Cânion Fortaleza – Cambará do Sul/RS

Olá viajantes! Tudo bem por aí? Hoje quero contar como foi a minha experiência ao conhecer a belíssima vista do Cânion Fortaleza.

Essa beleza natural está localizada no Parque da Serra Geral em Cambará do Sul/RS, ele foi criado em 1992 e possui cerca de 17,5 km² e a entrada é gratuita.

O acesso ao parque é pela CS-012, que é uma continuação da avenida principal de Cambará do Sul a Getúlio Vargas.

O Parque é administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

O Fortaleza possui 7,5 km de extensão e, em alguns pontos, possui até 900 metros de altura.

O nome se deve ao formato de sua estrutura geológica que lembra uma fortaleza. (Fonte: Cambará Online).

Cânion Fortaleza
Foto: Helô Lofrano/Blog Onde Cê Vai Loko

Como eu estava hospedada em Gramado levamos cerca de 3 h 30 min para chegar até a entrada do o parque do Cânion Fortaleza. O porteiro foi muito simpático e nos recebeu muito bem.

No parque é possível fazer 03 trilhas e dessa vez eu fiz a Trilha do Mirante que é de 3,2 km (ida e volta).

Eu classifico ela como moderada, não pela distância, porque é uma trilha curta, mas o caminho é feito por muitas pedras e um trecho com subida, pode ser cansativo para quem não tem nenhum preparo físico.

No decorrer da trilha não há nenhuma estrutura de banheiros, somente no início do parque. Recomendo levar água, algumas frutas e barrinhas, pois entre ida e volta e paradinha para tirar fotos pode levar umas 4 horas.

Nessa caminhada até o topo é possível visualizar 95% do Cânion Fortaleza e demos muita sorte do dia estar limpíssimo e sem nuvens para “atrapalhar” a visão.

Cânion Fortaleza
Foto: Ricardo Branco/Blog Onde Cê Vai Loko

Minha análise final sobre o Cânion Fortaleza é:

O caminho é cansativo devido a estrada ser bem estreita, com muitas curvas e uma boa parte de estrada de terra, a subida da trilha é cansativa e exige cuidados, mas faria novamente para admirar aquela vista.

Sempre que viajo procuro extrair algo bom para a minha vida e essa visita ao Cânion me fez perceber o quanto somos insignificantes nesse mundo. Somos um pontinho de nada nesse mundão de meu Deus e temos que aproveitar cada oportunidade que a vida nos dá de admirar o que é belo.

Há tanta coisa ruim acontecendo por aí que quando me deparo com tamanha beleza, assim ao meu alcance, sou muito grata por ter a oportunidade de vivenciar esses momentos.

Cânion Fortaleza
Foto: Ricardo Branco/Blog Onde Cê Vai Loko

 

Cânion Fortaleza
Foto: Ricardo Branco/Blog Onde Cê Vai Loko

E aí, gostou das fotos? Então planeje sua viagem ao Parque e aproveite esses momentos tão belos.

Espero que tenham gostado! Beijos e boa viagem 😉

Quer conhecer mais uma opção de passeio por belas paisagens? Então clique aqui e conheça José Ignácio

Imagem5

Instagram: @ondecevailoko

Facebook: @ondecevailoko

✈ Mochila Brasil: Onde Cê Vai Loko

Deixe um comentário