhida foi a Cachoeira dos Luís ($7,00 – entrada). Distante do camping, mas nada que desanimasse a galera. Chegando lá, mais belas paisagens, com duas quedas d’agua paralelas de aproximadamente 30m cada. E melhor: basta uma caminhada simples, mais descidas e subidas, mas leves, para chegar até ela.

Muitas coisas aconteceram nesta viagem: nos perdemos, não encontrando algumas cachoeiras, eu estava zerada (no $) e, infelizmente, devido a alguns problemas pessoais, não consegui aproveitar outros pontos turísticos.  Mas o lugar merece uma maior exploração, com certeza. Como toda a cidade mineira, o pessoal é bem hospitaleiro e quem gosta de simplicidade estará no lugar certo! 😉

Vamos ki Vamos, @MochilandoNasViagens

Deixe um comentário